Home Um pulo ali Sérgio Pererê abre o Festival Quatro Estações – Primavera 2025 em Nova Lima

Sérgio Pererê abre o Festival Quatro Estações – Primavera 2025 em Nova Lima

by Paloma Morais

Foto: Luiz Carlos

O Festival Quatro Estações – Primavera 2025 acontece no bairro Vale do Sol, em Nova Lima, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro. A abertura será no dia 27 de setembro, sábado, às 16h, com show do músico e compositor Sérgio Pererê, que apresenta canções do álbum “Canções de Outono”, produzido por Richard Neves. A apresentação será realizada no Palco Tizumba, nos Jardins do C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux, com entrada gratuita.

O evento chega à terceira edição e reúne atividades culturais e artísticas em espaços públicos e instituições do Vale do Sol. A programação inclui shows, espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, exibições de cinema, intervenções urbanas, passeios de bicicleta, atividades para crianças, turismo acessível e gastronomia local.

Entre as atrações musicais estão Paulinho Pedra Azul, que celebra 40 anos de carreira, e apresentações de grupos locais. O festival também recebe o espetáculo “Animal Interior”, da Argentina, além da oficina de percussão conduzida pelo músico Hogir Göregen, do Curdistão, que apresentará ritmos tradicionais da Anatólia e Mesopotâmia.

A programação se estende até o dia 5 de outubro, ocupando diferentes espaços do bairro, como o C.A.S.A., a Associação de Moradores do Vale do Sol (APREVS), o Instituto CRESCE e o Projeto Trilhas. Restaurantes e bares parceiros, como P.Cycle, Ryu Restaurante, Pizza Sur, Borogodó, Parrilla del Sol e Itamar, também recebem atrações musicais e oferecem pratos da culinária local e internacional.

O Festival Quatro Estações conta com atividades de turismo acessível, incluindo passeios de bicicleta adaptada pelo bairro e a palestra “Turismo como ferramenta de inclusão”, ministrada pela consultora Laura Martins, criadora do blog Cadeira Voadora. Também integra a programação o Encontro Latino-Americano de Teatro (E.L.A), que reúne apresentações artísticas e debates.

Criado em 2023, o Festival Quatro Estações é realizado anualmente, com edições que acompanham cada estação do ano. Em 2025, a edição Primavera é realizada pelo C.A.S.A., Instituto CRESCE, APREVS e Projeto Trilhas, com patrocínio da Vale. O bairro Vale do Sol, localizado em Nova Lima, a 20 km de Belo Horizonte, se consolida como espaço de referência cultural, ambiental e gastronômica na região metropolitana.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL QUATRO ESTAÇÕES – PRIMAVERA 2025
Confira a programação completa no @valedosolfestival

Sexta – 26/09 
7h30 à 9h – Oficina artística de bandeiras educativas com alunos da Escola Municipal Cesar Rodrigues
15h às 19h – Totem Carcará: Oficina de Ecodesign com Bambu e Resíduos- Studio BECUS 

Sábado – 27/09
local: Praça do Tempo
9h – Intervenção – feirinha, intervenções urbanas, plantio de árvores

10h – Parquear Bando – Thembi Rosa  + convidados e Pintura no asfalto com a artista Clara Valente 
local: APREVS 

11h – Du Macedo e Hélio Martins Quinteto de Choro
local: C.A.S.A – Centro de Arte

15h30 – Banda Sinfônica Comunitária –  Palco Tizumba

16h – Sérgio Pererê leva show de “Canções de Outono” a Nova Lima, com participação de Thamiris Cunha – Palco Tizumba

Barraca de doce Alumia+ferinha Aracê
Sala de circo 

27/9 e 28/9 Festival Quatro Estações rumo ao Lixo Zero Diagnóstico da gestão de resíduos de eventos do Festival 4 Estações Edição Primavera- 

Domingo – 28/09

Local: Casa Rosa
10h às 13h – Oficina Corpo e Ritmo com Du Sanabio

Segunda – 29/09

Local: C.A.S.A – Centro de Arte
19h30 às 21h – Oficina de pandeiro brasileiro para iniciantes com Abel Borges

Terça – 30/09

Local: C.A.S.A – Centro de Arte
19h30 às 21h – Oficina de pandeiro brasileiro para iniciantes com Abel Borges

Quarta – 01/10

Local:  C.A.S.A – Centro de Arte
19h – Palestra Turismo como Ferramenta Inclusão com Laura Martins do Blog Cadeira Voadora  + bate papo com o público ao final 

Local: Restaurante  Parrilla del Sol
20h – Show de Tango com Carlos Bolivar (Bandoneón)  e Luiz Henrique Moreira (Violino)

Quinta – 02/10

Local:  C.A.S.A – Centro de Arte
16h – Roda de Conversa  Urbanidade : arte, comunidade e ecologia
19h – Choro no Vale

Local: Restaurante Pizza sur
20h –  Show Latinidades com bandolinista Marcos Frederico e acordeonista Rodrigo Zolet

Sexta – 03/10

Local:  C.A.S.A – Centro de Arte
09h – Passeio Trilhas para Todos – Ecoturismo acessível através de equipamentos adaptáveis Mirante de fechos / Gratuito
10h – Mostra de Cinema sobre infâncias Pindura Saia
14h – Espetáculo infantil: HA! dom Grupo Artilharia Cênica para alunos da Escola Municipal de Água Limpa
15h às 19h – Totem Carcará: Oficina de Ecodesign com Bambu e Resíduos- Studio BECUS 

Local: P.Cycle
17h- . Rolê de bike com happy hour com a Banda Peste Suína 

Local: Restaurante Ryu
20h – Show de Jazz e Blues 

Local: Restaurante Borogodó
20h30 – Alexandre Rezende com o show Rezende e sua gente!

Sábado – 04/10

Local: Praça do Tempo
9h- Ferinha
10h -Oficina de Patins 
11h- Pic Nic na Praça do Tempo
11h – Ensaio Bloco Flor do Espinhaço 

Local: APREVS
FEIRA DA APREVS – TENDA DA MEMÓRIA “.
8:30h – 12:00h um CAFÉ DA MANHÃ visando conversar sobre a memória da  criação,constituição  e desenvolvimento do Vale do Sol. 

Local: C.A.S.A
15h – ELA – Encontro Latino-Americano (Palestras, espetáculos e performances, cabaré).
Local: APREVS
19h – Cine APREVS  – MEMÓRIAS
Filmes a serem exibidos: Guardados e Fim de Linha
20h – Pocket show de Paulinho Pedra Azul

Domingo – 05/10

local: Restaurante Itamar
12h  Show com  bandolinista Marcos Frederico e acordeonista Rodrigo Zolet

Local: C.A.S.A 
14h às 16h : Oficina de Percussão da Anatólia e Mesopotâmia com Hogir Göregen 
16h30 : Pocket show com Hogir Göregen + DJ set com percussão ao vivo com Shigara

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.