Foto: Gabriel Caram
O espetáculo teatral “Marcas do Tempo”, baseado em contos da escritora Maria Célia Nunes, terá apresentação no dia 1º de abril de 2025, às 15h, no Centro Cultural Padre Eustáquio, marcando o início de uma nova circulação em Belo Horizonte. Com direção de Alan Najara, a peça será exibida em seis espaços culturais da cidade durante os meses de abril e maio.
Em abril, após a apresentação de “Marcas do Tempo” no Centro Cultural Padre Eustáquio, o espetáculo acontecerá nos seguintes equipamentos públicos de BH: Teatro Raul Belém Machado, dia 6 de abril; e Centro Cultural Vila Santa Rita, dia 10 de abril; Centro Cultural Liberalino Alves, dia 3 de maio.
A montagem teatral aborda questões ligadas à exclusão histórica, escravização, extermínio e discriminação de povos originários, africanos e afrodescendentes. A encenação intercala narração de contos e cenas teatrais, com trilha sonora original, destacando temas ligados à formação da identidade brasileira.
O projeto, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (LMIC), tem acesso gratuito e contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para pessoas surdas e ensurdecidas.
A peça é baseada nos contos “As Chamas e o Legado”, “O Menino e a Mulher” e “Amor Proibido”, que exploram períodos históricos e suas repercussões na sociedade brasileira.
- “As Chamas e o Legado” narra a trajetória de Inaiá, mulher indígena que vivencia a chegada dos portugueses e as transformações impostas ao seu povo.
- “O Menino e a Mulher” retrata a escravização de africanos, desde a captura até a chegada ao Brasil, abordando as relações humanas em meio à violência do tráfico transatlântico.
- “Amor Proibido” se passa no século XIX e apresenta um caso de conflito social e moral, evidenciando padrões conservadores da elite brasileira da época.
Os contos que compõem “Marcas do Tempo” foram premiados em concursos literários, incluindo o Cabeça de Prata do Minas Tênis Clube e o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes.
SERVIÇO
Circulação do espetáculo teatral “Marcas do Tempo, de Maria Célia Nunes, em 2025
Primeira apresentação:
Data: 01 de abril, às 15h – Centro Cultural Padre Eustáquio – Rua Jacutinga, 550 – Pe. Eustáquio
Classificação: acima de 14 anos
*Espetáculo gratuito, com intérprete de Libras
Apresentações no mês de abril
Data: 6 de abril, às 19h – Teatro Raul Belém Machado – Rua Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo
Data: 10 de abril, às 19h – Centro Cultural Vila Santa Rita – Rua Ana Rafael dos Santos, 149- Santa Rita
Apresentações no mês de maio
Data: 3 de maio, às 9h30- Centro Cultural Liberalino Alves – Rua Formiga, 140, Lagoinha
Data: 15 de maio, às 19h – Centro de Referência das Juventudes – CRJ – Rua Guaicurus, 50, Centro
Data: 22 de maio, às 15h – Centro de Referência da Pessoa Idosa – Rua Perdizes, 336, Caiçara