Home CinemaCine Club Bande à Part apresenta filmes clássicos de adaptações literárias

Cine Club Bande à Part apresenta filmes clássicos de adaptações literárias

by Paloma Morais

Histórias marcantes e envolventes são retratadas em livros e personagens que são adaptados para outras linguagens, inclusive para a sétima arte. Com isso, em homenagem ao Dia Nacional do Livro, Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, realizará um encontro especial neste mês, com a temática ”Clássicos do cinema – Adaptações Literárias”. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de outubroàs 18h. As inscrições gratuitas para participar estão abertas pelo e-mail [email protected].

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Três filmes são sugeridos para o mês de outubro. O público pode assistir os longas-metragens:

·          La Bête Humaine (1938), de Jean Renoir, adaptação do livro: A Besta Humana de Émile Zola; 
·         La Belle et la Bête (1946), de Jean Cocteau, adaptação do conto: A Bela e a Fera de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont;
·         Le Silence de la Mer (1949), de Jean-Pierre Melville, adaptação do livro: O Silêncio do Mar de Jean Bruller.  

Os títulos podem ser assistidos gratuitamente por um link enviado ao participante após a inscrição.

O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará no dia 26 de outubro aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo, onde será possível discutir as produções e as adaptações literárias para o cinema.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

Sobre os filmes:

La Bête Humaine, 1938 | França| Drama – Ficção Policial| 1h49

Jacques Lantier está sujeito a crises de loucura. Certo dia, ele testemunha o assassinato que o chefe da estação, Roubaud, comete. Ele compartilha o segredo com Séverine, a mulher do assassino, por quem se apaixona perdidamente. Juntos, eles resolvem acabar com o estorvo do Roubaud.

 La Belle et la Bête, 1946 | França – Luxemburgo| Fantasia – Drama – Romance | 1h36

Adélaïde, Bela, Félicie e Ludovic são irmãos de uma família à beira da ruína. Certa noite, o pai está andando perdido por uma floresta e acaba procurando refúgio em um castelo fantástico, onde vive uma fera terrível. Quando seu pai rouba uma rosa do castelo, Bela é obrigada a morar com a fera.

Le Silence de la Mer, 1949 | França | Drama | 1h28

O oficial alemão Werner está alojado na casa de um homem com sua sobrinha na França. Os dois se recusam a falar com ele, mas o oficial fala de visão idealista entre os países. Até que ele visita Paris e descobre o que realmente está acontecendo.

SERVIÇO:
Aliança Francesa de Belo Horizonte
Ciné-Club virtual Bande à Part
Tema de outubro: Clássicos do Cinema – Adaptações Literárias
Participação gratuita
Bate-papo online dia 26 de outubro, às 18h
Inscrições até 26 de outubro pelo e-mail [email protected].

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.