Home Exposições Exposição O Inferno de Dante

Exposição O Inferno de Dante

by Paloma Morais

Foto: Divulgação – Canto III,Antinferno.The Entry of Hell. ### Canto III, Antinferno. L’entrata dell’Inferno.

A Casa Fiat de Cultura convida o público a desvendar as alegorias e os simbolismos do poema épico A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A influência desta obra-prima está impregnada no imaginário ocidental e, mesmo depois de séculos, continua a inspirar escritores e toda a literatura mundial, além de outras áreas da cultura.

Na exposição “O Inferno de Dante – Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura”, a artista italiana transpõe cenas clássicas do Inferno, o primeiro reino de A Divina Comédia, em uma produção de 15 obras fotográficas baseadas no gênero tableau vivant – tendência da fotografia contemporânea de apresentar como cenas reais as imagens construídas de acordo com a dinâmica da cinematografia. Um ambiente imersivo foi criado na Casa Fiat de Cultura para despertar o imaginário dos visitantes e proporcionar uma reflexão sobre a existência humana. A mostra fica em cartaz de até 28 de maio de 2023 e é uma parceria da Casa Fiat de Cultura com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e o Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

As obras de Valentina Vannicola na Casa Fiat de Cultura 

O trabalho da artista italiana Valentina Vannicola cria um diálogo entre literatura, cinema, teatro e fotografia. As imagens, elaboradas como tableau vivants, articulam fragmentos poéticos para evocar histórias clássicas da literatura universal em composições minuciosamente calculadas. “Para a criação das minhas imagens preciso compor a cena em frente à lente para conseguir a atmosfera certa. A fotografia encenada não registra a realidade, mas a criação de uma situação em que o artifício, a máscara, o símbolo, a técnica e a interpretação devem ser combinados para criar uma linguagem”, explica.

Valentina escolheu sua cidade natal, Tolfa, ao norte de Roma, na Itália, para a interpretação dos condenados e das punições detalhadamente descritas por Dante Alighieri. A paisagem árida, o céu acinzentado e a retórica medieval serviram de inspiração para as obras, que se destacam pela clareza dramatúrgica e pela composição em um estilo de inspiração surrealista. Cada um dos 15 registros foi filmado com uma câmera analógica Hasselblad e seus negativos foram digitalizados, pós produzidos e impressos.

SERVIÇO:
Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.