Home Teatro Grupo Serelepe apresenta curta temporada do espetáculo Brinquedorias em BH

Grupo Serelepe apresenta curta temporada do espetáculo Brinquedorias em BH

by Paloma Morais

Nos dias 17, 18, 24 25 de março, o grupo Serelepe (EBA/UFMG) apresenta no Teatro Marília o espetáculo Brinquedorias. A palavra não existe no dicionário, mas foi a melhor forma que Eugênio Tadeu, integrante do grupo, encontrou para dar vida a um projeto de pesquisa, extensão e criação de brincadeiras, com brinquedos e pessoas.

Voltado especialmente para o público infantil, o espetáculo também cativa os grandinhos, afinal, a música que é dirigida às crianças também deve tocar o adulto. Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu serelepeiam no palco com brincadeiras tradicionais que não são muito conhecidas, mas foram escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas. Além de suas belas melodias, elas nos provocam com as suas movimentações pelo espaço e pelas possibilidades de inventarmos moda com elas, durante e após a apresentação.

O espetáculo é fruto do livro CD e DVD que leva o mesmo nome, lançado em 2017. As brincadeiras que estão no livro, e no palco, foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincadeiras do Brasil e de outros países da América do Sul. Elas são apresentadas de forma cênica e musical, valorizando os aspectos sonoros e os movimentos como inspiradores para a performance.

Brinquedorias estreou, de forma preliminar, no 13º Encontro da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha ocorrido em Buenos Aires, Argentina; já passou pelo projeto Garatuja – encontro de arte para crianças, em Contagem, em outubro de 2017; e no programa “Eu, criança no museu” do Memorial Minas Gerais Vale, em novembro do mesmo ano. O projeto conseguiu a aprovação da Lei de Incentivo da FMC. As apresentações nesta curta temporada serão uma mostra de como o espetáculo está sendo elaborado, pois ele passará por transformações ao longo deste ano.

Brinquedorias é uma maneira de colocar à disposição das crianças, jovens, adultos, brincantes e educadores um leque de ações que possa transformar o ensino da arte em uma oportunidade de crescimento.

O Serelepe faz parte do projeto de pesquisa, ensino e extensão “Serelepe brinquedorias sonoras e cênicas”, da Escola de Belas Artes da UFMG, com apoio da PROEX/UFMG e da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, e se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005. Inicialmente, o grupo, que era formado também com a presença de Cris Lima, se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe – Uma Pitada de Música Infantil, na rádio UFMG Educativa, 104,5 FM, com os programas veiculados todos sábados e domingos às 9h da manhã. Mais tarde, começou a investir também em oficinas e intervenções musicais. O trio integra o movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha (MOCILyC). Já se apresentou em Juiz de Fora, Pedro Leopoldo, São Paulo, Ribeirão Preto, Valparaíso (Chile), Santa Fé e Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Medelín, Bogotá, Melgar (Colômbia), entre outros.

Utilizando o brincar como fio condutor, idealizou em 2010 o sucesso de público Locotoco, inspirado em canções e brincadeiras tradicionais, recolhidas em diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina. Em 2014, o espetáculo foi registrado em CD.

Ficha técnica

Em cena: Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos.
Concepção e direção: Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos.
Figurinos: Manuela Rebouças e Jonnatha Horta Fortes.
Iluminação: Manuela Rebouças e Gabriel Corrêa
Técnicos de som: Lucas Mortimer e Fernando Braga.
Pré-produção: Francisco Cereno
Apoio logístico: Morgana, Júnia Flor, Vanessa Anício, Patrícia Andrade, Marina Andrade, Luiza Andrade e Daniele Lima.
Produção e assessoria de imprensa: Beth Santos

SERVIÇO

Brinquedorias – Grupo Serelepe  EBA -UFMG

Dias 17, 18, 24 25 de março |   sábado e domingo, às 16 horas
Teatro Marília (Av. Professor Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Ingressos: R$12,00 (inteira), R$6,00 (meia)

 À venda na bilheteria do teatro 1 hora antes do espetáculo

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.