Neste domingo, dia 2 de junho, a capital recebe o Festival Desperta – Saúde é Atitude, com o objetivo de chamar atenção da população para a saúde do corpo, da mente e da alma. A programação gratuita vai ocorrer em praças públicas de Belo Horizonte e também em Betim, com palestras, shows e várias atividades.
Na capital, o festival ocupa três praças – Floriano Peixoto, Assembleia e JK – com shows, apresentações culturais, palestras e outras atividades, proporcionando diferentes experiências para as pessoas. A programação em cada uma das praças será dedicada a uma abordagem sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar.
- Praça Floriano Peixoto
Na Floriano Peixoto a mente é o ponto de partida para a realização de várias atividades, que acontecem de 9h às 16h. Na programação, destaque para o ciclo de palestra e debates que vão abordar a saúde sob o viés do conhecimento, da lógica e do raciocínio e como uma mente ativa e saudável contribui para o bem-estar e qualidade de vida.
A jornalista Mariana Ferrão vai contar, às 10h, como algumas práticas, como a meditação, o hábito de ser grato e a empatia são ferramentas que levam a uma vida mais plena. Mariana também vai mediar três debates. O primeiro explora um paradoxo: ao estarem cada vez mais conectadas e com acesso cada vez maior a tecnologias, cresce a procura das pessoas por cuidados humanizados e relações mais próximas. Participam desta conversa a pesquisadora e consultora especialista em futurologia, Lidia Zuim; a idealizadora do projeto Yemisi, que promove vivências de yoga, identidade e autocuidado com foco na inclusão da população negra, Juliana Luna; e o cirurgião plástico com formação em inovação e criatividade na Singularity University/NASA, Leonardo Aguiar.
A segunda mesa de debates vai discutir como a busca por autoconhecimento, reconexão com o próprio corpo e com a natureza são caminhos possíveis para se viver com mais qualidade. Participam do debate o nefrologista cooperado da Unimed-BH, José Resende, que acredita que o equilíbrio é ponto de partida para uma vida mais saudável; Gustavo Ziller, empreendedor mineiro que mudou seu ritmo e estilo de vida e se tornou montanhista; e Cida Barcelos, atriz, produtora cultural e uma das idealizadoras do coletivo Hortelões da Lagoinha, que ressignificou os processos de ocupação urbana, cultivo e produção de alimentos orgânicos e de relações interpessoais na região do bairro Lagoinha.
O terceiro e último debate do dia apresenta como a criação de conteúdo, a brincadeira e a risada podem contribuir para uma vida mais saudável. Nesta mesa estão confirmados Márcio Ballas, dramaturgo especializado na linguagem de palhaços e em improviso teatral que, durante quatro anos, integrou o “Doutores da Alegria”; Jéssica Gomes, criadora da rede Navaranda, plataforma de conexões e conteúdo que, em 2018, permitiu que representasse o Brasil em Cannes no See It Be It, um programa que seleciona 20 lideranças globais para propor soluções para equidade de gênero; e Paula Miranda, educadora física que reconheceu o potencial das brincadeiras como elemento fundamental para a saúde.
Na praça Floriano Peixoto, ao longo do dia, também estão programados o Tai Chi Chuan do Circuito Unimed Ativa, ginástica para o cérebro com a Escola Supera, meditação guiada com Bhrama Kumaris e yoga com a coach e instrutora Carol Rache.
- Praça da Assembleia
A Praça da Assembleia, cuja programação acontece de 9h às 16h, terá atividades ligadas ao corpo e a proposta é colocá-lo em movimento. Estão previstas aulas de ciclismo indoor, treinamento funcional, aulas de dança, treino de basquete e uma parede de escalada que tem 5,4 metros de altura. O Circuito Unimed Ativa, com as aulas de alongamento, relaxamento, caminhada orientada e iniciação a corrida, também está na programação. As pessoas que estiverem na praça poderão ainda aferir a pressão e a glicose e fazer uma análise de marcha.
Na Praça da Assembleia haverá uma edição especial da Feira Fresca, que reúne pequenos produtores locais para comercializarem alimentos plantados, colhidos e produzidos em sítios e fazendas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
- Praça JK
Um espaço de cultura e arte, de emoção, convivência e celebração da vida. Essa é a definição da programação da Praça JK, a alma do Desperta.
Às 9h as pessoas serão recebidas pelos músicos Renato Motha e Patrícia Lobato, conhecidos por seus mantras e releituras de músicas conhecidas da MPB. Na sequência, estão previstas várias atrações culturais, como a performance Sanfonástica, da artista Lívia Mattos, a apresentação do espetáculo Bichos do Brasil, do grupo de teatro de bonecos Pia Fraus, e a peça infantil Memórias de um Quintal, da Insensata Cia de Teatro.
