O CCBB BH chegou na cidade no dia 27 agosto de 2013 e, de lá para cá, tornou-se uma das mais importantes referências de arte e cultura da cidade, firmando-se como um dos principais destinos turísticos da capital. Em 2017 foi um dos dez museus brasileiros mais visitados, segundo o ranking do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. E para celebrar seu quinto aniversário, o equipamento cultural apresenta uma programação especial para o público belo-horizontino, com exposições, espetáculos de teatro, música, palestras, oficinas e diversas ações do CCBB Educativo.
Abrindo as comemorações, entre 14 de julho e 24 de setembro de 2018, o Centro Cultural recebe a mostra Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi, maior exposição de Basquiat já realizada na América Latina, que apresenta mais de 80 obras de um dos mais famosos artistas norte-americanos. Com curadoria de Pieter Tjabbes, a retrospectiva Jean-Michel Basquiat é precedente da família Mugrabi, dona das maiores coleções de Basquiat e também de Andy Warhol – amigo e influência direta do pintor, com quem produziu inúmeras obras em parceria. Quatro delas, inclusive, poderão ser vistas nesta exposição.
O visitante poderá conferir uma reunião inédita de quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo artista que até hoje exerce uma influência sem precedentes na cultura pop em todo o mundo. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre. Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi tem patrocínio do Grupo SeguradorBanco do Brasil e Mapfre, BB Seguros e Ourocap.
Outra exposição que virá ao CCBB para as comemorações é o Museu do Futebol na Área, que traz a Belo Horizonte destaques do Museu do Futebol de São Paulo, com histórias e curiosidades sobre o futebol de várias cidades do país, seus acervos, times e jogadores. Pela primeira vez em seus dez anos de história, um dos museus mais visitados do Brasil sai do Estado de São Paulo para apresentar o futebol como uma reconhecida manifestação cultural. Com muita interação e conteúdo rico e variado, o “Museu do Futebol na Área” chega ao CCBB em 15 de agosto e permanece até 15 de outubro de 2018.
Na área musical, o CCBB apresenta uma série de shows para homenagear os 70 anos de um dos maiores instrumentistas e compositores brasileiros: Egberto Gismonti. Entre os dias 3 e 5 de agosto, o projeto musical Egberto 70 chega a Belo Horizonte para três espetáculos musicais dirigidos e regidos por Gaia Wilmer, com participações de diversos artistas: André Mehmari, Jaques Morelenbaum e Ricardo Herz, no dia 3; Jaques Morelembaum, Yamandu Costa e Gabriel Grossi, no dia 4; Egberto Gismonti, Jaques Morelenbaum e Mauro Senise, no dia 5. Em cada noite, Gaia apresentará arranjos inéditos para composições de Egberto escritos para sua big band, formada por 19 músicos, e para seus convidados especiais.
Em seguida, o Savassi Festival, festival de jazz e de música instrumental realizado no CCBB desde 2014, está de volta à casa para uma série de espetáculos diários no Teatro I da casa. Dentre as atrações, destaque para os shows do Música Nova, que traz Juarez Moreira, Francisco Heliodoro, entre outros, e para o jazz israelense, com apresentações de Yotam Silberstein e Hadar Noiberg. Os espetáculos acontecem entre os dias 06 e 12 de agosto.
Nas artes cênicas, dois espetáculos patrocinados pelo Banco do Brasil integram a programação de aniversário do CCBB BH: A Peste e Peça do Casamento. Com estreia marcada para o dia 03 de agosto, “A Peste”, monólogo dirigido por Vera Holtz e Guilherme Leme, e estrelado por Pedro Osório, foi construído a partir do romance homônimo de Albert Camus. A montagem é uma obra de resistência em todos os sentidos. Nela, o bacilo da peste é o motivo usado para alertar o público dos fatos absurdos de uma sociedade alegoricamente egoísta. O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de agosto.
Já “Peça do Casamento”, escrita pelo célebre dramaturgo norte-americano Edward Albee, tem como ponto de partida uma crise de um casal que está juntos há 30 anos e que os obriga a revisar suas vidas e assim aprender algo sobre si mesmos e sobre o outro. Com direção de Guilherme Weber e atuação de Eliane Giardini e Antônio Perez Gonzalez, o espetáculo. “A Peça de Casamento” fica em cartaz no CCBB BH entre os dias 16 de agosto e 03 de setembro.
Outra atração que o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte apresenta ao seu público em agosto é o projeto Janela de Dramaturgia. Criado em 2012, o projeto tem promovido anualmente na capital mineira uma extensa programação para fomentar a nova escrita teatral e a produção dramatúrgica brasileira. Neste ano, a mostra estreia diversos textos e obras de dramaturgos de todo o país ao longo de seis meses de encontros para leitura dramatizada e encenação das obras, além de debates, bate-papos, mesas redondas e oficinas. Entre agosto e dezembro, a “Janela de Dramaturgia” apresentará no CCBB BH 10 textos inéditos ao público da capital mineira, recebendo importantes artistas e relevantes grupos do cenário teatral belo-horizontino para encenarem e lerem as obras. Haverá também oficinas e palestras durante o período e os primeiros eventos do projeto estão marcados para 22 e 29 de agosto.
Por fim, diversas atividades estão programadas pelo CCBB Educativo durante todo o mês de agosto. Além da grade de programação regular, ações especiais estão confirmadas para celebrar com os visitantes o aniversário do CCBB Belo Horizonte.