Foto: Música Acorda Pedrinho – Artista Jovem Dionísio – Direção BEBA
A Limonada realiza a 1ª edição do Videoclipe-se Festival que coloca em cena trabalhos de produtores, videomakers e artistas musicais independentes de todo o país por meio de produções audiovisuais. O evento está marcado para os dias 16 a 20 de outubro e a programação conta com quatro masterclasses on-line, gratuitos e abertos ao público; lançamento dos dois videoclipes produzidos pela Limonada para as artistas contempladas pelo edital, e a “Mostra Competitiva” que premiará três videoclipes nas categorias “Melhor Videoclipe com temática de Diversidade”, “Melhor Videoclipe Filmado em BH” e “Melhor Videoclipe”. O público também poderá escolher o “Melhor Videoclipe Júri Popular”. A votação está aberta e pode ser feita até o dia 18/10 no site http://www.videoclipesefestival.com.br/vote-agora/.
As masterclasses on-line que estão na programação serão online: Direção Criativa com Leo Fonseca na segunda-feira (16/10) às 19h, Direção de Arte para Videoclipes com Taisa Campos na terça-feira (10/10) às 19h, Roteiro de Videoclipes com Samuel Fávero na quarta-feira (18/1) às 19h e Montagem e Edição de videoclipes com Guilherme Jardim na quinta-feira (19/10) às 19h. O acesso às masterclasses e a live de encerramento é gratuito através do canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/@videoclipesefestival
PROGRAMAÇÃO
Dia 16 de outubro (segunda-feira)
19h – Direção Criativa com Leo Fonseca
Da ideia à execução. Qual é a função do diretor criativo? Na masterclass de direção criativa, serão abordados os conceitos e princípios fundamentais para a direção de um videoclipe. Também serão compartilhadas informações sobre as diversas etapas da construção criativa de um clipe: da análise de um roteiro à pós-produção.
Minibio: Leonardo Fonseca é cineasta com sólida experiência em filmes autorais e institucionais, Graduado em Produção Multimídia pelo UNIBH, sua especialização em cinema veio com cursos livres de formação, cursos de extensão, oficinas, workshops e mostras. Diretor e Produtor de projetos variados, que vão de clipes musicais a filmes autorais e corporativos, Leonardo já esteve junto a diversas produtoras como Limonada, Olada Audiovisual e Conspiração Filmes. Em 2022 lançou seu primeiro média-metragem “Quando a casa vira rua”. Atualmente está em pós-produção com dois videoclipes de artistas mineiros e pré-produção da série documental Ritmos de Minas.
Dia 17 de outubro (terça – feira)
19h – Direção de Arte para Videoclipes com Taisa Campos
Na masterclass serão apresentados alguns princípios da direção de arte e cenografia para videoclipes. Será feito um estudo das diversas etapas de criação do universo visual de um vídeo clipe: da leitura e análise de um roteiro à transposição da música para o plano audiovisual, passando pela escolha das locações, dos objetos de cena e relação com o figurino.
Minibio: Taísa Campos é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-MG, em Design de Produtos pela UEMG e mestre em Cenografia pela UPF (Espanha). Com um perfil multidisciplinar, tem participações em projetos de teatro, televisão e cinema. É sócia fundadora da Tato Oficina Cenográfica onde atua como cenógrafa e diretora de arte, realizando do projeto a execução de demandas nos mais diversos formatos. Além disso, forma parte da equipe da Immagini Animation Studios como coordenadora de produção e, como docente, da Oficina Cine Vida.
Dia 18 de outubro (quarta-feira)
19h: Roteiro de Videoclipes com Samuel Fávero
O videoclipe é um lugar maravilhoso para a imaginação fluir com liberdade para criar e propor novas estéticas. Como então organizar as ideias? Com a oficina de roteiro de videoclipes, Samuel Fávero, da Almanaque Filmes, divide um pouco de seu método de criação e roteirização, elaborado e aprimorado em mais de 15 obras assinadas pelo artista.
Minibio: Samuel Fávero é diretor, produtor e roteirista na Almanaque Filmes. Realizou mais de 15 videoclipes e videomusicais para artistas LGBTQIA+ independentes e foi indicado na categoria Inovação em Videoclipe Nacional no Music Video Festival 2021 (m-v-f 2021) com Chapadô, do artista paulista Lutty. É artista participante do programa Lab Cultural 2023 do BDMG Cultural, onde desenvolve pesquisa em arte queer e a relação entre corpo, cidade e desejo.
Dia 19 de outubro (quinta-feira)
19h: Montagem e Edição de videoclipes com Guilherme Jardim
A Masterclass de Montagem e Edição para Videoclipes será ministrada por Guilherme Jardim, e apresentará todas as etapas conceituais e práticas da pós-produção com análise detalhada do videoclipe “Ode à Dalí” do artista Omar.
Minibio: Guilherme Jardim, mineiro natural de Teófilo Otoni, atua como diretor, roteirista, montador, produtor e professor. Seus curtas-metragens “DOIS” e “tinha tempo que eu não via o mar” foram exibidos e premiados em diversos festivais de cinema. Com mais de 20 videoclipes produzidos, foi finalista no m-v-f awards 2021 na categoria “Inovação em Vídeo Nacional” com o videoclipe musical Chapadô, o qual dirigiu e roteirizou. Atualmente, está desenvolvendo seu primeiro longa-metragem, intitulado “Transmachine”, e é sócio-fundador da produtora Almanaque Filmes.
Dia 20 de outubro (sexta-feira)
19h: live de encerramento do 1° Videoclipe-se Festival
Apresentação Kdu dos Anjos
Divulgação dos videoclipes vencedores e lançamento dos clipes “Neon” de Ynâe e “Preta” de Lylah!
Serviço:
Videoclipe-se Festival
16 a 20 de outubro (segunda à sexta-feira) sempre às 19h
O acesso às masterclasses e a live de encerramento é gratuito através do canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/@videoclipesefestival
As atividades contarão ainda com tradução simultânea em LIBRAS, visando atrair o maior público possível.