Foto: Pablo Bernardo
O CCBB Belo Horizonte recebe a estreia do espetáculo “Leão Rosário” projeto que celebra 50 anos de carreira do ator, diretor, escritor, roteirista e produtor, Adyr Assumpção. A montagem, com direção de Eduardo Moreira, tem dramaturgia autoral inspirada na obra Rei Lear, de Shakespeare, e no universo poético e encantador de Arthur Bispo do Rosário. O espetáculo fica em cartaz de 21 de março a 22 de abril, no Teatro II.
A obra “Rei Lear”, na qual a montagem foi inspirada, reflete, entre outros aspectos, sobre o envelhecimento. Ao ser associada à personalidade de Bispo do Rosário, traz para mais próximo as questões dos mais velhos na nossa sociedade, a nossa memória africana, as heranças simbólicas, a criatividade e principalmente os limites da sanidade. A construção do espetáculo tem ainda como referência os dramaturgos Wole Soyinka e Abdias do Nascimento que, partindo das estruturas canônicas da tragédia, recriaram no teatro aspectos determinantes da cultura de suas sociedades, tanto na África, quanto no Brasil.
“Leão Rosário” conta com um time de peso. A direção é assinada por Eduardo Moreira, direção musical de Ernani Maletta, cenografia de Jorge dos Anjos, Lúcio Ventania e Eliezer Sampaio, trilha sonora original de Heberte Almeida e preparação corporal de Camilo Gan.
SINOPSE: Em uma África atemporal, no Reino de Oió, Ifé e Benguela banhado pelo Oceano Atlântico, um velho rei, Leão Rosário, desejoso de se retirar de suas obrigações, decide repartir seu vasto império entre suas três filhas e deixar a maior parte para aquela que mais o ama. As mais velhas, Makeda e Akosua, com adulações e falsas afirmações, dizem que o amam acima de tudo. Agotimé, a mais nova e verdadeira, surpreende afirmando que seu amor por ele é do tamanho de seu dever. O Rei se enfurece com a resposta, deserda e expulsa Agotimé, que parte e se casa com o Rei das Florestas. Leão Rosário divide o reino entre as duas outras filhas, com a condição de morar, em ciclos mensais, com cada uma das duas.
No caminho de Leão Rosário surgem Sundiata, que passa a servi-lo, e Sotigui, o griot que procura acordar a consciência do rei. Ao contrário do que pensava o Rosário, Makeda trama para obter o poder total e junto com Akosua acabam por abandoná-lo à própria sorte.
Leão Rosário sofrendo por suas escolhas, sem a força e a razão que outrora o fizeram um grande rei, perambula atormentado por suas terras transformadas em um céu abismal enquanto invoca os elementos da natureza e conversa com vozes e objetos. Com essa encenação, Adyr Assumpção celebra 50 anos de teatro.
SERVIÇO
CCBB-BH recebe temporada de estreia do Espetáculo “Leão Rosário”
Data: de 21 de março a 22 de abril
Horário: de sexta a segunda, às 19h
Local: Teatro II – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$30 inteira e R$15 meia
Vendas: pelo site ccbb.com.br/bh e pela bilheteria do CCBB BH
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos