Foto: Artes Sapas crédito_Marília Fiuza @mazfiuza
A Mostra de Artes Visuais Brasas, com curadoria das coletivas mineiras Fanchecléticas e Basuras, estreia em 8 de novembro com o objetivo de promover a visibilidade e valorização da arte criada por pessoas trans e mulheres lésbicas, bi e pansexuais. O evento conta com quatro exposições, que incluem técnicas como pintura, escultura, instalação, fotografia e vídeo. Três das mostras serão presenciais, em Belo Horizonte, e uma exposição virtual reunirá obras de artistas de todo o Brasil.
As exposições presenciais ocuparão espaços alternativos como o Teatro 171, a Casa de Referência da Mulher Tina Martins e o aKasulo – Centro de Convivência LGBTQIA+, todas com entrada gratuita. A mostra virtual estará disponível no site fanchecleticas.com/brasas. A programação também inclui oficinas, ações e performances que buscam promover o encontro e o intercâmbio entre os artistas participantes.
Com o lema “A arte não é apenas um reflexo do mundo, mas um pulsar vivo”, a Mostra Brasas propõe refletir sobre a força da arte como um catalisador de mudanças. Segundo Éle Fernandes, artista e representante da Associação Artes Sapas, cada obra exposta simboliza o processo criativo transformador, inspirado pela transmutação do fogo – metáfora do poder da arte em promover reinvenção e transformação.
A Associação Artes Sapas, junto à Fanchecléticas e Basuras, impacta a produção artística de pessoas LBT, promovendo a criação e a circulação de suas obras. As Fanchecléticas, em especial, desenvolvem atividades socioculturais e parcerias, enquanto a Basuras, coletiva latino-americana, aborda temas como Meio Ambiente, Direitos Humanos e políticas transfeministas a partir de uma perspectiva anticapitalista.
SERVIÇO:
Artistas que participam da Mostra Brasas, por espaço:
aKasulo – Centro de Convivência LGBTQIA+: Anti 01, Bê de Sá, Cecília Castanha, Kaus Total, Lucas FMQ, Mayara Smith, Stefane Bernardo;
Casa de Referência da Mulher Tina Martins: Daphne Cunha, Isabella Haru, jomaka, Lê Góis, Lorena Lua, Tita;
Teatro 171: jomaka, Bruni Emanueli, Iêda Carvalho, Leonor Dourado, Marília Lima, Princezinha da Paz, Ser Rio, Trans Preto;
Mostra on-line: Ariell Guerra, Lucimélia Romão, Mó Missão Dance, Pavuna Kid, Sun Sarara, Yaya Ferreira.
Todas as atividades são gratuitas. Detalhes e mais informações podem ser conferidos no Instagram das coletivas @artes_sapas, @fanchecleticas e @basurassss, e no site fanchecleticas.com/brasas.
O Quê? Mostra Brasas – exposições de artes visuais LBT
Quando: de 8 de novembro a 1 de dezembro de 2024
Locais, endereços e classificação indicativa:
aKasulo – Rua Agnelo Macedo, 234, Barreiro. Classificação 16 anos
Casa Tina Martins – Rua Paraíba, 641, Santa Efigênia. Classificação 14 anos
Teatro 171 – Rua Capitão Bragança, 35, Santa Tereza. Classificação 18 anos
E no site fanchecleticas.com/brasas. Classificação livre
Oficinas
- Stencil: dia 20/11, quarta, a partir das 15h, na aKasulo, público a partir de 16 anos
- Serigrafia: dia 23/11, sábado, a partir das 9h, na Tina, público a partir de 14 anos
Inscrições nos dias das atividades, 30min antes do início da programação.
Rolê das Brasas
Encontros presenciais com os artistas, bate-papos e intervenções artísticas
- Sexta, 8/11, das 20h às 23h, no Teatro 171, público a partir de 18 anos
- Sábado, 23/11, das 11h às 19h, na Casa Tina Martins, público a partir de 14 anos
- Domingo, 1º/12, das 14h às 20h, na aKasulo, público a partir de 16 anos