Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

Que tal um olhar contemporâneo sobre a história urbana, literária e visual da nossa cidade? É o que propõe a exposição Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas, que tem curadoria de Marconi Drummond e Maurício Meirelles, em cartaz na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium.

A exposição faz parte da programação Língua Portuguesa, do Sesc Palladium até 8 de julho. As atividades foram selecionadas a partir do reconhecimento do idioma como patrimônio imaterial, pensando a memória social, afetiva e geográfica da língua. Outro norte para a definição das atrações foi a percepção do português também do ponto de vista crítico, como importante marco civilizatório calcado numa palavra viva e dinâmica.

Com base na ideia de “mapas literários”, a mostra Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas, investiga as relações entre cidade concreta e cidade imaginária, num jogo de significados que envolve afirmações e ausências, contaminações e recusas. Explorando interseções da literatura com outras linguagens artísticas, seu objetivo é mostrar como – paralelamente ao espaço urbano e às formas objetivas de representá-lo – uma outra cidade, feita de palavras e imagens, vem sendo construída pela imaginação de seus narradores.

Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas propõe um inusitado encontro entre a cidade tangível, entendida a partir de seus mapas e estruturas, e a cidade que se constrói a partir das relações humanas. São diferentes perspectivas de uma mesma escrita, que explora as interseções da literatura com outras linguagens artísticas, imagens e palavras. A exposição, é, sem dúvida, um importante momento da programação no semestre em que trabalhamos intensamente o Eixo Língua Portuguesa”, afirma Janaina Cunha, gerente de cultura do Sesc Palladium.

A exposição faz parte de um projeto mais amplo, chamado Belo Horizonte: cidade literária, uma plataforma de ações culturais transdisciplinares que discutem o espaço urbano e as escritas produzidas sobre a cidade.

SERVIÇO:
Cartografia Imaginária: a cidade e suas escritas
Visitação: de terça à domingo, das 9h às 21h. Entrada franca
Classificação etária: livre para todos os públicos
Período expositivo: até 8 de julho de 2018
Local: Galeria de Arte GTO, Sesc Palladium – Av. Augusto de Lima, no 420, Centro. Belo Horizonte, MG. CEP 30.190-006
Informações: sescmg.com.br. Telefone: (31) 3270-8100.

Compartilhar:

Paloma Morais

administrator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *