Home TeatroEspetáculo AZEDO estreia no Galpão Cine Horto em setembro e aborda a violência do racismo

Espetáculo AZEDO estreia no Galpão Cine Horto em setembro e aborda a violência do racismo

by Paloma Morais

Foto: Pedro Milagres

De 19 a 28 de setembro de 2025, o Galpão Cine Horto – Teatro Wanda Fernandes, em Belo Horizonte, recebe a temporada do espetáculo AZEDO, criação de Arthur Rogério, com atuação de Arthur Rogério e Matheus Cunha e direção de Andréa Rodrigues. A peça foi vencedora do Cena-Espetáculo no Festival Cenas Curtas 2024 e estreia agora em formato de longa duração, com apoio do Centro Cultural Galpão Cine Horto.

O espetáculo AZEDO nasceu a partir da experiência pessoal de Arthur Rogério em 2019, quando foi impedido de entrar no CEFART (Centro de Formação Artística e Tecnológica), onde estudava. Esse episódio reforçou como espaços de arte ainda reproduzem práticas de exclusão e violência contra corpos negros. Em 2020, a experiência originou a pesquisa que deu vida à montagem, unindo elementos do grotesco, do bufonesco, do body horror e do afro surrealismo no contexto do teatro contemporâneo.

A trama acompanha Azedo, personagem que cresceu no circo sob a figura de um domador que representava pai, deus e dono. Após um incêndio que destrói o picadeiro e marca sua vida, ele insiste em apresentar seu grande número e alcançar o sonho de ser reconhecido como artista. Preso em sua própria mente, transita entre humor e horror, expondo marcas da opressão cotidiana.

Em cena, o espetáculo não oferece catarse, mas provoca incômodo e reflexão, colocando o público diante da violência estrutural do racismo e da forma como ela atravessa o corpo negro. A temporada reforça a importância de discutir essas questões no teatro em Belo Horizonte, ampliando a presença de narrativas negras na programação cultural da cidade.

Criado em 2008, o Cena-Espetáculo é um projeto do Galpão Cine Horto que incentiva a criação teatral em Belo Horizonte. A iniciativa apoia trabalhos apresentados em formato de cenas curtas, oferecendo condições para que se transformem em espetáculos de longa duração.

SINOPSE: O único mundo que Azedo conhece é o circo, o domador é sua referência de pai, deus, dono. Seu mundo ruiu em um incêndio, seu pai se foi, seu deus segue e seu dono deixou marcas eternas. Apesar de tudo ele segue tentando apresentar seu grande número e se tornar o maior artista já visto. Respeitável público com vocês…

Temporada de estreia:
Galpão Cine Horto – Teatro Wanda Fernandes
19 a 28 de setembro de 2025 | qui a sáb, 20h | dom, 19h

Casa Circo Gamarra
17 a 19 de outubro de 2025 | sex a dom, 20h

Ingressos: R$20 (inteira) | R$10 (meia)

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.