Foto: Divulgação Cartaz&Voz
Campanha para achar os selecionados será lançada nesta quarta – feira (26/10)
O cartaz que você escreveu durante as manifestações de rua de 2013 continua te representando? Essa é a pergunta que move o projeto “Cartaz&Voz”, que está à procura de onze pessoas que participaram das chamadas Jornadas de Junho de 2013, em Belo Horizonte. A ideia da iniciativa é localizar e convidar esses personagens a reescrever seus cartazes em um novo ensaio fotográfico.
O projeto tem como intuito propor uma reflexão sobre o cartaz que essas pessoas carregavam três anos atrás. Os selecionados terão a chance de rescrever o texto, falar sobre seus posicionamentos políticos e investigar se houve mudança no próprio discurso entre o ano da manifestação (2013) e a data atual (2016). Todo o processo será documentado em áudio e foto para posterior divulgação no site oficial do Cartaz&Voz. Além de fomentar discussões sociais, o projeto busca criar uma nova forma de narrativa fotográfica para web, diferente das galerias de fotos e slideshows já tradicionais do ambiente virtual. As fotos serão disponibilizadas junto a áudios captados durantes as manifestações de 2013, utilizando a técnica de áudiolegenda e contextualização sonora.
A mobilização na internet é fundamental para o desenvolvimento do projeto, pois é por meio das redes sociais que a iniciativa espera localizar as onze pessoas escolhidas. As fotos dos selecionados serão disponibilizadas no página do Carta&Voz no Facebook e uma campanha será lançada no dia 26 de outubro para que os leitores compartilhem e marquem seus amigos. A campanha será finalizada no dia 8 de novembro, para que seja iniciado o processo de entrevistas e ensaios fotográficos. O resultado será disponibilizado no início de dezembro de 2016 nas redes do projeto.
O Cartaz&Voz é idealizado pelo fotógrafo e publicitário João Alves, que realizou a cobertura de das manifestações de junho de 2013 para o jornal Contramão (Centro Universitário Una).
Vem cá ver se você conhece alguém: Facebook | Instagram