Foto: Alexandre Mota
O encanto e a beleza desta manifestação de rua, nas vozes de Sérgio Pererê, Amanda Prates e Carla Gomes
No dia 26 de outubro, às 20h30, o palco do Cine Theatro Brasil Vallourec receberá o inédito Rosário: Show Musical. O espetáculo celebra em cena aberta o esplendor desta manifestação que reúne música, dança e devoção, considerada patrimônio imaterial pela Unesco.
No roteiro, temas tradicionais do Congado, com composições de Sérgio Pererê criadas especialmente para o espetáculo, canções de Milton Nascimento, Maurício Tizumba e Lenine, textos de Haroldo Costa, poemas de José Craveirinha e imagens de cenário do artista plástico Miguel Gontijo.
As imagens criadas por Miguel são inspiradas na tradição dos Reisados de Minas Gerais, projetadas no palco em uma grande tela especialmente concebida pelo cenógrafo Celestino Sobral, que também assina os figurinos. A luz de Kalluh Araujo tem a proposta de iluminar a cena com simplicidade e encantamento.
Resultado de dois anos de pesquisa, o espetáculo tem a direção de Luiz De Filippo, que se inspirou na rosa, símbolo do sagrado, do feminino, presente no Rosário, nos Reisados (Congados) e em várias tradições. “Quando recebi o convite para montar este show, passou um tempo e lembrei da minha irmã, Maria do Rosário, e logo me veio a rosa como símbolo central deste trabalho. Logo em seguida, convidei o Pererê e o Tizumba para participar do projeto”, explica o diretor. Sérgio Pererê fez recentemente a direção musical e arranjos do CD “Aparecida Reinos Negros”, que destaca a riqueza da cultura afro-mineira presente nos Reisados do bairro Aparecida.
Herdeiro da cultura africana e filho das Minas Gerais, Sérgio Pererê faz um elo entre essa tradição e a contemporaneidade. Em seu canto expressivo, ao lado de Amanda Prates e Carla Gomes, Pererê incorpora a força ancestral presente nessa manifestação popular e presente em nosso estado. O trio será acompanhado pelos músicos Everton Coroné (sanfona e viola), Junim Ribeiro (violão) e Débora Costa (percussão).
Inspirado nesta manifestação, o espetáculo trabalha com a oralidade e a transmissão oral. “O escritor e ator Haroldo Costa criou textos que fazem uma preparação para a palavra cantada, que ganha depois ritmos e tambores”, afirma Luiz que destaca a importância do teatro dentro da palavra. “É importante trazer essa oralidade, contar uma história cantando”, finaliza.
Texto: Haroldo Costa
Direção: Luiz De Filippo
Roteiro, direção Musical e Arranjos: Sergio Pererê
Imagens: Miguel Gontijo
Criação de Luz: Kalluh Araujo
Cenário e Figurino: Celestino Sobral
Cantores: Sergio Pererê, Amanda Prates, Carla Gomes
Sanfona: Everton Coroné
Violão: Junim Ribeiro
Percussão: Debora Costa
Fixa Técnica:
Montagem e operação de luz: Ivanir Avelar
Operação de som: Marco Túlio
Operação de vídeo: Yuri Avelar
Coordenação Montagem e Desmontagem de cenário: Celestino Sobral e Célio
Farias
Designer Gráfico: Clara Gontijo
Filmagem de vídeo : Felipe Sodre
Foto: Alexandre Mota
Serviço
Rosário: Show Musical
Dia 26 de outubro, às 20h30
Cine Theatro Brasil Vallourec – Praça Sete – Rua dos Carijós, 258
Ingressos: R$30 (inteira) R$15 (meia-entrada)
Venda online: www.compreingressos.com.br
Bilheteria: Av. Amazonas, 315. Segunda a sábado – 11h às 21h / Domingo: 11h às 19h