Home CinemaMostra Corpos Elétricos abre a programação de cinema do Sesc Palladium

Mostra Corpos Elétricos abre a programação de cinema do Sesc Palladium

by Paloma Morais

Abril promete com muita coisa boa por aí, e no Sesc Palladium não será diferente! A Mostra Corpos Elétricos abre a programação de cinema do espaço em abril. Serão exibidos os filmes Corpo Elétrico, dirigido por Marcelo Caetano; Divinas Divas, de Leandra Leal; Tangerine, de Sean S. Baker; e Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, obras que abordam a transformação dos corpos e a ressignificação dos sujeitos. Atravessadas pela passagem do tempo, pelas dificuldades nas relações interpessoais e da própria construção subjetiva, as personagens lidam com a rigidez no campo do trabalho, as expectativas amorosas e o reconhecimento social.

As exibições ocorrem no Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro) e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão. O espaço é sujeito a lotação.

Veja as datas, horários e sinopses dos filmes da Mostra Corpos Elétricos:

 

Dias 13 de abril | 20h
Corpo Elétrico – BRA – 2016
Direção: Marcelo Caetano
Duração: 94 min.
Classificação: 16 anos
Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.

 

Dia 14 de abril | 18h
Divinas Divas – BRA – 2016
Direção: Leandra Leal
Duração: 110 min.
Classificação: 14 anos

Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

 

Dia 12 de abril | 20h
Uma mulher fantástica – CHI/ALE/ESP/EUA – 2017
Direção: Sebastián Lelio
Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos
Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

 

BEM-VINDO AO REFUGISTÃO

Ainda dentro da programação de cinema de abril, o Cine Sesc Palladium recebe, no dia 11, a jornalista francesa Anne Poiret, para a exibição de seu documentário Bienvenue au Réfugistan (Bem-vindo ao Refugistão), sobre como se organizam os principais campos de refugiados do mundo.

O filme, legendado, será exibido às 20h, seguido de um debate com a diretora. A classificação é 16 anos.

A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. O espaço é sujeito a lotação. O evento é uma parceria da Aliança Francesa Belo Horizonte com o Sesc Palladium.

Vencedora do Prix Albert Londres, o principal prêmio do jornalismo francês, em 2007 por Muttur: um crime contra o humanitário (França 5), a escritora e jornalista francesa Anne Poiret produz documentários há 15 anos: Meu País Fabrica Armas (France 5), Síria: Missão Impossível (ARTE), Sudão do Sul: fábrica de um Estado (ARTE), Namíbia: O Genocídio do Segundo Reich (França 5). Anne Poiret também colabora com diferentes publicações. No Oriente Médio, África ou Ásia, ela está particularmente interessada nas áreas cinzentas do período do pós-guerra. Reconstruir Mossul, gravado ao longo do ano de 2018, será transmitido em breve pelo canal ARTE.

 

CULTURAS POPULARES

Este mês, o Cine Sesc Palladium também se rende às culturas populares e traz uma mostra de filmes que apresentam várias expressões culturais brasileiras, tanto em suas dimensões mais tradicionais como nos tensionamentos e deslocamentos propostos atualmente. Tudo isso na Mostra Culturas Populares, que tem entrada gratuita e ficará em cartaz de 16 a 27 de abril. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes das sessões e o espaço é sujeito a lotação.

O resgate e a inovação sob o olhar de cineastas de diversas gerações, agrupados em três eixos temáticos: ReligiosidadeTerritório e cultura Estéticas Populares. Além de uma tarde de sábado voltada para as crianças com uma seleção de alguns dos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros de animação produzida entre 2007 e 2009.

A mostra integra a programação do Eixo Culturas Populares, que norteia a programação do Sesc Palladium no primeiro semestre de 2019.

Abaixo, as datas, horários e sinopses dos filmes da Mostra Culturas Populares:

 

Religiosidade I

Dias 16, 20 e 24 de abril | 20h
A Ordem dos Penitentes
documentário – 16 minutos
O curta, de Petrus Cariry, registra a permanência no Nordeste brasileiro de antigas práticas religiosas, que incluem a autoflagelação.

 

Os imaginários
documentário – 9 minutos
O curta documenta o trabalho dos artesãos santeiros de Juazeiro do Norte/CE, entre os quais o conhecido Mestre Noza e o gravador popular Walderedo Gonçalves. O filme mostra a técnica utilizada pelo gravador na talha de uma matriz de sua série de xilogravuras dedicadas ao Apocalipse, e discute a adaptação do artista tradicional às exigências do mercado de turistas e a dissociação entre sua consciência e o significado real da obra a que se dedica.

 

Vitalino/Lampião
documentário – 9 minutos
Dentre os artesãos do bairro do Nordeste, o mais famoso, sem dúvida, foi Mestre Vitalino. Sua herança artística foi transmitida para toda a família. O filme se fixa na arte do mestre, pelas mãos de seu filho, desde o instante em que pega o baro até quando o transforma em uma imagem detalhada de Lampião, o rei do Cangaço, com todos os ícones de sua história.

 

Visão de Juazeiro
documentário –  19 minutos
Em 1969, a cidade de Juazeiro do Norte/CE, inaugurava uma grande estátua de concreto para homenagear seu morador mais conhecido e adorado: o Padre Cícero Romão Batista. No feriado de Finados daquele mesmo ano, o diretor filmaria a romaria e a devoção, o comércio e a política em torno da figura e da imagem do Padre Cícero.

