Foto: Zuca
O espetáculo Movimento de Escuta, da companhia de dança Cia. SOM, do Rio de Janeiro, terá temporada em Belo Horizonte de 23 a 27 de setembro, dentro da Mostra CRDançaBH, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio do Centro de Referência da Dança e do Circuito Municipal de Cultura. As apresentações acontecem no Teatro Raul Belém Machado e no Teatro Marília, com ingressos gratuitos disponíveis no site Sympla ou retirados presencialmente uma hora antes de cada sessão.
A montagem é dirigida por Clara Kutner e reúne cinco bailarinos surdos: Alef Felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo. O projeto mistura dança contemporânea, funk, passinho e SLAM, utilizando também recursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como parte da cena. A produção é patrocinada pela Vale.
A obra foi destaque na Mostra Surda de Teatro do Festival de Teatro de Curitiba e chega a Belo Horizonte com uma programação que inclui, além das apresentações, oficina gratuita, bate-papo performático e exibição de filmes.
No dia 24 de setembro, às 19h, no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC), acontece a oficina “Dança com Libras e vibração”, conduzida por Clara Kutner e pelos bailarinos da Cia. SOM. A atividade propõe exercícios de dança contemporânea, funk, percepção rítmica, Visual Vernacular e improvisação em Libras. As inscrições estão abertas por meio de formulário online.
No dia 26 de setembro, às 21h, no Teatro Marília, será realizado o bate-papo performático “A Arte Quebra Tabu”, com a participação dos artistas Brisa Marques, Uyan Vilela e Roberta Pessoa. A atividade acontece após a apresentação do espetáculo e terá entrada gratuita.
A programação em Belo Horizonte também inclui exibições audiovisuais. No dia 27 de setembro, às 19h, no Teatro Marília, o público poderá assistir ao curta “Mouco: um quase documentário sobre outras audições”, de Uyan Vilela, e ao oitavo episódio da série “JÁ!”, de Clara Kutner. As sessões têm entrada gratuita mediante retirada antecipada de ingressos no Sympla ou na bilheteria.
SERVIÇO
“MOVIMENTO DE ESCUTA”
De 23 a 27 de setembro
Os espetáculos são gratuitos. Retirada de ingressos no site Sympla
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado
Rua Leonil Prata, S/N – Alípio de Melo
Teatro Marília
Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural – NUFAC
Av. dos Andradas, 367 – Centro, Belo Horizonte
Programação
23/09 – Teatro Raul Belém Machado
14:30 – Espetáculo
20:00 – Espetáculo
24/09 – Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural
19:00 – Oficina “Dança com Libras e vibração”
Os interessados em participar precisam preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/Nggn2m8wzsRY2Bb8A
Vagas preenchidas por ordem de inscrição. No total, são 30 vagas. ATENÇÃO: 50% das vagas são destinadas para pessoas surdas.
25/09 – Teatro Marília
9:00 – Espetáculo
14:30 – Espetáculo
26/09 – Teatro Marília
14:30 – Espetáculo
20:00 – Espetáculo
21:00 Bate papo performático “Arte Quebra Tabu”
27/09 – Teatro Marília
10:00 – Espetáculo
27/09 – Teatro Marília
19:00 – Exibição dos curta metragen“Mouco”, de Uyan Vilela, e do episódio oito da série
“JÁ”, de Clara Kutner
20:00 – Espetáculo