Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

Eu sou uma amante de Beagá e essa paixão não é apenas bairrismo mas um processo de reconhecimento dos valores que as pessoas moradoras e nativas entregam à cidade, seja através de seus empreendimentos, iniciativas culturais, artísticas, e nas boas conversas e trocas à mesa de um bar ou restaurante.

Em 2019, a capital mineira foi reconhecida internacionalmente com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco, junto com as cidades de Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ). Eu já sabia que a nossa comida e hospitalidade era boa demais da conta e não à toa nos orgulhamos em dizer que somos a capital dos botecos.

Mas o que me levou a construir essa lista é o apagamento comum em todo país sobre a contribuição de afrodescendentes que empreendem nessa área e, principalmente, pela ausência de posicionamento de muitos estabelecimentos quanto a causa antirracista no Mês da Consciência Negra (20 de novembro), consequentemente, resultando na falta de acolhimento de pessoas negras intencionalmente em seus espaços, cada vez mais buscando uma persona que não se parece em nada comigo ou com a maioria da população brasileira (cerca de 57% da população se identifica como negra), ainda que à frente de vários desses empreendimentos a mão de obra seja de pessoas pretas.

Decidi criar uma lista colaborativa no meu perfil no instagram @sulatheodoro e @cervejeiraaa, para receber informações de estabelecimentos gastronômicos que tivessem proprietários ou sócios negros. Em parceria com o PulaBH compartilho essa lista para você que deseja praticar antirracismo ou afro centrar economicamente na hora de comer e reunir os amigos.

Essa lista é para todas as pessoas que valorizam o empreendedorismo, que sabem que a Consciência Racial é fundamental para que a nossa economia cresça de maneira intencional e equânime!

Se você que chegou até aqui saboreei essa experiência ciente que esse é um ato político de construção de uma Beagá e de um país cada vez mais inclusivo e próspero.

Bares e Restaurantes para visitar:

Alaíde Botequim: @alaide.botequim
Contato: (31) 97102-1933

Armazém do Campo BH: @armazemdocampobh
Alimentos saudáveis frutos da luta pela terra.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 2136 – Barro Preto
Dia e horário de funcionamento: Segunda a sexta 9h às 21h. Sábado 9h a 13h
Delivery: Sim
Contato: (31) 99244-5378
Site: https://armazemdocampo.com.br/

B2B Afro Pub: @b2b.afropubbh
O AfroPub é um espaço aberto a todes, com mesas na rua, sem restrição de idade ou cobrança de entrada ou couvert. Eles acreditam que o mais importante é dar acesso a beleza da nossa cultura preta a todos sem distinção de classe social, credo, raça, gênero  ou idade! Conheça a casa da cultura Afro de BH e que também tem os melhores chopes, drinks e hambúrguers artesanais que você poderá experimentar na vida! Seja bem-vinde ao Back to Black Afro Pub 🍻
Endereço: Av. do Contorno, 2170 – Floresta
Dia e horário de funcionamento: Terça, quarta, quinta e domingo das 17h às 23h | Sexta e sábado das 17h às 01h
Delivery: Sim
Telefone de contato: (31) 9209-0547

Belka Quintal Botequeiro: @belkaqb e @jessica.belmiro
O Belka Quintal Botequeiro, foi fundado em 2020, e tem como objetivo unir música de qualidade e comidas de boteco (raiz) de uma maneira particular, em um espaço aconchegante e familiar! Eles unem Drinks autorais, tira-gostos tradicionais como Torresmo com mandioca, Maçã de Peito e as invenções da casa como o Pastel fora da Casca e o Bolinho de Jiló com queijo meia cura, pernil e requeijão de raspa. A casa possui uma diversidade musical tradicional da região que é o Samba ao Jazz, blues, bossa nova, mpb e samba rock!

O funcionamento acontece aos finais de semana com a Sexta Intimista, Sábado com Samba no Belka e domingo com Brasilidades.

Jéssica Belmiro é idealizadora do projeto, junto com os pais,  tinha o sonho ter um bar que unisse música boa , cerveja gelada, ótimos tira gostos e drinks diferenciados.

