Foto: Dalila Coelho
“O Avesso e o Diverso – Coleção Fundação Clóvis Salgado” ocupa a PNQA Galeria Pedro Moraleida, localizada no Palácio das Artes, a partir do dia 16 de março de 2023, reunindo obras das artistas Dalila Coelho, Lorena D’arc, Julia Panadés, Giulia Puntel e Carolina Botura, além de um sítio específico (obra realizada exclusivamente para o espaço da exposição) realizado também pela artista Carolina Botura. Com curadoria de Uiara Azevedo e Renata Fonseca, a mostra permanece até o dia 14 de maio de 2023, e tem entrada gratuita.
A mostra é fruto de uma seleção de trabalhos pertencentes ao Acervo de Artes Visuais da FCS, e o público terá acesso a diferentes faces e vivências presentes nos trabalhos produzidos por mulheres. Todas as obras selecionadas ocuparam o Complexo Cultural do Palácio das Artes e da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais em exposições realizadas pela FCS, e foram posteriormente doadas à Instituição, em um movimento colaborativo precioso à memória expositiva.
A mineira de São Domingos do Prata, artista visual, ceramista e professora da Escola Guignard (UEMG), Lorena D’Arc também faz parte da mostra com uma obra pertencente à uma exposição selecionada pelo Edital de Ocupação da FCS de 2019, atual Prêmio Décio Noviello. A obra fez parte de “Leite Derramado”, mostra que partiu do conceito de sonho como ponto de partida para a criação de uma série de objetos artísticos. Já Dalila Coelho, fotógrafa e jornalista vencedora do 1º Prêmio Décio Noviello de Fotografia, participa da mostra com uma fotografia da exposição “É verão o ano inteiro”, que ocupou a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais em 2020/2021. Suas fotografias são um convite para a apreciação de rituais estéticos em corpos fora dos padrões de beleza comumente ditados pela publicidade, e nesta série, a artista trata das sessões de bronzeamento de fita realizadas na periferia de Belo Horizonte.
História e preservação – “O Avesso e o Diverso – Coleção Fundação Clóvis Salgado” dá continuidade à série de exposições que divulgam as obras pertencentes à FCS, adquiridas por meio de doações realizadas por artistas que já expuseram nas Galerias do Palácio das Artes. A periodicidade das mostras de acervo da FCS, praticada nas décadas de 1980 e 1990, foi retomada em 2013 com a aquisição de obras do Prêmio Marcantônio Vilaça, grande parceiro da instituição. Desde então, diversos artistas contemporâneas realizaram doações à instituição, fortalecendo e diversificando o acervo.
SERVIÇO:
O AVESSO E O DIVERSO – COLEÇÃO FCS
Período expositivo: 16 de março até 14 de maio de 2023
Local: PQNA Galeria Pedro Moraleida – Palácio das Artes