Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 20 horas, o Espaço Aberto Pierrot Lunar apresenta mais uma edição da “4 POR 1” – Mostra dedicada à linguagem das artes cênicas no formato digital. O evento reúne 4 trabalhos, concebidos para o formato digital, inéditos ou não, sendo 2 de Belo Horizonte, ARRIMO, do Coletivo Ventarolas, e BIG BIG, da Companhia Dois em Um, apresentados e transmitidos do Espaço Aberto Pierrot Lunar; além das exibições ao vivo do trabalho DENTRO, de Milton Aires, de Goiânia/GO, e VERMELHO, do Núcleo Híbrido de Pesquisa Cênica, de Jundiaí/SP, estes últimos transmitidos diretamente de suas cidades.
SOBRE OS TRABALHOS:
Dia 27 – 20h.
Nome do Trabalho Artístico VERMELHO
Nome do Grupo ou Artista Núcleo Híbrido de Pesquisa Cênica Cidade/Estado Jundiaí/SP
Sinopse [Vermelho] parte do conto “Chapeuzinho Vermelho” e tem dramaturgia de Priscila Modanesi que reuniu histórias reais de abusos e violências para costurar esta narrativa que lança luz sobre os crimes virtuais a que todos estamos expostos, mas que tem nas crianças alvos muito mais fáceis. Na história, uma menina começa a trocar mensagens com um perfil virtual que se identifica como “Lobo_740”. Ela acredita que ele seja um garoto de sua idade e desenvolve com ele uma amizade e, aos poucos, vai contando seus medos juvenis e fica cada vez mais dependente do “Lobo”, que começa a fazer pedidos estranhos em troca de seu afeto. É comum que agressores ganhem a confiança das vítimas por meio de estratégias de aproximação para conseguirem o que querem. No ambiente virtual, isso se torna mais fácil de acontecer e mais difícil de identificar. Ela é um banquete e está pronta para ser devorada, mas o que não imaginam é que ela guarda um lobo dentro de si e, às vezes, ele sai para caçar. Ficha Técnica Dramaturgia e direção: Priscila Modanesi. Em cena: Aline Samsa, Maíra Rodrigues e Taline Jovaneli. Projeções: Lucas Trabachini. Luz: Ricardo Silva. Operação técnica de som: Geam Marcelo. Designer Gráfico: Giovana Poletto. Maquiagem: Amanda Mantovani.
Tempo de Duração 10 minutos
Dia 27 – 20h15
Nome do Trabalho Artístico BIGBIG
Nome do grupo Companhia Dois em Um Cidade/Estado Belo Horizonte/Minas Gerais
Sinopse Um homem sozinho em casa, espera ansiosamente seus convidados para a comemoração da sua primeira festa de aniversário. No entanto, os convidados nunca chegam. Ficha técnica Realização: Companhia Dois em Um. Atuação e Concepção: Dê Jota. Captação de Imagem: Gustavo Koncht. Confecção de Máscara Expressiva Inteira: Fábio Cuelli. Produção Executiva: Lucas Prado.
Tempo de duração 10 minutos.
Dia 27 – 20h30
Nome do Trabalho Artístico DENTRO
Nome do grupo ou artista Milton Aires Cidade/Estado Goiânia/Goiás
Sinopse Confinado em uma sala virtual, um homem flerta com lugares de seus desejos e memórias, procura dentro de si por algo que é ele mesmo e se vê preso em um sonho surreal que mais parece um filme. Um filme dentro do filme. A cena transborda da realidade do ambiente virtual para as ilusões de um sonho pixelado, com múltiplas telas polifônicas, que borram e turvam a visão dos espectadores, sem deixar de torná-los cúmplices dos acontecimentos. Uma experiência sinestésica audiovisual que convida o público ao deslocamento de tempo e espaço.
Ficha técnica Direção, roteiro e atuação: Milton Aires. Textos adaptados de Guimarães Rosa, José Saramago, Wagner Schwartz. Orientação/provocação: Luiz Fernando Marques (Lubi) e Flávio Rodrigo Orzari. Colaborações: Núcleo de Pesquisa Cinema com Presença – O filme da minha Live. Vídeo incidental: Cena do filme Cinema Falada de Caetano Veloso. Músicas incidentais: Porque
você faz cinema? (Adriana Calcanhotto), Um Sonho (Nação Zumbi); Yo Te Amo (Tim Maia). Tempo de duração 10 minutos.
Dia 27 – 20h45
Nome do Trabalho Artístico ARRIMO
Nome do grupo ou artista Coletivo Ventarolas Cidade/Estado Belo Horizonte/Minas Gerais
Sinopse O Coletivo ventarolas nasce do desejo de 3 amigas que experimentam em suas vivências situações semelhantes enquanto mulheres pretas de periferia e ao mesmo tempo situações extremamente distintas. Nascido em 2019,mais ainda com atividades bem tímidas na cidade o coletivo ventarolas traz em seu cerne a poética do corpo negro que transita entre passado presente e futuro provocando reflexoes sobre tudo aquilo que atravessa essa existência. Arrimo é uma cena experimental que traz à tona várias nuances da vivência de mulheres negras que vivem ou sobrevivem como suporte e teto para outros sonhos e não os seus e que vivem na constante reflexão sobre abandonar esse lugar de apoio e se esse movimento acontecer, quais estruturas ainda vão estar de pé? É o que iremos descobrir.
Ficha técnica Roteiro, trilha sonora e iluminação e atuação: Lylah Araújo; Direção, roteiro, figurino e atuaçāo: Kelly Cristina; Direção, roteiro e atuação Stefanny Jessica; Filmagem e suporte técnico: Arthur Ranne; Registro fotográfico: Neide Oliveira; Preparação Corporal: Suelen Sampaio.
Tempo de duração 10 minutos.
• QUANDO: 27/04/2023, quinta
• ONDE: Espaço Aberto Pierrot Lunar (rua Ipiranga, 137, Bairro Floresta) ou pela Plataforma: Youtube Espaço aberto Pierrot Lunar – http://www.youtube.com/ciapierrotlunar
• HORÁRIO: 20h
• Bate papo às apresentações e transmitidas AO VIVO pelo nosso canal no YouTube.
• INGRESSOS GRATUITOS: entrada franca, com convites retirados no sympla.com.br/ciapierrotlunar para o público presencial e livre acesso para a transmissão ao vivo.