Foto: Amanhã Filmes Itallo Vieira
O Grupo Galpão lança, no dia 14 de outubro, uma websérie sobre Teuda Bara, atriz e uma das fundadoras da companhia em 1982. No novo projeto, Teuda Bara recebe amigos para relembrar momentos de suas trajetórias pessoais e profissionais, tanto dentro quanto fora do Grupo Galpão. Ao todo, são 10 episódios que serão publicados no Instagram e no Facebook do Grupo Galpão. As gravações ocorreram na casa de Teuda Bara, com a presença de convidados como Tutti Maravilha, Elza Cataldo, Chico Pelúcio, João Santos, Gilma Oliveira, Antonio Edson, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Bebeto Horta e Inês Peixoto. O lançamento será no dia 14 de outubro de 2024, às 17h, com novos episódios às segundas-feiras.
SOBRE TEUDA BARA:
Teuda Bara nasceu em Belo Horizonte, em 1941. Filha de Augusto Mário França Fernandes, major do Corpo de Bombeiros, e Helena Magalhães Fernandes, enfermeira e cantora, não teve formação teatral formal.
Aos 30 anos, estudava Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde participava de teatro-jornal no Diretório Acadêmico. No terceiro ano, abandonou o curso e começou a trabalhar com o diretor Eid Ribeiro. Fundou o grupo “Fulias Bananas” e, após assistir a uma apresentação em Belo Horizonte, foi a São Paulo para trabalhar com o diretor José Celso Martinez Corrêa. Retornou a Belo Horizonte em 1981 e ingressou em uma oficina de teatro dirigida por membros do Teatro Livre de Munique, que deu origem ao Grupo Galpão.
Como atriz e fundadora do Grupo Galpão, atuou em diversos espetáculos. No início dos anos 2000, viveu entre Montreal e Las Vegas, onde, a convite do diretor Robert Lepage, participou do espetáculo “K.Á.” do Cirque Du Soleil. Voltou ao Brasil em 2007, retomando sua carreira com o Galpão. Em 2015, estreou a peça independente “Doida”, na qual atuou com seu filho Admar Fernandes.
No cinema, participou de filmes como “O Palhaço”, de Selton Mello, “La Playa D.C.”, de Juan Andrés Arango, e “As Duas Irenes”, de Fábio Meira. Pelo curta “Ângela” (2019), foi premiada no Festival de Brasília com o troféu de Melhor Atriz.
Em 2019, estreou o solo “LUTA”, com direção e dramaturgia de Cléo Magalhães, Marina Viana e João Santos. Participou de espetáculos virtuais e filmes, incluindo “As Órfãs da Rainha” (2023) e o curta “Ressaca”. Na televisão, teve papéis na novela “Meu Pedacinho de Chão” e na série “A Vila”.
FICHA TÉCNICA – TÁ LEMBRADA, TEUDA BARA?
Concepção e coordenação de comunicação: Letícia Leiva
Assistência de comunicação: Fernanda Lara
Mediação artística e de produção: Inês Peixoto
Direção e edição: Luiz Felipe Fernandes
Fotografia: Walfried Weissmann
Som direto: Gustavo Campos
Convidados: Tutti Maravilha, Elza Cataldo, Chico Pelúcio, João Santos, Gilma Oliveira, Antonio Edson, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Bebeto Horta e Inês Peixoto
Still: Ítallo Vieira – Amanhã Filmes
Comunicação digital: Matheus Carvalho – Rizoma Comunicação & Arte
Assessoria de imprensa: Polliane Eliziário – Personal Press
Serviços gerais: Danielle Rodrigues
Agradecimentos: João Santos, Danielle Rodrigues, Admar Fernandes e André Dulci
Tutti Maravilha – Jornalista e Radialista
Elza Cataldo – Cineasta
Chico Pelúcio – Ator, diretor, Gestor do Centro Cultural Galpão Cine Horto e integrante do Grupo Galpão
João Santos – Jornalista, artista de Teatro e integrante do Teatro da Fumaça
Gilma Oliveira – Coordenadora de Produção do Grupo Galpão
Antonio Edson – Ator e integrante do Grupo Galpão
Júlio Maciel – Ator, diretor e integrante do Grupo Galpão
Lydia Del Picchia – Atriz, diretora e integrante do Grupo Galpão
Bebeto Horta – Professor de Filosofia
Inês Peixoto – Atriz, diretora e integrante do Grupo Galpão