Entre as atrações musicais estão o grupo Senta a Pua, com um repertório típico das gafieiras da década de 1960; da Orquestra BIOS, composta por músicos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; do Batuque Salubre, grupo de percussão formado por crianças e adolescentes do Aglomerado Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, que integram o projeto Escola de Artes Instituto Unimed-BH; e do artista Maurício Tizumba, que se apresenta com o seu Tambor Mineiro e com o Bloco Saúde, que reúne médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.
A grande atração do dia é Zélia Duncan, que encerra o Desperta às 17h30. No seu show, a cantora vai apresentar os grandes sucessos da sua carreira, como “Alma” e “Catedral”.
Além da programação musical, na Praça JK haverá uma aula de Lynd Hop, com o grupo Be Hoopers; oficinas de maquetes e de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis; intervenção de palhaços, com a Sociedade do Riso; e contação de histórias da Casa do Beco. As três últimas atrações são promovidas pelo Instituto Unimed-BH.
Ao longo do dia, quem quiser passear pela praça poderá fazer piquenique, conhecer a mostra Experimente no Campo, de produtos orgânicos e naturais, participar de brincadeiras para crianças e levar seus animais de estimação, já que haverá um espaço exclusivo para os pets.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DESPERTA EM BELO HORIZONTE
Dia 02/06, domingo
Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte
Espaço: Arena Saúde é Atitude
10h – Palestra “Projete a sua saúde: só você pode fazer isso”, com Mariana Ferrão
10h30 – Mesa 1: High tech, High Touch – Tecnologias para uma vida mais saudável. Debate sobre o papel da tecnologia na saúde
13h30 – Mesa 2: Saúde é (re)conexão. O debate propõe uma reflexão a partir de uma perspectiva abrangente sobre saúde e a busca por conexões e autoconhecimento
15h – Mesa 3: O que a criatividade tem a ver com saúde? Discussão sobre como criar, brincar e rir contribuem para uma vida mais saudável
Espaço: Pergolado
9h e 13h – Meditação orientada (Bhrama Kumaris)
Espaço: Praça
9h às 10h30 – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
10h às 16h – Ginástica para o cérebro com a Escola Supera
9h30 às 12h e 13h às 16h30 – Desvendando o Céu (Espaço do Conhecimento UFMG)
10h às 16h – Livro na Praça
10h às 16h – Xadrez (Federação Mineira de Xadrez)
Espaço: Circuito Unimed Ativa
9h – Tai Chi Chuan
10h – Pilates
11h – Tai Chi Chuan
11h30 – Pilates
14h – Pilates
15h – Tai Chi Chuan
16h – Yoga com Carol Rache
Praça da Assembleia, em Belo Horizonte
Espaço: Coreto
9h – Meeting Point da Equipe de Corrida do Minas Tênis Clube
9h30 – Aulão de dança com a Cia Camaleão
10h – Apresentação do duo “O Beijo”, do Núcleo Artístico, e do ballet “Passarinho”, da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH
10h30 – Interferência da Cia de Dança Camaleão
10h50 – Danças urbanas e Batuque Salubre
11h30 – Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
14h30 – Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
15h – Aulão de dança com a Cia Camaleão
16h10 – Ginástica Artística do Minas Tênis Clube
Espaço: Ciclismo indoor
9h10, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30
Espaço: Serviços de saúde
9h às 16h – Aferição de pressão, glicose e análise de marcha
Espaço: Circuito Funcional
10h, 13h, 15h30 – Treinamento funcional
Espaço: Praça
9h às 16h – Parede de escalada com instrutor
9h às 16h – Feira Fresca: mostra de produtos orgânicos
9h às 16h – Experiência de Basquete
10h30 às 11h30 – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
Espaço: Circuito Unimed Ativa
9h – Alongamento
9h30 – Iniciação a corrida
10h – Vem Correr e caminhada orientada
14h – Iniciação a corrida e caminhada orientada
16h – Alongamento e relaxamento
Praça JK, em Belo Horizonte
Espaço: Palco
9h – Renato Motha e Patrícia Lobato – Abertura com mantras
10h – Sanfonástica, performance com Lívia Mattos
10h15 – Espetáculo Bichos do Brasil, com Pia Fraus
11h30 – Espetáculo Memórias de um Quintal (infantil), com a Insensata Cia de Teatro
12h15 – Sanfonástica, performance com Lívia Mattos
12h40 – Show com Senta a Pua
14h – Be Hoopers: aula e apresentação de Lynd Hop
14h30 – Banda Bios, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
16h – Batuque Salubre
16h30 – Maurício Tizumba com Bloco Saúde e Tambor Mineiro
17h30 – Zélia Duncan
Espaço: Instituto Unimed-BH
10h – Oficinas de maquetes: Conhecer para cuidar
14h30 – Oficina: Construção de instrumentos com materiais recicláveis
Espaço: Praça
10h30 às 12h – Intervenção de palhaços com a Sociedade do Riso
11h – Contação de histórias da Casa do Beco
10h às 17h – Espaço Pets
10h às 17h – Piquenique
10h às 17h – Brincadeiras infantis
10h às 17h – Mostra Experimente no Campo