Bater Laje – foto – Ed Marte
A Trupe Estrela, grupo de teatro de Belo Horizonte, realiza apresentações gratuitas do espetáculo “Bater Laje” nos bairros Nova Cintra e Jardim Vitória, nos dias 26 e 27 de julho. A ação integra uma série de atividades culturais em espaços públicos, com foco na valorização das memórias coletivas, tradições periféricas e práticas comunitárias.
A montagem é resultado de uma criação coletiva da Trupe Estrela e parte da frase da poeta Nívea Sabino – “bater a laje no céu da boca dos nossos sonhos” – como disparador poético e dramatúrgico. O espetáculo propõe uma narrativa centrada em um mutirão para construção de uma laje, prática comum nas comunidades periféricas, que se transforma em espaço de convivência e celebração.
Durante a encenação, os personagens constroem não apenas uma laje, mas também uma “casa-nave”, metáfora que relaciona o cotidiano à ideia de deslocamento e afrofuturismo. A figura mítica de Sol Rá, inspirada no músico norte-americano Sun Ra, conduz a trama por meio de elementos de ancestralidade e energia cósmica.
O espetáculo conta com trilha sonora executada ao vivo, com direção musical de Júlia Deodoro e participação da musicista Cissa do Cavaco. As manifestações culturais negras, como o samba e o vissungo, estão presentes ao longo da encenação, que mescla teatro popular com elementos da cultura afro-brasileira.
O elenco apresenta personagens presentes em muitas periferias urbanas: a mestra de obras, o servente, o cozinheiro, o churrasqueiro, a criança e o velho conselheiro. A dramaturgia explora a importância da solidariedade, da organização comunitária e da transmissão de saberes populares.
Histórico da Trupe Estrela
Fundada em 2013 no Espaço Comum Luiz Estrela, em Belo Horizonte, a Trupe Estrela é reconhecida por seus trabalhos em espaços públicos e por criações que abordam temas como direito à moradia, conflitos urbanos, resistência cultural e injustiças sociais. O grupo já participou de festivais como o FIT-BH, Virada Sustentável de BH e a Mostra de Direitos Humanos do Zap 18. Também atua em formatos como podcasts, perfis multimídia e performances de intervenção urbana.
EQUIPE DO PROJETO:
Direção e Dramaturgia: Michelle Sá
Coordenação de dramaturgia: Luscas Gonçalves de e Michelle Sá
Elenco c/ atriz intérprete de Libras: Carol Mezanto, Ndpcon,Matheus Gepeto, Luscas Gonçalves de, André de Paula, Lelê Cirino e Júlia Deodora.
Direção musical e operação de trilha: Júlia Deodora
Cavaquinista: Cissa do Cavaco
Preparador de elenco: Rafael Bottaro
Preparador Vocal: Danilo Mata
Preparador Corporal: Diogo Dias
Preparador de Mascaramento: Rafael Bottaro
Direção de arte: Clarice Rena, Jordana Ferreira e Rafael Bottaro
Figurinista: Clarice Rena
Cenógrafa: Jordana Ferreira
Assistente de figurino e cenário: Pedro Coutinho e Danielle Nascimento
Assistente de Cenografia: Rafael Bottaro e Milena Ferreira
Auxiliar administrativo: Luscas Gonçalves de Produção executiva: Laira Luanda
Assistente de produção: Bárbara Godinho
Intérprete de Libras: Uziel Ferreira
Técnico de Som/operador c/ aparelhagem: Diogo Dias
Registro de Audiovisual: Pâmela Bernardo
Designer Gráfico: André de Paula
Comunicação e Assessoria de Imprensa: Ed Marte
Elaboração e Coordenação do projeto: Luscas Gonçalves de.
Alimentação de Camarim: Maria Elisa.
SERVIÇO:
Espetáculo “Bater Laje” – Trupe Estrela
📅 26 de julho de 2025 (sábado)
🕓 16h
📍 Praça Cardeal Arco Verde – Bairro Nova Cintra
📅 27 de julho de 2025 (domingo)
🕓 16h
📍 Residencial Esplêndido – Bairro Jardim Vitória
🎟 Entrada gratuita
📣 Recomendado para todas as idades