Foto Aoki Produções
No dia 24 de junho, a região do Barreiro em Belo Horizonte celebra uma das manifestações artísticas mais transformadoras, que merece um dia inteiro de comemorações. Com entrada gratuita, mais de 20 atrações vão passar por três palcos localizados na Praça do Cristo, na Pista de Skate e na Praça da Febem.
Realizado pelo Instituto Macunaíma de Cultura, o evento que integra uma rede nacional do Dia da Música acontece pela primeira vez no Barreiro, conta com atrações culturais locais e tem como objetivo, além de proporcionar momentos de lazer para a população, valorizar a música autoral, cantores e bandas da região. A programação conta com atividades das 9h às 22h. O público poderá doar agasalhos e alimentos em qualquer uma das praças do evento.
Os palcos são divididos por estilos musicais e para aqueles que não querem perder seus shows favoritos – ou conhecer uma nova banda – mesmo que em outras praças, a Busona, do Tarifa Zero, vai rodar entre as estações do evento. Dessa forma, a pluralidade do Dia da Música Barreiro poderá ser curtida com o máximo de aproveitamento.
No Palco Barreiro Rock, localizado na Praça do Cristo, no Milionários, o público poderá conferir David Sigueira, Arquivo d’Vinil, Pedro Olem e Seus Problemas, Bleeding for my Enemies, 1000 Halls!, além de uma intervenção do Vinil das 3 e participar do Encontro de Carros Antigos e Motoclubes. Já no Palco Barreiro Hip Hop, na Pista de Skate, o Hip Hop toma conta nas vozes de Neghaun, CDR Trincaments, La Plaza, In’Rua, Setor RAP, Império dos Guerreiros, Mão Única e intervenção com Russo MC e DJ Malika.
Outro ritmo que já faz parte da tradição da região e merece um palco especial, na Praça da Febem, é o Congado. Entre os grupos convidados está o da Irmandade Moçambique Nossa Senhora do Rosário (O mais antigo da cidade e tombado como patrimônio histórico imaterial), Congregação Nossa Senhora do Rosário do Barreiro de Cima, Guarda de Congo São Benedito nossa Senhora do Rosário,Guarda de Moçambique Conjunto Túnel de Ibirité. No local também acontece a Feirinha da Febem.
Para o presidente do Instituto Macunaíma de Cultura, Rodrigo Mateus, a cultura em Belo Horizonte fica muito concentrada ao centro de Belo Horizonte e sua região. “Nossa intenção com projetos como o Dia da Música é proporcionar que a região do Barreiro também tenha acesso à cultura, descentralizando as ofertas culturais. A cultura é essencial para a mudança e transformação da sociedade e assim iniciaremos um diálogo de fomentar um encontro das culturas produzidas na regional Barreiro, tornando-se um espaço de produção de sentido e reelaboração das experiências e vivências culturais dentro da regional, ao jogar luz a cultura produzida e vivenciada nos bairros e periferias do Barreiro; trazendo a dimensão de celebração e valorização da diversidade cultural urbana”, completa.
Veja a programação:
Serviço
Dia da Música no Barreiro
24 de junho – Sábado
Palco Barreiro Rock
Praça do Cristo, Milionários
Das 14 às 22h
David Sigueira
Arquivo d’Vinil
Pedro Olem e Seus Problemas
Bleeding for my Enemies
1000 Halls!
Intervenção – Vinil das 3
Encontro de carros antigos e motoclubes
Palco Barreiro Hip Hop
Pista de Skate, Barreiro
Avenida Afonso Vaz de Melo , 990
Das 14h às 22h
Neghaun
CDR Trincaments
La Plaza
In’Rua
Setor RAP
Império dos Guerreiros
Mão Única
Intervenção Russo MC e DJ Malika
Best Trick Skate e Best Trick Bike
Palco Barreiro Congado
Praça da Febem, Cardoso
Das 9h às 13h
Irmandade Moçambique Nossa Senhora do Rosário
Congregação Nossa Senhora do Rosário do Barreiro de Cima
Guarda de Congo São Benedito nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique Conjunto Túnel de Ibirité
Feirinha da Febem
Entrada gratuita
Haverá arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis, mas a participação não está condicionada à doação.