Home Eventos GRATUITO – 7ª edição da “Candeia”: Mostra Internacional de Narração Artística

GRATUITO – 7ª edição da “Candeia”: Mostra Internacional de Narração Artística

by Paloma Morais

Foto: Renato Mangolin

De 11 a 15 de setembro (quarta a domingo), acontece a 7ª edição da Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística. Serão cinco dias de programação totalmente gratuita, dedicada à narração artística, com contadores de histórias de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro, e de países como Peru e Burkina Faso. Durante a mostra, na Funarte MG, o público terá acesso a oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa e lançamentos de livro.  

Na abertura, a partir das 19h30, será lançada ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística, a primeira do Brasil, no gênero, cuja sede será em Belo Horizonte (MG), com a aula inaugural “Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, com Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura da SEFLI/MinC. Na ocasião, Piúba falará acerca do tema da narração artística (memória, tradição, oralidade, literatura, oralitura, educação, cultura) e a importância de termos uma escola com essa temática no Brasil. Em seguida,  “Sessão de contos” com Toumani Kouyaté (Burkina Faso), contador que venceu o prêmio Coruja de Ouro francófono (2003), o Prêmio Melhor contador de histórias em França (2004) e o Prêmio Anselme Chiasson (2008). Também estão previstas, nesta noite, apresentações dos narradores Cucha Del Aguila (Peru), Cristiano Gouveia (SP) e Camila Costa (RJ). 

Toda programação é realizada pelo Instituto Cultural AbraPalavra que, recentemente, passa a atuar como Pontão Nacional de Cultura na área de Livro, Leitura e Literatura, dentro da Política Nacional  Cultura Viva do Ministério da Cultura.

Veja a programação completa:

QUARTA-FEIRA– 11/09

19h30 – Abertura 

– Abertura e Lançamento da ELENA – Escola Livre de Estudos da Narração Artística, com aula inaugural Cultura e educação: a gente nunca esquece a voz narrada que nos tece”, com Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura da SEFLI/MinC

– Sessão de Contos com Toumani Kouyaté (Burkina Faso), Cucha Del Aguila (Peru), Cristiano Gouveia (SP) e Camila Costa (RJ). 

QUINTA- FEIRA 12/09

15h30 – “Tradição e Oralidade: um diálogo pela literatura e pela educação”, com a presença dos contadores de histórias Toumani Kouyaté (Burkina Faso) e Cucha del Aguila (Peru) e mediação da diretora de Educação e Formação Artística da SEFLI/MinC, Mariangela Andrade.

17h – Roda de Conversa: Narração de História para as infâncias

Mediação: Juliana Daher (MG)

Convidados: Cris Gouveia e Camila Costa

18h30 – Lançamentos de livro 

Aline Cântia, Chicó do Céu, Madu Costa, Sandra Lane, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina, Pierre André (MG), Leu e Nina Cruz (RJ), Cris Gouveia (SP) Camila Costa (RJ). 

20h  – Fala de abertura com representantes do Ministério da Cultura 

Apresentação Artística “El recuerdo de Luna” , com Cucha del Aguila (Peru) 

Com a intenção de construir e inspirar um caminho coletivo em defesa deste mundo único que temos, um dos caminhos é ouvindo histórias, reconhecendo e valorizando a biodiversidade da nossa terra e ativando a memória do que somos. A apresentação é  uma homenagem à Amazônia, aos seus verdadeiros donos.

Cucha Del Aguila nasceu e morou em diferentes cidades da Amazônia Peruana. Cresceu acompanhada das histórias que sua família e as pessoas ao seu redor contavam. É uma das promotoras da narração oral no Peru. Participou em diversos espaços e eventos de narração de histórias dentro e fora do seu país. Idealizou e codirigiu o Festival Internacional de Narração Oral “Déjame que te cuente”,  no Peru. Recebeu importante reconhecimento em seu país por suas contribuições à promoção da leitura (2017, por sua carreira e contribuição ao diálogo e ao desenvolvimento da leitura). povos indígenas (2012), por realizar ações significativas em benefício da Educação, da Cultura e da Comunidade (2002).

SEXTA – FEIRA 13/09

10h -Política Nacional Cultura Viva e suas intersecções com o Livro, Leitura e Literatura. 

