Criado em novembro de 2016, o bloco Havayanas Usadas estreou no carnaval belorizontino no ano passado, levando mais de 50 mil pessoas às ruas da regional Leste. Com repertório dedicado ao melhor do axé music dos anos 80 e 90 e com influência dos blocos afros baianos, traz o alto astral como sua marca registrada.
Com chinelos nos pés, alegria, axé, batuques e sons da Bahia, o bloco volta a desfilar em 2018.
Para promover o desfile 2018 interessados e foliões de carteirinha se uniram ao bloco em junho de 2017, participando de nove oficinas de percussão e seis ensaios coletivos, num total de oito meses de trabalho para o grande desfile na avenida.
Esse ano, o cortejo que leva o tema Chinelactea – A viagem do chinelo espacial, contará com um time de artistas convidados para abrilhantar a festa. O multiartista Marcelo Veronez assina a direção artística do desfile, que promete momentos surpreendentes, contando a história do Universo desde a sua criação.
O músico Barulhista – premiado pelo trabalho em diversas trilhas sonoras para teatro, cinema e dança fará os efeitos incidentais nas músicas apresentadas pelo bloco trazendo a sonoridade do universo sideral ao repertório.
Outra convidada especial é a sambista paulista Fabiana Cozza, que estará pela primeira vez no carnaval de Belo Horizonte, e fará uma participação especialíssima durante o desfile do Bloco.
O tema
O tema do desfile 2018 – Chinelactea – A viagem do chinelo espacial – surgiu a partir da escuta das músicas que compõe o repertório carnavalesco. Juntos Marcelo Veronez e a direção do Havayanas – que também formam a banda do bloco – decidem trabalhar com a música Eva, um clássico do carnaval baiano.
Composta em 1982 pelo italiano Umberto Tozzi, foi gravada no Brasil pela Banda Rádio Táxi (1983) e se tornou grande sucesso, na voz da Banda Eva – ainda com Ivete Sangalo, em 1997. A letra conta a busca por um novo mundo, após o momento apocalíptico no qual a “loucura humana” destrói a terra. Na fábula da pequena Eva vai em busca da construção um novo mundo.
Para os integrantes do bloco, a música traz um retrato do cenário político atual, das intolerâncias, desrespeito á diversidade e ao ser humano. O Havayanas propõe então a busca pela construção deste novo mundo, onde todos sejam livres pra voar. Segundo Veronez “A música traz o poder do feminino, da liberdade, do respeito à diversidade. A música é a chave do tema de 2018”.
O bloco promete que foliões e ritmistas podem esperar desse desfile muitos novidades.
SERVIÇO
Chineláctea 2018 – Desfile do Bloco Havayanas Usadas
Segunda-feira, 12 de fevereiro, de 11 às 16h
Ponto de saída: Av Andradas, altura do número 3526 (próximo à Rua Cachoeira Dourada)
Ponto de dispersão: Av. Andradas, altura do número 4066 (próximo à Rua Nova Rezende).
[Os dois pontos estão próximos às estações de metrô Santa Tereza e Horto, respectivamente]