A Fundação Torino Escola Internacional comemora os 15 anos do seu projeto artístico-cultural, Atentado Poético, transformando-o em um Circuito Literário. Tendo o livro como homenageado e tema central de todas as atividades, a instituição preparou uma programação variada que envolve desde oficinas, que abordam as etapas do processo de criação e produção de uma obra literária, até uma grande Feira de editoras com diversas atrações voltadas ao público infanto-juvenil. O I Circuito Literário Fundação Torino será realizado no dia 24 de março, a partir das 9h, na rua Jornalista Djalma Andrade, 1300, Belvedere, aberto ao público e com entrada gratuita.
A proposta do Circuito Literário é reunir os alunos e toda a comunidade em um evento que contará com sarau poético-musical, mostra de curtas, editoras convidadas, arte gráfica, exposições, contação de histórias, literatura digital e bate-papo com autores e autoras de literatura jovem.
“Em 2018, o Atentado Poético faz 15 anos, achamos que era o momento de ampliá-lo e transformá-lo em um Circuito Literário. Após uma fase de intensa experimentação de linguagens, o projeto reencontra suas origens na literatura. Ao longo de todos esses anos, já trabalhamos as artes plásticas, a música, a arte pública, a fotografia e até a cidade já foi tema do projeto. O diálogo com temas da contemporaneidade continuará a existir, mas sempre pelo viés literário,” explica a coordenadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes.
Como parte das atividades comemorativas do Atentado Poético e da inauguração do seu I Circuito Literário, a Fundação Torino ofereceu aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas etapas do processo de criação e produção de um livro, por meio de oficinas ministradas por profissionais de grande reconhecimento em suas áreas de atuação: Nelson Cruz e Angelo Abu, respeitados ilustradores no mercado editorial brasileiro e internacional, estiveram à frente das oficinas de ilustração; as escritoras Flavia Peret e Mariana Zande, também professoras do Curso de Estratégias Narrativas, foram as responsáveis pelas oficinas de Escrita Criativa; Flavio Vignolli, conhecido produtor de artes gráficas em BH, proprietário da Tipografia do Zé, ministrou a oficina de tipografia e Alice Gontijo e Ana Paula Garcia, artistas gráficas e pesquisadoras das artes do livro, conduziram as oficinas de encadernação artística. Outras atividades também acontecerão durante o Circuito Literário.
Atentado Poético
Tudo começou em 2003, com a ideia de abandonar livros em espaços públicos, transformando a cidade em uma imensa biblioteca. Ao longo desses anos, o projeto foi crescendo e acabou transformando-se em um laboratório de experimentação de linguagens. Em sua 15a edição, o Atentado Poético inaugura uma nova etapa em sua trajetória e lança o I Circuito Literário da Fundação Torino.
Fundação Torino
Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científiCa e humanística, a Fundação Torino, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, e oferece duplo diploma aos seus alunos, que, além de poderem estudar nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, estão preparados para os exames de seleção das melhores universidades americanas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, entre outros.
SERVIÇO
Atentado Poético – I Circuito Literário Fundação Torino
24 de março, sábado
Horário: Das 9h às 17h
Local: rua Jornalista Djalma Andrade, 1.300 – Belvedere