Foto: Gilberto Goulart
A Ananda Cia. de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo “Bambo” com sessões gratuitas a partir de 12 de agosto, às 19h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte. A montagem circula também por outras quatro regionais da cidade: Venda Nova (14 de agosto), Barreiro (16 de agosto), Leste (16 de agosto) e Pampulha (17 de agosto).
Com direção de Anamaria Fernandes e Heleno Carneiro, a obra propõe uma reflexão sobre a construção de identidade de gênero, diversidade e liberdade por meio da dança contemporânea. No elenco estão os dançarinos Luana Magalhães e Samuel Carvalho, e o músico Karim Angelo. A estrutura cênica, inspirada na peça “See-Saw” da artista Simone Forti, apresenta elementos de instabilidade e transformação, abordando movimentos corporais e relações em constante mudança.
A montagem propõe uma investigação sobre os impactos de normas sociais na formação da identidade LGBTQIA+ e na experiência da diversidade de gênero. A escolha do nome “Bambo” está relacionada à instabilidade dos espaços de liberdade dentro de contextos de opressão e controle. Dados da Opinion Box de 2023, divulgados em reportagem da plataforma UOL, mostram que 65% das pessoas LGBTQIA+ relataram medo de demonstrações públicas de afeto devido à violência. A pesquisa também aponta que muitos evitam determinados espaços para se proteger de agressões físicas e verbais.
O espetáculo é destinado a todos os públicos e acontece em locais abertos, acessíveis e descentralizados. A proposta é ampliar o acesso à arte e promover debates sobre liberdade individual, respeito e diversidade.
A Ananda Cia. de Dança Contemporânea foi fundada em 2017 como projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais e, desde então, atua de forma independente. A companhia realiza espetáculos, oficinas, formações e produções audiovisuais com foco em acessibilidade, diversidade e democratização cultural. A atuação se dá principalmente em comunidades com menor acesso a políticas culturais, promovendo ações voltadas à arte contemporânea e inclusão social.
Ficha Técnica
Direção: Anamaria Fernandes e Heleno Carneiro/ Assistência de direção: Duna Dias/ Dramaturgia: Anamaria Fernandes/ Artistas da Dança: Luana Magalhães e Samuel Carvalho/ Trilha Sonora: Karim Angelo/ Entrevistas e captação de áudio – crianças: Duna Dias/ Design de Produto: Francisco Moreira Caneschi/ Orientação de Design: Glaucinei Rodrigues/ Consultoria da estrutura: Lourenço Martins Marques/ Confecção de peças: BM Serralheria (Bruno e José Moreira)/ Preparação Corporal: Beatriz Nobel, Lourenço Martins Marques, Renata Fernandes e Styvens Mafi/ Produção Executiva: Samuel Carvalho/ Produção Artística: Duna Dias e Samuel Carvalho/ Assistência de Produção: Eduardo Henrique/ Figurinista: Nazca Dias/ Costureira (cena varal): Maria Geralda de Carvalho/ Maquiagem: Nazca Dias/ Design Gráfico: Tiago Macedo/ Registro fotográfico e vídeo: Gilberto Goulart/ Mídias sociais: Vitor Drumond/ Assessoria de Imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro/ Contabilidade: Marcos Queiroz/ Audiodescrição: Vias Acessíveis/ Intérprete de Libras: Luana Sales/ Descrição de Imagens: Samuel Carvalho
Serviço
“Bambo” – Ananda Cia. de Dança Contemporânea
Estreia: 12 de agosto (terça), às 19h
Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em frente ao Teatro Francisco Nunes, dentro da programação do Terça da Dança – Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro – BH (MG)
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
14 de agosto (quinta), às 10h
Centro Cultural Venda Nova – Rua José Ferreira Santos, 184, Jardim dos Comerciários, BH (MG)
Acessibilidade: Libras
16 de agosto (sábado), às 10h
Praça Cristo Rei – Avenida Afonso Vaz de Melo, s/n, Barreiro, BH (MG)
Acessibilidade: Libras
16 de agosto (sábado), às 16h
Praça Duque de Caxias – Santa Tereza, BH (MG)
Acessibilidade: Libras
17 de agosto (domingo), às 10h
Parque Lagoa do Nado – Portaria 2 – Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, BH
Acessibilidade: Libras
Todos os dias de espetáculos têm entrada gratuita.