O Teatro Francisco Nunes recebe no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), Titane e Túlio Mourão para um encontro com nomes da música mineira no show “Paixão e Fé – Manifesto”, propondo um manifesto artístico sobre os impactos ambientais e humanos da mineração em Minas, incluindo o rompimento da Barragem de Mariana e da recente tragédia de Brumadinho.
A apresentação terá participação especial de Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Emílio Dragão e Renato Saldanha. Com início às 20h, o show conta com entrada gratuita e classificação livre.
O show reúne canções, poemas, depoimentos. Estão previstos dois momentos. No primeiro, será exposto, de forma sucinta e direta, o real cenário da mineração em Minas Gerais e como tem sido o enfrentamento da situação de risco permanente a que estão submetidas as comunidades. Para ilustrar esse panorama, moradores das próprias comunidades e representantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela) sobem ao palco para tecerem pequenos e significativos depoimentos sobre o contexto dramático vivido por essas populações localizadas na rota do minério em Minas.
Num segundo momento, Titane e Túlio Mourão, ao lado dos artistas convidados, apresentam canções emblemáticas do cancioneiro brasileiro – e especialmente de Minas Gerais -, e poemas de Carlos Drummond de Andrade que tratam diretamente da mineração no Estado, ainda na década de 1940. Durante a apresentação serão exibidas ainda fotografias aéreas de Júlia Pontes, que registrou áreas de mineração com seu projeto “Ó Minas Gerais”.
FICHA TÉCNICA – SHOW “Paixão e Fé – Manifesto”
Voz: Titane
Piano: Túlio Mourão
Artistas convidados: Flávio Venturini, Aline Calixto, Pereira da Viola, Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Priscila Glenda, Emílio Dragão, Renato Saldanha e a fotógrafa Júlia Pontes (fotografias aéreas)
Ativistas convidados: ativistas e integrantes de movimentos ambientais (MAM, Aliança pela Serra de Pedra Branca, Comissão de Luta e Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro, Pacto pelas Águas e Salve a Serra do Gandarela)
Iluminação: Otávio Bretas
Técnico de som: André Tavares
Direção de Produção: Franciane Curi
SERVIÇO
21/02, quinta-feira
Horário: 20h
Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, s/n – Centro)
Entrada gratuita | Classificação: livre | Duração: 90 min.