 

Frei Damião: trombetas dos aflitos, martelo dos hereges
documentário – 20 minutos
Paraíba, 1969. O frade franciscano Frei Damião chega à cidade de Taperoá para uma de suas costumeiras missões sertanejas.  Analisando o comportamento do povo, a literatura oral sobre os milagres, as pessoas que julgam ter alcançado curas e comparando e discutindo essas impressões como o próprio frade, o filme apresenta um caráter antropológico ao documentar uma interessante faceta do Nordeste místico.

 

Religiosidade II

Dias 17 e 25 de abril | 20h

O caldeirão de Santa Cruz do Deserto
documentário – 75 minutos
No longa-metragem, o cineasta Rosemberg Cariry resgata a história do movimento religioso liberado pelo beato José Lourenço, destruído, em 1936, por tropas de soldados e bombardeio aéreo, deixando o saldo de mais de mil camponeses mortos. Consciente de que a memória dos vencidos é feita de fragmentos, o realizador junta as poucas imagens existentes do acontecimento a depoimentos de sobreviventes e manifestações da cultura popular da religião, para aceitar a dimensão política, além de religiosa, dessa experiência de socialismo católico primitivo.

  

Território e cultura I

Dias 21 e 26 de abril | domingo, às 18h; e sexta-feira, às 20h
Samba da Quadra
Mesmo não ostentando mais a vitalidade dos velhos tempos, o samba caipira paulista sobrevive na cidade de Quadra, a 154Km de São Paulo, na casa de João do Ditão, líder de um dos únicos grupos remanescentes no estado.

 

A Marvada Carne
ficção – 80 minutos
Nhô Quim (Adilson Barros) perambula com seu cachorro pelo interior paulista sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula (Fernanda Torres), que mora numa aldeia e reza todos os dias para Santo Antônio pedindo um marido. Para fisgar Quim ela o engana dizendo que seu pai, Nhô Totó (Dionísio Azevedo), possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas. O filme é uma homenagem ao universo cultural caipira, vista aqui num embate com a cultura da cidade. Adaptação de uma peça teatral de Alfredo Soffredini, o filme também recorre à mitologia brasileira ao colocar em cena figuras como o Saci e o Curupira. Com nove Kikitos no festival de Gramado, em 1984, é uma das comédias mais divertidas do moderno cinema brasileiro.

Território e cultura II

Dias 23 e 27 de abril | 20h
Floreados do repique
documentário – 21 minutos
Os territórios sonoros do Rio de Janeiro durante o Carnaval. A mistura do samba com o hip-hop. Filmado em Super 8 e vídeo digital.

 

Saga do Guerreiro Aluminoso
ficção – 79 minutos
Em Aroeiras, pequena cidade do interior do Nordeste, vive Genésio, um velho viúvo e sem filhos, que preenche sua solidão com goles de cachaça. No local, o povo vive oprimido por seus líderes: latifundiários ligados às lideranças políticas e religiosas. Enquanto a maioria enxerga a liberdade através da conscientização política, Genésio coloca suas apostas em uma figura mítica do cangaço.

 

Estéticas Populares

Dia 18 de abril | 20h
Hermeto Campeão
documentário – 35 minutos
Hermeto Pascoal é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e o seu testemunho sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Hermeto toca com os sapos e compõe com as abelhas. Os componentes do conjunto falam sobre a experiência de trabalhar com Hermeto.

Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século
documentário – 48 minutos
Retrato estético do cantor e compositor Tom Zé.

Irmão Aniceto – no rastro do camaleão
documentário – 21 minutos
Procurando revelar a magia com que criam e executam sua arte, o documentário segue o rastro dos irmãos Aniceto, artistas-agricultores do Crato/CE, e adentra seu universo poético e sonoro de camaleões que mimetizam a natureza, o cotidiano e a própria chegada do cinema a suas vidas.

Culturas Populares – Animações para Crianças
Dia 27 de abril | 17h

Entre contos de fadas brasileiros, histórias divertidas de heróis do sertão, fábulas engraçadas e delicadas aventuras nas cidades, as crianças podem viajar pela diversidade estética, poética e musical de nosso país. Torna-se irresistível para qualquer um mergulhar nessas histórias curtas, repletas de brasilidade inspiração para os pequenos.

 

Calango Lengo – morte e vida sem vê água   

Dayane e Zé Firo

Josué e o pé de macaxeira

Um lugar comum

Maco Jack

Ornithophonia 

Josenildo

Mestre Vitalino e Nós no barro

A princesa e o Violinista 

De ovos e guarda-chuvas

 

SERVIÇO
Mostra Corpos Elétricos
Data: 4 a 14 de abril de 2019 (conforme programação)
Horário: conforme programação
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: conforme programação

 

Bem-vindo ao Refugistão | documentário seguido de debate com a diretora e jornalista Anne Poiret
Data: 11 de abril de 2019
Horário: a partir das 20h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. Espaço sujeito a lotação
Classificação: 16 anos

 

Mostra Culturas Populares
Data: 16 a 27 de abril de 2019
Horário: conforme programação
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. Espaço sujeito a lotação
Classificação: conforme programação



You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.