Foto: Tiago Macedo
Por meio desenhos, fotografias e mostras os artistas convidam o público a vivenciar a arte
Paulo Nazareth, William Gomes e o coletivo dos artistas Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos ocupam a Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS até o dia 31 de outubro, na mostra coletiva “De Corpo Presente”, que desde abril apresenta trabalhos de 24 artistas. A residência “DESENHA, Carne que pula” é do coletivo de Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos; William Gomes apresenta a série fotográfica “Entre a passagem e o movimento”; e Paulo Nazareth, a mostra “Ao som de Paulo Sérgio”. A entrada é gratuita e a participação do público, fundamental.
Segundo a curadora da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS, Esther Mourão, com o projeto “De Corpo Presente”, a intenção é que o espectador se torne participador e não somente observador ou contemplador de uma obra de arte. “Para tal iniciativa, contamos com artistas que são referência no cenário cultural mineiro, e com o público, que se tornou cocriador das obras. Com isso, além de gerar emoção estética, resultante do contato direto das pessoas com os artistas participantes, que usam técnicas e linguagens variadas, o projeto possibilitou, ao público, reflexões acerca do processo criativo e da dinâmica de produção da arte contemporânea”, ressalta a curadora.
“DESENHA, Carne que pula” é um projeto de residência em artes vivas, idealizado pelo coletivo formado por Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos, que busca entrelaçar desenho, movimento, som, instalação e processos coletivos de criação e compartilhamento. Nessa ocupação, os artistas trabalham o desenho vivo, fazendo um elo entre a relação arte e vida, e distanciando-se do conceito de pensamento de formas pré-fixadas. O público é convidado a intervir no movimento-desenho proposto pelos artistas e o resultado deste trabalho ficará em exposição na Galeria de Arte.
Já “Entre a passagem e o movimento” é uma série fotográfica criada por William Gomes a partir de conversas com diversas pessoas relacionadas com o Centro Cultural SESIMINAS. Com cada uma delas foi explorado um tema, como expectativa, proximidade, transição, palavra e interrupção, de modo a criar uma relação entre suas identidades e identificar aquilo que os diferencia, assim como o que os coloca em diálogo com o mundo. As fotos produzidas estão dentro do conceito do que se conhece como fotografia construída, em que há uma criação e uma produção trabalhada especificamente para o ato fotográfico. Nesta série, o diferencial foi trazer os envolvidos para o processo criativo para que pudessem participar das etapas que envolvem o ato de criação até o resultado final.
O artista Paulo Nazareth completa a programação da Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS com a mostra “Ao som de Paulo Sérgio”. O trabalho surgiu quando o artista, que se chama Paulo Sérgio da Silva, percebeu que sempre que retornava de uma viagem internacional ficava muito tempo na Polícia Federal para comprovar sua identidade. Isto porque há outros 177 homônimos com pendências com a polícia. E foi a partir dessa coincidência que Nazareth criou a mostra. O trabalho reúne 13 desenhos que ilustram quem são esses “Paulos Sérgios” e quais são suas histórias. Para compor a mostra, o artista usa como trilha as canções de outro homem de mesmo nome, o cantor capixaba Paulo Sérgio, lembrado como um grande nome da música romântica nacional.
De Corpo Presente
O projeto “De Corpo Presente: a performatividade da presença-ausência” é uma mostra coletiva iniciada em abril deste ano na Galeria de Arte do Centro Cultural SESIMINAS. A proposta é ampliar a interação entre espectador e obra, por meio de um espaço onde o público pode partilhar da criação e da produção artística. Nesta proposição, o público é convidado a percorrer o trabalho desenvolvido no espaço expositivo, vivenciando novas maneiras de entendimento das artes visuais, por meio de experiências sensoriais e lúdicas. Na Galeria de Arte são realizadas exposições, mostras de vídeo, palestras, performances, rodas de conversas, oficinas e outros. A mostra coletiva conta com a participação dos artistas Paulo Nazareth, Tatiana Cavinato, Warley Desali, Loreno Ross, Paula Lanza, Bianca de Sá, Mariana Zande, Christina Fornaciari, Juliana Gontijo, Karo Botura, Efe Godoy, Arthur Camargos, Tiago Macedo, João Maciel, William Gomes, Gilmara Oliveira, e dos coletivos Garagem 84-i, Vespa Víbice e Hunko Coletivo, que têm o público como co-autor na produção de suas obras.
Serviço:
Residência “DESENHA, Carne que pula” – Karo Botura, Efe Godoy e Arthur Camargos
Série fotográfica “Entre a passagem e o movimento” – William Gomes
Mostra “Ao som de Paulo Sérgio” – Paulo Nazareth
Até 31 outubro de 2017
De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Galeria de Arte do Centro Cultural Sesiminas
Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG