Foto: Ricardo Laf
A segunda edição do Universo Fashion, evento que propõe discutir a moda para além dos tecidos, cores e matérias-primas que circulam pelas “fashions weeks”, acontece de 13 a 29 de junho. Com curadoria do designer Rodrigo Cezário e do curador de arte, moda e cultura Aldo Clécius, a programação reúne especialistas do mercado em cinco talks e três workshops que propõem pensar a moda como um fenômeno sociocultural que traduz como as pessoas pensam, agem, vivem e se relacionam. A programação é gratuita e presencial, e irá ocupar o Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO e na UNA – Campus Liberdade. As inscrições são gratuitas e feitas no site www.sympla.com.br/universofashionbh
Programação
Abertura
13/06, às 18h no Museu da Moda – MUMO
· Carol Ladeira – Gestora do Museu da Moda de Belo Horizonte – MUMO
· Eliane Parreiras – Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte
· Luciana Féres – Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte
· Milena Pedrosa – Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais
· Representante da UNA
TALKS
Sempre às 19h, no Museu da Moda – MUMO.
Acessível em Libras
13/06 – Terça-feira
Saberes e fazeres tradicionais na moda mineira
A moda mineira é internacionalmente conhecida pelos seus trabalhos manuais, tradição herdada dos portugueses. O trabalho das rendeiras, bordadeiras, tecelões e alfaiates faz parte de um arcabouço de bens registrados como patrimônio cultural do estado. Vamos conhecer mais sobre a herança que enriquece roupas e artefatos de moda, de suas origens até a utilização pelo design contemporâneo.
Convidadas: Maria do Carmo e Mary Figueiredo
Mediação: Rodrigo Cezário
14/06 – Quarta-feira
Moda e Música
Não é nenhuma novidade a influência da moda sobre a música e vice-versa. Cantores e cantoras com suas referências e estilos estão constantemente influenciando estilistas e inclusive se aventurando em algumas colaborações de criação. Da mesma forma, estilistas encontram em vários artistas a personificação de suas marcas, fazendo deles embaixadores da mesma.
Convidadas: Adriana Araújo e Aline Calixto
Mediação: Aldo Clécius
20/06 – Terça-feira
A nova era da moda e seus desafios
O debate abordará as transformações da moda na atualidade, destacando os desafios enfrentados pelo setor em termos de sustentabilidade, inovação, diversidade, inclusão e ética. Serão discutidos temas como a valorização da produção local, a utilização de materiais reciclados e orgânicos, a adoção de práticas justas e transparentes na cadeia produtiva, e o fomento à diversidade e representatividade na indústria da moda. Serão apresentados casos de sucesso e tendências que apontam para uma moda mais consciente e responsável
Convidados: Aldo Clécius e Rodrigo Cezário
21/06 – Quarta-feira
Afinal, moda é cultura?
A moda altera a identidade mundial e também a identidade pessoal de cada ser humano dentro da sociedade de consumo. O processo de globalização é o principal responsável por essa transformação da identidade cultural da sociedade. As mudanças são rápidas, constantes e reflexivas. Desse modo, a moda apresenta uma relação particular com a sociedade, possuindo um código próprio, representando uma linguagem cultural. A cultura na moda está intimamente relacionada à ideia por trás das vestimentas e não apenas ao que elas são. O jogo de combinar peças e acessórios de moda permite passar um recado, uma mensagem a quem observa o propósito e não apenas vestir as pessoas. A moda varia de acordo com o comportamento humano, a forma de comunicação da sociedade, os avanços da tecnologia, a arte e diversos outros fatores, representando, dessa forma, um fenômeno cultural.
Convidadas: Andreia Salvan Pagnan e Ana Cristiane
Mediação: Aldo Clécius
22/06 – Quinta-feira
Biodiversidade e inovação em materiais têxteis
A economia circular demanda materiais que tenham na sua origem o cuidado com os recursos naturais e o reaproveitamento de resíduos. Neste processo, o papel do designer é de extrema importância, utilizando a biodiversidade brasileira para criação e circulação de materiais biodegradáveis e reutilizáveis, preservando o meio ambiente para as futuras gerações. Vamos conhecer quais são as alternativas em novos materiais dentro desse propósito.
Convidados: Gabriela Marcondes e Junior Costa
Mediação: Rodrigo Cezário
WORKSHOPS
Como criar moda autêntica e inclusiva, com Aldo Clécius
13 e 15 de junho, das 14h às 18h, no Museu da Moda – MUMO
O workshop pretende apresentar os princípios para criação de moda diversa, inclusiva e sustentável e com valor cultural gerando resultados de negócio, retorno social e valorização de raízes das culturas local e artesanal.
Público-alvo: Público em geral interessado na temática, preferencialmente estudantes oriundos de escolas de moda, a partir de 18 anos.
30 vagas
Reroupa: upcycling, desconstrução e recriação, com Silma Dornas
20 e 22 de junho, das 14h às 18h, na UNA – Campus Liberdade
O workshop pretende apresentar os princípios para criação de Moda Upcycling. Através do Upcycling é possível agregar valor e utilidade para aquilo que poderia virar lixo. Desenvolver um novo olhar para o que consideramos descarte é urgente e uma forte tendência da moda atual: a MODA CIRCULAR OU REGENERATIVA. Através do Upcycling e Design Circular podemos minimizar ou mesmo acabar com o lixo no mundo, gerando resultados de negócio, retorno social e ambiental.
Público-alvo: Pessoas interessadas em sustentabilidade e upcycling na moda; estudantes de moda que estejam alinhados com as novas direções do mercado da moda; empreendedores que queiram produzir roupas de forma sustentável; donas e donos de brechós que desejam potencializar o estoque disponível recriando roupas; consultoras de imagem e estilo com foco em princípios sustentáveis, a partir de 18 anos.
20 vagas
Design e Economia Circular, com Rodrigo Cezário
27 e 29 de junho, das 14h às 18h, na UNA – Campus Liberdade
Nesse workshop o stylist, produtor e consultor Rodrigo Cezário irá apresentar o modelo de produção circular, identificando o sistema econômico vigente e compreender as formas de transição utilizando os princípios de design para gerar negócios e processos mais sustentáveis.
Público-alvo: Empresários, profissionais e estudantes de design e moda a partir de 18 anos.
40 vagas
SERVIÇO
2º UNIVERSO FASHION
13 a 29 de junho
Museu da Moda – MUMO: Rua da Bahia, 1149 – Centro – Belo Horizonte
UNA – Campus Liberdade: Rua da Bahia, 1764 – Funcionários – Belo Horizonte
Inscrições gratuitas pelo site www.sympla.com.br/universofashionbh
Das vagas dos talks e workshops, 50% são destinadas para ações afirmativas (mulheres, negros, indígenas, ciganos, LGBTQIA+ e/ou pessoas com deficiência).