Home Exposições Presépio da Casa Fiat de Cultura será construído coletivamente

Presépio da Casa Fiat de Cultura será construído coletivamente

by Paloma Morais

Foto: Divulgação/Bia Starling

Até 26 de novembro, acontecem os Ateliês Abertos para criação do Presépio, que, neste ano, faz homenagem aos povos da América e a mata do Cerrado.
Inauguração será no dia 30 de novembro, às 19h

 

O Natal de Belo Horizonte ganha, mais uma vez, o Presépio da Casa Fiat de Cultura. Pelo terceiro ano consecutivo, o presépio será criado de maneira colaborativa. Sob curadoria do artista plástico Leo Piló, esta edição traz o tema povos ameríndios (índios brasileiros, Incas, Maias e Astecas), numa típica mata do cerrado. As peças serão construídas pelo público, por meio de ateliês abertos com o artista, até o dia 26 de novembro, de quarta a domingo, das 10h às 12h e de 13h às 18h. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

Para 2017, Leo Piló escolheu, como tema, o nascimento do menino de uma família indígena na mata do cerrado. Além disso, o artista preparou outras duas novidades, uma relacionada ao formato dos personagens e outra ao uso dos materiais. Os Santos de Roca (tipologia de imagens sacras vestidas com trajes de tecido e que aparecem somente com cabeça, mãos e pés) serão substituídos pelos bonecos com estruturas de isopor, e as roupas serão feitas em plásticos PEAD, encontrados no mercado, com diferentes cores e formatos, de modo a possibilitar a construção de novas estéticas. “A composição dos personagens terá inspirações em índios brasileiros, da etnia Crahó, e civilizações pré-colombianas Maias, Incas e Astecas”, destaca Piló.

Assim como nas edições anteriores, o público é convidado a pôr a “mão na massa” e confeccionar os elementos que irão compor o presépio. O Ateliê Aberto será dividido em dois módulos: um para a criação dos animais de isopor modelado, que terão, como acabamento, a pintura e as texturas diversas; e outro para a construção de árvores e plantas para o cenário, feitas a partir de papelão, assim como folhas, cipós e frutos elaborados com materiais diversos, inclusive, com os plásticos. Na visão do artista Leo Piló, “esse processo de construção coletiva é extremamente enriquecedor, trazendo pluralidade para o presépio e novas experiências para os participantes”.

Todo o material a ser usado no Presépio da Casa Fiat de Cultura – isopor, papéis e papelão – é reutilizável e foi retirado da Ilha Ecológica da Fiat, que tem um programa de reaproveitamento dos materiais descartados no processo de produção.

A iniciativa da Casa Fiat de Cultura é apresentar essa forte tradição do estado de Minas Gerais, com a coragem de transformar, repensar e gerar novos significados. O presépio é um tema tradicional, que, nesta proposta, ganha outra perspectiva, com foco na novidade e na sustentabilidade, seja nos materiais utilizados e na proposta de reflexão, seja na reutilização do lixo e na conscientização do uso da água.

O resultado dessa construção criativa será apresentado no dia 30 de novembro. A inauguração contará com um bate-papo com Leo Piló e com apresentação especial do Coral Musicanto. O Presépio da Casa Fiat de Cultura poderá ser visitado de 30 de novembro a 6 de janeiro.

 

Serviço:
Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 

Ateliê Aberto com o artista Leo Piló
Datas: Até 26 de novembro, quarta a domingo
Horários: das 10h às 12h e das 13h às 18h
Participação Gratuita. Não é necessária inscrição prévia

Inauguração do Presépio da Casa Fiat de Cultura
Dia 30 de novembro, às 19h
Bate-papo com o artista Leo Piló
Apresentação do Coral Musicanto
Período de visitação do Presépio: 30 de novembro a 6 de janeiro
Entrada Gratuita.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.