Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

Cena de Adeus Minha Rainha – Reprodução – Divulgação

O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 22 de julho, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] .

Em função do Festival Liberté, o “Bande à Part” de julho traz três filmes com o tema ‘Revolução Francesa”. Os participantes podem assistir produções como ”Danton – O Processo da Revolução”, ”Adeus, Minha Rainha” e ”Os Visitantes – A Revolução”, que serão comentados durante o bate-papo virtual.

O título pode ser assistido online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 22 de julho. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

O festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

Sobre os filmes

Danton – O Processo da Revolução (Danton),  Dir: Andrzej Wajda, Histórico – Drama, 2h15, 1983, França – Polônia:

Não recomendado para menores de 14 anos.

O filme mostra a ascensão e a queda de Georges Jacques Danton. Ele foi um dos líderes do período, que acabou por perder a cabeça na guilhotina. A interpretação fica por conta de Gérard Depardieu, ainda bem novo. Opondo-se a Robespierre, ele foi Ministro da Justiça e depois deputado, mas seus inimigos políticos acabaram por vencê-lo.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iP7UPfL99ag

Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine), Dir: Benoît Jacquot, Drama – Romance, 1h40, 2012, França:

Não recomendado para menores de 14 anos.

A figura central da trama também é a rainha. Mas diferente da direção de Coppola, este filme toma ares mais dramáticos. Ele é narrado por uma plebéia que conta os bastidores da vida de Marie no palácio. As dores e medos da rainha, interpretada por Diane Kruger, são colocados em xeque, e sua rede de apoio feita de várias mulheres sente o desespero de seu caminho rumo à guilhotina. Sensível, ele é rico em ambientação e foi filmado no Château de Versailles.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Tb0ASfPYM4g

Os Visitantes – A Revolução (Les visiteurs: la révolution), Dir: Jean-Marie Poiré, Comédia -Fantasia, 1h49, 2016, França – Bélgica – República Tcheca:

Acidentalmente, um cavaleiro medieval mata o pai de sua noiva. Para se livrar desse crime, ele pede ajuda a um mago para voltar no tempo e impedir o desastre de acontecer. Entretanto, o homem transporta o cavaleiro para a época da monarquia francesa, onde eles irão se envolver em situções inusitadas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qG437sRraSo

SERVIÇO:
Aliança Francesa de Belo Horizonte
Ciné-Club virtual Bande à Part
Participação gratuita
Bate-papo online dia 22 de julho, às 18h
Inscrições até 22 de julho pelo e-mail [email protected]r

Compartilhar:

administrator