Home Eventos Festival Cultural do Mercado Central

Festival Cultural do Mercado Central

by Paloma Morais

O tradicional fígado com jiló de Belo Horizonte, é destaque no Festival Cultural do Mercado Central, que acontecerá no dia 27 de maio, às 10h, o Mercado Central com direito a uma série de shows de música instrumental popular.

O destaque do festival fica por conta de uma grande atração gastronômica: a maior chapa de fígado com jiló do mundo, com 16 metros, que será montada em frente ao Mercado, na Avenida Augusto de Lima. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo local durante a realização do evento.

Serão instalados bares para a venda de tira-gosto e bebidas, além da presença de chefs renomados: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA), Eduardo Avelar (Territórios Gastronômicos), Rosilene Campolina (UNA), Marcos Proença (Patorroco), Jaime Solares (Mercado da Boca e Borracharia), Ivo Faria (Mercado da Boca e Vechio Sogno), Rodrigo Zarife (Mercado da Boca), Ilmar Antônio de Jesus (Casa Cheia), Valdez Maranhão (Buteco do Maranhão), Ronaldo Marques da Silva (Bar Fortaleza) e Wellington Paulo Nunes (Bar da Lora).

O acesso será mediante doação de 5 litros de leite. Toda a arrecadação será revertida para instituições de assistência social. A troca do ingresso será realizada na administração do Mercado e dará direito a uma porção do prato.

Além da gastronomia, o evento também contará com apresentações musicais que integram o Festival Cultural do Mercado Central, cujo patrocínio do Instituto Unimed-BH se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo incentivo de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. O público poderá conferir show de chorinho com o grupo Choro Nosso e com o grupo de percussão Batuque Salubre, formado por alunos da Escola de Artes do Instituto no Aglomerado Morro das Pedras.

A convite do Mercado Central, o grupo Magnatas do Samba também participará da programação, trazendo ao evento o samba de raiz.

O que você não sabe sobre o fígado com jiló
Mais conhecido como fígado acebolado, o prato surgiu na década de 1960, quando os entregadores de mercadoria chegavam ao Mercado muito cedo e famintos. Eles pegavam os jilós nas lojas, levavam aos bares e solicitavam aos “chapistas” para fazer uma porção com os miúdos de carne.

Na década de 1980, o prato caiu no gosto do público. Desde aquela época, o fígado acebolado se tornou uma tradição no Mercado Central, fazendo sucesso e consolidando-se entre as principais receitas mineiras.

 

Festival Cultural do Mercado Central
Conjunto Isto é Nosso, Batuque Salubre, Magnatas do Samba
Dia 27 de maio – 10 horas
Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte – MG
Ingressos – doação de 5 litros de leite (troca na administração do Mercado Central de segunda a sábado, de 9h às 17h, no domingo de 9h às 12h)

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.