Na Biblioteca Pública Infanto e Juvenil de Belo Horizonte

17h – Roda de Conversa – A tradição e a oralidade 

Convidado: Toumani Kouyaté (Burkina Faso)

Mediação: Carlos Barbosa (MG)

Carlos Barbosa tem trabalhado a partir das vivências dos contos orais tradicionais e contos literários com estrutura de contos orais. Acreditando sempre na certeza que o ser humano precisa dos contos tradicionais para viver… E partindo, sobretudo, da memória dos grandes tradicionalistas africanos da genuína arte de contar e ouvir histórias, integra o @coletivoatradiçãoviva-amadouhampateba. Contador de histórias, Pedagogo – Universidade UNICESUMAR, Pesquisador de Culturas Tradicionais, Educador.

18h30 – Palco Candeia

Palco para apresentação de narradores mineiros, comandado pelo mestre de cerimônia Pierre André, ator e contador de histórias presente em festivais, encontros, mostras e eventos no campo da arte e literatura, na cena brasileira e internacional. Convidados: Contadoras da BPIJBH (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil) com Juliana Anselmo e Maria Tereza Andrade, convidam Tininho Silva, Rodrigo Teixeira e Samuel Medina, e Aguida Alves (MG)

20h – Apresentação Artística “Sessão de contos” com Camila Costa (RJ) 

A narradora Camila Costa – atriz, contadora de histórias, professora de teatro e gestora cultural – compartilha contos de tradição oral de diferentes culturas ao redor do mundo e cantos de encantaria. O repertório selecionado busca restaurar o encantamento da vida, estabelecendo um encontro verdadeiro com o público para o cultivo coletivo da vida em suas dimensões comunitária e encantada. A artista criou e coordena a “Chama das Histórias”, coletivo que reúne teia de vozes femininas com  apresentação de espetáculos, publicação literária, pesquisa e ações formativas.

SÁBADO – 14/09

9h às 12h – Oficinas 

“O Fio da Memória, com a narradora peruana Cucha Del Aguila” (PERU)

Utilizando exercícios que recorrem à memória e à voz, será proposta uma forma de abordar a antiga e emergente arte de contar histórias. Através de reflexões sobre o lugar e a relevância das histórias de memória pessoal (autobiografia) para alimentar o nosso próprio repertório composto por histórias da tradição oral e histórias literárias.

“Palavra e Corpo com o contador de histórias Toumani Kouyaté” (BURKINA FASO)

Os griots veem o corpo como principal ferramenta do ator e como sede da sua criação, o objetivo deste curso é trabalhar um questionamento e uma redescoberta do corpo como ferramenta sensível da fala e de toda comunicação. O participante sairá com técnicas simples e precisas que o ajudarão a desenvolver um corpo livre e mantido e como motor de linguagem e sensação. 

16h30 – Mostra Candeinha (PARA CRIANÇAS)

Brincadeiras e mestre de cerimônias: Bárbara Flor

A contadora guiará as crianças pelo caminho das histórias e da arte, costurando os encontros no palco da Candeinha com fio das brincadeiras. Convidados: Cris Gouveia (SP), Sandra Lane e Vilmar Oliveira (MG), Quintal da Guegué (MG) 

DOMINGO – 15/09

17h – Roda de Conversa – Formação de público para narração de histórias 

Convidados: Cucha del Aguila (PERU) e Madu Costa (MG)

Mediação: Fernando Chagas (MG)

19h – Apresentação “Paroles de futilités, utiles.” com o narrador Toumani Kouyaté (BURKINA FASO)

A apresentação partilha contos que revelam os segredos da vida e do mundo. São contos do nada, que falam de tudo a todos sem qualquer distinção. Esses contos são lições de vida que atravessaram os tempos para trazer uma mensagem universal escondida atrás de palavras e imagens. Ensinamentos ricos e profundos que mergulham o ouvinte na exploração de si mesmo e do mundo. 

Toumani Kouyaté é Djély-Griot (Contador de Histórias com o Bastão de Mestre das Palavras na África Ocidental. Ganhou o  prêmio Coruja de Ouro francófono em 2003, prémio de melhor contador de histórias em França em 2004, prémio Anselme Chiasson em 2008. Acredita que: “Ser contador de histórias é um dos trabalhos mais difíceis, embora em muitos outros trabalhos você possa reparar ou fazer desaparecer o seu absurdo. Mas você nunca poderá desfazer as consequências das palavras que saíram da sua boca.”

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.