Conversação com Conceição Evaristo e Ailton Krenak e Cortejo marcam a abertura do FIT BH 2022
Foto: Tambor Mineiro/Divulgação
Celebrando nossas raízes e nossa latinidade, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH irá promover o reencontro entre o público, grupos e artistas com o evento. Nesta 15ª edição, o Festival vai refletir sobre o tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”, elaborado pela curadoria formada por Andreia Duarte, Marcos Alexandre e Yara de Novaes e reúne mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, encontros, oficinas, ocupações e debates.
Abrindo oficialmente a programação, no dia 5 de novembro, às 10h, no Teatro Francisco Nunes, haverá um bate-papo com Conceição Evaristo e Ailton Krenak, dois dos homenageados do ano. Durante o encontro, os convidados irão participar de diálogos transversais sobre temas como terras, humanidades, enfrentamento das opressões e a vivência e permanência da ancestralidade em suas produções. A conversação contará com tradução em libras, garantindo acessibilidade. Logo depois, às 13h, o público será convidado a acompanhar o Cortejo de Abertura – um encontro festivo para um grande desfile pelas ruas de Belo Horizonte. O cortejo será comandado por Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, e inclui a participação de blocos de carnaval, Reinados de Nossa Senhora do Rosário e Folia de Reis.
A concentração para o desfile será no entroncamento entre a Avenida Amazonas e as ruas São Paulo e Tamóios. A dispersão será embaixo do Viaduto Santa Tereza. Durante o percurso, o público terá a oportunidade de conferir a participação dos blocos Saúde, Tambor Mineiro, Corte Devassa, Como Te Lhama, o grupo Pata de Leão, as Guardas de Nossa Senhora do Rosário e a Irmandade Estrela do Oriente, entre outras.
Veja a programação e saiba mais detalhes sobre o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH em http://portalbelohorizonte.com.br/fit/