Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

 Foto: Rubens Aredes / Bendita Conteúdo & Imagem

Um dos maiores blocos de Belo Horizonte, o “Então, Brilha!”, lança nesta sexta-feira, 23, o primeiro de três singles autorais de 2020. Batipané foi composta por Rubens Aredes, vocalista do bloco, e produzida por William Alves, e apresenta uma mistura de salsa com samba-reggae, canta a esperança, a fé e o amor como formas de superação das dificuldades impostas pela pandemia de Covid -19.

A música nasceu de sua observação da angústia das pessoas devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus, Rubens Aredes conta que na madrugada de 6 de julho, acordou minutos antes do sol quando teve a inspiração. “Era o ápice da quarentena em BH e eu vinha de uma jornada intensa de trabalho dando aulas para os meus diversos alunos da Escola de Canto e Consciência Corporal Rubens Aredes e dando oficinas para os integrantes do bloco Coração Leviano, dentre outras atividades virtuais. Sempre em contato vistual com muita gente, eu podia perceber que as pessoas se encontravam com angústia, medo e incerteza”, lembra o compositor.

“Abri a janela do quarto, olhei o céu ainda escuro da madrugada e comecei a meditar, foi então que o sol começou a nascer e junto com ele nasceram os primeiros versos da canção. Quando o sol terminou de despontar e se podia ver a bola de fogo por inteira, meu coração se encheu de alegria e esperança e veio então o ápice da canção”, relata Rubens.

SOBRE O ENTÃO BRILHA

O lema do bloco “Então, brilha!” é inspirado em um poema do escritor russo Vladimir Maiakovski e eternizado na letra da canção “Gente”, de Caetano Veloso: “Gente é para Brilhar!”.

Querido não só por quem é apaixonado por festa, o sábado de carnaval é sempre deles. O ‘Então, Brilha!’ leva sempre milhares de foliões para a rua Guaicurus, ponto de partida tradicional do Bloco, que se dedica à defesa da diversidade, igualdade, liberdade e usa seus espaços de comunicação para apoiar a causa LGTBQIA+, da população negra, do movimento feminista e da classe trabalhadora.

Em 2020, completaram dez anos de estrada e, mesmo diante da adversidade da pandemia da Covd-19, tem se movimentado por meio das redes sociais e tecnologias com o objetivo de produzir arte e se preparar para o próximo carnaval ainda sem previsão de data. Mantendo seu objetivo de ser um bloco que brinca o carnaval, mas mantém a preocupação com o social, neste momento de quarentena, o “Então, brilha!” realiza ações de solidariedade em benefício da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG),  desenvolvido lives de bate-papo sobre questões relevantes às mulheres e população LGBTQIA+, lives musicais com arrecadação solidária para instituições sociais.

A canção poderá ser ouvida em todas as plataformas digitais. Também com vídeoclipe no canal do YouTube do Bloco.

LETRA:

Batipané

“Ôôô! Ôôô! Ai, ai, ai! Batipané! Batipané!
Ôôô! Ôôô! Ai, ai, ai! Batipané! Batipané!

Vai renascer o amor
Vai renascer a fé
Quando a coisa passar
e Sol brilhar, Lá, Si, Dó, Ré.

Vai renascer o som

No Brilho da manhã
Meus beijos te aglomeram
da cabeça até o pé.

A cama vai pedir um tempo do seu cobertor
Numa videochamada vamos cantar!

Haja festa no seu coração!
Deixa o sol beijar a imensidão!
Vem comigo ser a multidão!
Na janela deixe uma canção
Vai, mais que vai, mais que vai, mais que vai, mas que vai
Fazer amor, pai

Vai, mais que vai, mais que vai, mais que vai, mas que vai
Nascer a cor
Vai, mais que vai, mais que vai, mais que vai, mas que vai
Fazer o Sol, mãe
Vai, mais que vai, mais que vai, mais que vai, mas que vai
Nascer o som.

Ôôô! Ôôô! Ai, ai, ai! Batipané! Batipané!
Ôôô! Ôôô! Ai, ai, ai! Batipané! Batipané!”

Serviço:

Lançamento do single Batinapé
Data: 23 de outubro, sexta-feira.
Local: plataformas digitais de streaming e YouTube

Compartilhar:

administrator