De 19 de setembro a 19 de novembro de 2017, Belo Horizonte (MG) conhecerá O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura. Um acervo de mais de 70 obras, entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto). A mostra apresenta a expressão artística contemporânea e narrativas da cultura aborígene com obras representativas das diversas regiões daquele país continente. Toda a programação é gratuita.
A seleção abrange desde a década de 1970, período em que a Austrália deu início a políticas de valorização e resgate dessas comunidades, e de um movimento em prol da difusão de sua rica e diversificada arte. A exposição conta com obras de renomados artistas, como Rover Thomas e Emily Kame Kngwarreye, e já passou por São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília. Depois de Belo Horizonte, seguirá para Curitiba.
A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Council on Australia Latin America Relations (COALAR)/Australian Government – Department of Foreign Affairs and Trade. A idealização é da Coo-ee Art Gallery, de Sidney (Austrália), da 2 levels arte & cultura e da CMP – Monarto Productions. O patrocínio é da Fiat, New Holland Construction, Verde Urbanismo e COALAR, com apoio principal da Caixa e apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.
“O Tempo dos Sonhos”
O título da exposição resgata a mitologia aborígene sobre a criação do universo e a forma como esses povos registram o conhecimento transmitido de geração a geração. De acordo com a crença, o “Tempo do Sonho” é uma era sagrada, na qual espíritos ancestrais formaram o mundo e as leis que o regem.
Para os aborígenes, “sonhar” é viver em sintonia com o mundo natural. É aprender com a natureza e as pessoas que os cercam e contribuir para o ensinamento aos mais jovens sobre conhecimento acumulado, em comunidade, ao longo do tempo. O conhecimento é retratado, expressivamente, pelas pinturas e obras, caracterizadas por iconografia peculiar. Para o artista aborígene, pintar os “sonhos” implica transmitir ideias e histórias, a fim de mantê-las vivas. Nessas comunidades, o fazer artístico é, portanto, prática fundamental para transmissão do conhecimento sobre o universo.
Programa Educativo
O programa educativo da exposição O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura compreende três eixos de mediação:
1) Estético-Artístico: aborda o mercado de arte e as relações estabelecidas entre arte, artefato, artesanato e cultura popular, além do binômio abstração versus figuração e o uso de suportes e pigmentos naturais na produção artística.
2) Histórico-Antropológico: propõe uma reflexão sobre o Homo Sapiens moderno, suas migrações, mitologias e arte rupestre (ancestral e urbana). Também aborda as comunidades tradicionais no mundo contemporâneo, bem como a história da Austrália.
3) Eixo Crítico-Social: discute os processos de colonização e aculturação, evocando conexões com a questão indígena brasileira na atualidade, além de temas ambientais e peculiaridades da Austrália.
Ateliê de Visitação (para grupos agendados)
Pintura étnica: a partir das discussões propostas em galeria, os grupos serão estimulados a produzir padronagens com referências étnicas. A prática deve se desdobrar em uma reflexão sobre identidade, ancestralidade, alteridade e colonização, apropriação e hibridação cultural.
Ateliê Aberto
Ateliê Aberto de Tintas Artesanais: os visitantes serão estimulados a fabricar suas próprias tintas e a criar composições de cor em suportes variados. Durante o Ateliê, serão abordadas temáticas relativas à terra e à natureza como elementos primordiais, presentes na essência de cada um de nós. Serão fabricadas tintas a óleo e acrílica. As crianças até 2 anos trabalharão com materiais à base de ingredientes de origem comestíveis.
Dias 7, 8, 14 e 15 de outubro
10h às 12h – Famílias e crianças até 12 anos
14h às 18h – Maiores de 12 anos
Lotação: 15 vagas (dispensa inscrição)
Crianças de até 5 anos deverão ser auxiliadas por um adulto responsável.
Crianças até 10 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.
Todos os participantes deverão usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de tintas, adesivos e outros materiais.
Formação de professores
Pintura Acessível: a partir de uma discussão sobre as possibilidades de interpretação cultural das cores, o grupo será convidado a produzir composições abstratas com tintas texturizadas. Após a secagem, as produções deverão resultar em representações táteis da combinação de ideias, significados e conceitos.
Dias 26, 27 e 28/09, da 19h às 21h
Inscrições de 12 a 22/09 (terça a sexta, pelo telefone 3289-8910).
Lotação: 15 vagas.
OBS: A Casa Fiat de Cultura oferece certificado, mediante cumprimento mínimo de 75% da carga horária.
SERVIÇO
Exposição
O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália na Casa Fiat de Cultura
19 de setembro a 19 de novembro de 2017
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h