Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

O espetáculo “Arandu – Lendas Amazônicas“, estreia no CCBB Belo Horizontede 06 a 11 de novembro, levando para o teatro histórias de lendas indígenas em forma dramatizada. A direção e concepção é de Adilson Dias, um menino que viveu em situação de rua na década de 90 e que foi amparado pela arte quando da Candelária (RJ) passava pelo CCBB RJ para tomar água. O trabalho de pesquisa durou um ano e meio e o diretor e autor carioca de 38 anos mergulhou fundo no universo das lendas amazônicas. No palco, uma índia vivida pela atriz macapaense Lucia Morais conta histórias da grande floresta em uma viagem imaginária pela nossa ancestralidade indígena. “Arandu” é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil. A entrada é gratuita.

Durante 40 minutos os espectadores (adultos e crianças) assistirão a quatro histórias: “Lenda do dia e da noite”, que fala de uma tribo que vivia em agonia por que não havia noite, só havia dia, “Lenda da vitória régia”, a história da guerreira Naiá, “A Lenda da Fruta Amarela”, que conta a história de um novo fruto que aparece na floresta, e “A lenda do açaí”, sobre a crise de alimentos que assolava uma tribo indígena. A ideia principal é transpor o público, através de um passeio poético, para as lendas amazônicas, a um Brasil ancestral que traz na narrativa oral o veículo de perpetuação da cultura.

O projeto abre uma reflexão sobre a importância das tradições orais na formação da cultura brasileira. Há milênios os índios contam histórias (lendas) para explicar sua existência no mundo ou para passar conhecimento e informação. Seja utilizando os fenômenos naturais e a própria natureza como exemplo. Com o passar do tempo as lendas tornaram-se folclore, mas ainda se revelam um amplo universo de pesquisa e contemplação artística.

FICHA TÉCNICA
Texto: Adilson Dias

Elenco: Lúcia Moraes
Direção: Adilson Dias
Cenário: Karlla de Luca
Pesquisa Musical: Adilson Dias
Desenho de luz: Rodrigo Belay
Projeto Gráfico: Adilson Dias e Guilherme Figueiredo
Produção executiva: Natalia Sales
Direção de Produção: Marta Paiva

SERVIÇO

“Arandu – Lendas Amazônicas”
CCBB Belo Horizonte
Direção e roteiro: Adilson Dias
Com Lucia Morais
Temporada: De 6 a 11 de novembro
Horários: quarta, quinta, sexta e segunda, às 15h; sábado e domingo às 18h30.
Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes na bilheteria
Local: Teatro 2
Capacidade: 80 lugares
Classificação etária: Livre
Duração: 40 minutos
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

 



Compartilhar:

Paloma Morais

administrator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *