Foto: Divulgação
Na quarta-feira, dia 20 de setembro de 2017, às 20h, o projeto Música & Poesia e o Centro Cultural UFMG recebem João Mendes Rio com a apresentação “Conexão Natureza Musical”. Entrada franca.
O espetáculo propõe uma imersão em sons e músicas que trazem mensagens da floresta, do cerrado, da mata, das águas e do Rio. O trabalho autoral do músico são braços da natureza que nos abraçam em forma de canções. Um repertório com letras que falam dos ciclos, do tempo, da poesia, da complexidade dos seres e de suas simplicidades. A apresentação aproxima o público em coros e propostas de relaxamento, respiração e movimento.
João Mendes Rio –
Desde os dez anos de idade João captava letras e melodias bem particulares, as quais hoje compõem seu baú de canções autorais. Autodidata, poeta, compositor, musicoterapeuta e idealizador da “Renassência Musical” – trabalho holístico, artístico e terapêutico. Autor de canções como “Boi da Montanha”, em parceria com o grande violonista e cantador Fernando Guimarães; “A Lenda do Menino Boto”, gravado pelo grupo Cantavento, o qual João é uns dos fundadores e ex-integrante. Teve suas canções gravadas na voz de grandes mestres, como Dércio Marques, Daniela Lassálvia, João Arruda, Carol Ladeira e outros. É autor de quatro álbuns autorais. “Terra” (2006), “Das Águas” (2006) e “Caminho de Rio” (2010), que formam uma trilogia a mãe natureza. Em 2016 lançou o “Encontro das Águas”, disco composto e gravado em parceria com três músicos: Thomaz Ayê, Alê Vilhena e Renato Tupy. O show do artista tem forte interação com o público, influência das rodas terapêuticas da Renassência Musical e do contato com o mestre Stênio Mendes pela música orgânica.
Projeto Música & Poesia
O projeto Música & Poesia promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances, peças teatrais e toda iniciativa que de alguma forma se relacione às artes verbais e performáticas. É voltado para a comunidade em geral e acolhe as manifestações artísticas de pequeno porte (pois é realizado no hall de entrada do andar superior do prédio) promovendo o exercício do canto, da poesia, da música, do teatro, da performance e da expressão corporal de forma intimista no centro da cidade. Propicia a divulgação dos trabalhos inéditos ou ainda pouco divulgados de atores, músicos, poetas ou daqueles que, sem título que lhes caiba, se misturam e transitam por ambos os caminhos. Aos que permitem o toque do som e da palavra, o Centro Cultural UFMG declara que as portas estão abertas. Sempre às quartas-feiras, às 20h. O Centro Cultural UFMG fica na Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.