Foto: Igor Cerqueira
Nos dias 14 de novembro a 6 de dezembro, Belo Horizonte recebe a edição 2024 do Cena 3×4, projeto de criação e compartilhamento de processos teatrais. A programação é gratuita e inclui apresentações dos coletivos Morro Encena, Maldita Cia., Artilharia Cênica, e Caras Pintadas & El Individuo em diversos locais da cidade. Informações detalhadas sobre a programação e acessibilidade podem ser encontradas no site do Cena 3×4.
O Cena 3×4, criado em 2002 pela Maldita Cia. de Investigação Teatral em parceria com o Galpão Cine Horto, promove a formação, criação e troca de experiências entre grupos de teatro em Belo Horizonte. Cada edição envolve quatro coletivos, que desenvolvem criações colaborativas para aproximar o teatro de suas comunidades. Em 2024, a proposta incentiva que os grupos investiguem seus próprios territórios, fortalecendo laços com seus contextos locais.
Na abertura, o coletivo Morro Encena apresentará o espetáculo “Fia Feia de Delegado” em bares do aglomerado da Serra, refletindo a vivência local e satirizando temas como machismo. As apresentações ocorrem nos dias 14 de novembro, às 20h, e 15 e 16 de novembro, às 17h.
Já a Maldita Cia. traz “Capítulo 3: Nem Meu Nome Eu Falo Hoje”, peça baseada no relatório da Comissão da Verdade em Minas Gerais e em relatos de Emely Vieira, ex-presa política e defensora dos direitos humanos. As apresentações serão no dia 17 de novembro, às 11h e 16h30, com foco em memória e direitos humanos.
O coletivo Artilharia Cênica exibe “HA!” no Parque Municipal, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 15h, abordando a relação com dispositivos eletrônicos de forma lúdica e reflexiva. O espetáculo explora o contraste entre o mundo virtual e o universo onírico.
O encerramento fica por conta de “Antes Ele do que Eu!”, obra dos coletivos Caras Pintadas e Cia El Individuo, que será apresentada no Teatro Espanca!, em 5 de dezembro, às 20h, e no Centro Cultural São Bernardo, em 6 de dezembro, às 14h. Inspirado na obra “Defunto só Presta Morto”, de Fernando Limoeiro, o espetáculo reflete sobre a situação dos circos de lona do interior do Brasil, suas tradições e desafios.
SERVIÇO:
“Fia Feia de Delegado”, do coletivo Morro Encena
14 de novembro às 20h
15 de novembro às 17h
Local: Mirantinho Bar. Rua Bela Vista 14, Praça do Cafezal
Entrada gratuita
16 de novembro às 17h
Local: Bar “Para aqui Rapidim”: Rua Doutor Camilo, 504 (embaixo da Caixa d’água)
Entrada gratuita
“Capítulo 3: nem meu nome eu falo hoje”, da Maldita Cia. de Investigação Teatral.ção e 17 de novembro às 11h e às 16h30
Local: Galpão Cine Horto (rua Pitangui, 3.613 – Horto)
Entrada gratuita.
Ingressos no link: https://www.sympla.com.br/produtor/galpaocinehortobilheteria
“HA!”, do grupo Artilharia Cênica
30 de novembro e 01 de dezembro às 15h
Local: Praça dos Patins – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (ao lado do Teatro Francisco Nunes) – Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Entrada gratuita.
“Antes Ele do que Eu!”, da Cia El Individuo e Caras Pintadas
05 de dezembro às 20h
Local: Teatro Espanca! (Rua Aarão Reis, 542 – Centro)
Entrada gratuita.
06 de dezembro às 14h
Local: Centro Cultural São Bernardo (Rua Édna Quintel, 320 – São Bernardo)
Entrada gratuita.