Foto: Jhenifer Sabino
O espetáculo “Eldorado” retorna aos palcos de Belo Horizonte de 30 de janeiro a 9 de fevereiro no Teatro da Biblioteca Pública de Minas Gerais, como parte da 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A montagem reflete sobre o impacto da Ditadura Militar, o racismo e a homofobia, trazendo questões sociais relevantes para o público.
Com dramaturgia de Fábio da Mata e Rony Camargo, e direção de Rony Camargo, “Eldorado” é ambientado no Cabaré Eldorado, um refúgio boêmio onde memórias e lutas sociais se entrelaçam. A história segue um coronel do DOPS que entra no cabaré para investigar um artista, em um contexto de repressão e resistência. A peça aborda temas como liberdade, masculinidade e a opressão de grupos sociais marginalizados, dando destaque à vivência de personagens como Angel, uma mulher negra e trans, e suas companheiras Dette e Grace.
A trilha sonora de Renato Enoch inclui uma interpretação inédita da canção “Navio”, que se torna o tema central do espetáculo. Em algumas sessões, participações especiais de artistas como Wagner Café, Nega Jackie e o próprio Renato Enoch ampliam a experiência cultural da obra.
SINOPSE:
A montagem conta a história de um militar do Dops que entra em um Cabaré para investigar uma artista travesti. Com beijos, com medos, com pesos, mas sem pesar, o forte Capitão que finge ser, Eduardo, vive uma noite de paixão e amor com Angel, o astro maior do misterioso Cabaré Eldorado, performando a potência e a sublimidade de um corpo preto, Angel e suas irmãs de/da vida ao refúgio boêmio da sociedade alternativa de BH em plena ditadura militar.
SERVIÇO:
📍 Local: Teatro da Biblioteca Pública de Minas Gerais – Praça da Liberdade
📅 Data: 30 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025
⏰ Horários: De quinta a domingo – quinta: 20h | sexta e sábado: 21h | domingo: 19h
🎟️ Ingressos: R$25 – Disponíveis pela Campanha de Popularização do Teatro e da Dança nos postos Sinparc ou no site