O Pisa na Fulô também já deu inicio as atividades para o Carnaval de 2019 e uma das principais ações para financiar o cortejo “fulôrido” é o Baile do Pisa que chega na sua décima edição e que acontece no dia 26 de janeiro, sábado, no Catavento Cultural. Realizada em parceria com o Quintal da Jabu, a edição comemorativa da festa contará também com o grupo Samba da Vela e o DJ Van, além de outros convidados especiais, que ainda serão confirmados.
O repertório do Pisa, que contará com cerca de 80 batuqueiros, resulta de uma pesquisa do universo do forró, cultura musical genuinamente brasileira. Com harmonia formada por três vocais, duas sanfonas e baixo acústico, o bloco entoa clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e outros que marcam o gênero. Assim, a apresentação mistura ritmos como xote, baião e rastapé, e são sempre marcadas pela participação do público.
Sobre o Pisa
O Pisa na Fulô foi criado em 2015, pelo regente carnavalesco Di Souza e um grupo de alunos de percussão, com a proposta pioneira de levar o forró e outros ritmos para a folia de rua de BH. O bloco propõe ainda a descentralização da festa na capital mineira, a partir da ocupação de espaços do bairro Carlos Prates. Foi desse desejo que a praça localizada no encontro das ruas Peçanha e Patrocínio virou palco para as apresentações do Pisa. Anteriormente abandonado, o local foi apelidado carinhosamente de Praça Pisa na Fulô.
É de lá que o cortejo do bloco se concentra, sempre na terça-feira de Carnaval. A cada ano, o Pisa na Fulô busca ampliar sua estrutura para receber um público que cresce espontaneamente. Em 2018, foram cerca de 70 mil espectadores. Por isso, o Pisa hoje conta com oficinas de percussão e ensaios regulares, para o Carnaval e para as festas durante o ano.
Serviço: 10o Baile do Pisa:
Quando. Sábado, 26 de janeiro, das 14h às 22h
Onde. Catavento Cultural (Rua Ozanam, 711, Ipiranga)
Quanto. De R$ 10 a R$ 25. Vendas online pela Sympla e na portaria