De volta às ruas, o festival celebra a música independente e suas constantes transformações. A programação inclui atrações internacionais, convocatória de artistas e noite de abertura feminina. O evento acontece em parceria com a plataforma internacional Música Mundo.
Entre os dias 15 e 18 de setembro, o Viaduto Santa Tereza, A Autêntica e o Baixo Centro Cultural se transformam em uma vitrine da música brasileira contemporânea. Com programação gratuita, o Transborda promove um encontro para amantes da música ao reunir mais de 30 atrações para interagir com o público e a cidade. O line up é formado por nomes como Él Mató a un Policía Motorizado (ARG), Douglas Din (BH), Lucas Santtana (BA), Di Souza (BH), Mombojó (PE), Inky (SP), Trad Attack (Estônia).
A noite de abertura será marcada pela presença exclusiva das mulheres, com apresentações da mineira Bárbara Sweet, da rapper espanhola Indee Styla e das Dj’s Nara e Sanri.
Pautado pela qualidade e a busca pelo novo, o evento conta com Hip Hop, Rock and Roll, Mpb, Eletrônico, Folk e outros estilos. A curadoria reflete a vontade do coletivo de experimentar e de alimentar a cadeia produtiva da música, contribuindo com a projeção de artistas e com a formação de público.
Representatividade
O festival segue refletindo sobre a realidade das desigualdades de gênero no cenário musical e buscando um equilíbrio mais representativo em relação à população brasileira. Além da presença feminina em bandas como Inky (SP), Xóõ, Ventre (RJ) e Francisco El Hombre (SP); a primeira noite do Transborda reúne apenas atrações do sexo feminino. As mulheres também representam metade na equipe realizadora do festival. Dessa forma, o coletivo pretende apresentar um cenário mais equilibrado e representativo, buscando evoluir a cada dia, sempre contribuindo na duradoura luta por mais espaço e visibilidade.
Trajetória
A história do Transborda deu os primeiros passos num momento de grande efervescência cultural em Belo Horizonte e desde então o festival tem acompanhado e se adaptado às mudanças nesse cenário. Em 2010, a pauta que guiou a sua realização foi a ocupação do espaço público e em 2011a descentralização pela cidade. 2014 marcou a volta do festival, com foco na experiência mais intimista com o público; 2015 foi a vez de se apresentar “o novo, de novo”, concentrando a programação em apostas da música e realizando o festival em teatros e casas de show. Em 2016,o festival levanta a fluidez como bandeira, volta às ruas, amplia fronteiras e oferece programação 100% gratuita, com patrocínio da Oi e da Skol Music, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Serviço:
Data: 15/09, quinta feira
Shows de: Indee Styla (ESP) e Bárbara Sweet (MG) e Festa Baixo Ventre (MG|DJs Nara & Sandri)
Horário: 22h
Local: A Autêntica rua Alagoas, 1172, Savassi
Data: 16/09, sexta feira
Shows de: Trad.Attack (EST), Pequena Morte (MG), Cromossomo Africano (MG) e Palomita DJ (MG) Performance: O Trajeto do Afeto
Horário: 19h
Local: Viaduto Santa Tereza
Shows de: Douglas Din (MG), Gustavito (MG) e DJ Case: Xafu
Horário: 22h
Local: BAIXO Centro Cultural Rua Aarão Reis, 554, Centro
Data: 17/09, sábado
Shows de Xõó (MG/RJ), Lucas Santtana (BA), El Mato a un Policia Motorizado (ARG), Inky (SP), Di Souza (MG), DJ Lucas Panoni (ES|Noysey/Vice), DJ AlanBonner (RJ|ExBichano Records) e DJ Paulo Marcondes (PE|Altnewspaper/Homminis Canidae)
Horário: 14h
Local: Viaduto Santa Tereza
Shows de: Ventre (RJ), Carmem Fem (MG), DJ Case: Luiz Valente (MG) e DJ SET Estúdio 45JJ (MG) Horário: 22h
Local: BAIXO Centro Cultural rua Aarão Reis, 554, Centro
Data: 18/9, domingo
Família de Rua apresenta Game of Skate – 8 Anos
Horário: 14h
Local: Viaduto Santa Tereza
Shows de Francisco el Hombre (SP), Jonathan Tadeu (MG), Mombojó (PE) e DJ Fael (MG|Alta Fidelidade)
Horário: 18h
Local: Viaduto Santa Tereza
DJ Yuga (MG|Sexta Básica)
Horário: 22h
Local: BAIXO Centro Cultural rua Aarão Reis, 554, Centro
Por Phill Augusto