A família sempre gostou de música e de comemorações, e quando veio o interesse em culinária e Drinks, a Jéssica começou a busca de locais para começar o seu sonho, depois de muitos anos de busca, veio à surpresa desse quintal em um dos bairros mais frequentados pela família! Inicialmente o quintal possuía apenas árvores e matagal, mas com o desejo e visão foi transformado em um quintal lindo e acolhedor. O nome foi desenvolvido através do sobrenome dos proprietários e com o nome de um ex-sócio e ainda amigo da família.

Endereço: Rua Joaquim Gouveia, 361 Bairro São Paulo – Região Nordeste de Belo Horizonte
Dia e horário de funcionamento: Quinta e Sexta: 19 às 01h, Sábado e Domingo: 13 hrs as 19 h
Precisa fazer reserva: Sim
Preço médio por pessoa: (pode ser categorizado de $ até $$$$)
$ a $$
Delivery canais: Não
Contato: (31) 98834-6839
Valor do couvert: varia conforme a atração.
Forma de pagamento: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, pix, qrcode
OBS: O quintal é discreto, não possui placa de referência na rua , apenas a numeração!

LIFT Bar: @liftbarbh e @saimonbessa
Bar com foco em cervejas locais, eventualmente com cervejas convidadas de fora do estado. Eles possuem cervejas próprias (@cervejalift) e o atendimento tem o objetivo de ser acessível para geral, de iniciados à iniciantes no mundo das cervejas especiais, com ambiente descontraído, desburocratizado, anti machista, anti racista, inclusivo e humanizado. O cardápio tem burgers autorais, onde rola desde o blend da carne até os molhos, além de petiscos para trazer memórias afetivas das praias frequentadas pela mineirada!

Saimon Bessa é Relações Públicas de formação, trabalhou em diversas áreas da Comunicação, em empresas como Rádio 98Fm, Fiat e Petrobras, tendo rodado o país de Norte a Sul nessa função. Há 8 anos se dedica exclusivamente ao mercado Craft (artesanal), passando por setores de distribuição, representação e vendas no varejo. Sommelier de Cervejas formado pela Escola Mineira de Sommelieria (@e.m.sommelieria), é um dos responsáveis pela receita da Fruit Beer mais premiada do Brasil, a Berry Splash, plantador de lúpulo na Serra do Espinhaço e sócio do LIFT Bar.

Ano de fundação: 7/04/2018
Endereço: Vitório Marçola, 203 – Anchieta
Dia e horário de funcionamento: terça a sexta das 17:00 às 23:00. Sábado e domingo das 14:00 às 23:00
Precisa fazer reserva: não
Preço médio por pessoa: $$$
Delivery: sim. Ifood
Contato: (31) 99375-1125

Quintal Divina Luz: @quintaldivinaluz
Endereço: Rua Maria Aparecida, 375 – São Marcos 
Dia e horário de funcionamento: Todo domingo Samba a partir das 17:30
Delivery: Não
Telefone de contato: (31) 99154-4195


3 Pretos Bar: @trespreto_bhar
Samba de responsa no coração de BH. Lugar de gente feliz!
Endereço: Av. Pedro II, 3608 – Caiçara/ Monsenhor Messias
Contato: (31) 8530-9597

2Black Beer: @2blackbeer
O bar está localizado debaixo do Viaduto Santa Teresa, um verdadeiro corredor cultural no centro de Belo Horizonte.
Desde a abertura o espaço vem realizando diversos eventos culturais gratuitos, recebendo um público pra lá de especial. Trabalham com chopes artesanais e espetinhos

Idealizado por Thiago André dos Santos, 38 anos, negro, Mestre cervejeiro e sommelier em cervejas.

Em março de 2019, do sonho de abrir um negócio próprio, nasceu o 2Black Beer, um espaço voltado para o fortalecimento da representatividade preta e também para a inclusão cervejeira. O projeto culminou na abertura de um bar livre, que reúne arte, cultura, esporte e cerveja boa por preço justo. 

Endereço: Em frente a pista de skate do Viaduto Santa Teresa.
Funciona de terça a sábado
Contato: (31) 98524-7068

Borandá: @borandabh e @ojeffa

Borandá – Pastéis e garapas é muito mais do que pastel, Borandá é uma experiência gastronômica que pode te fazer viajar no tempo. O cardápio é sazonal pra evitar o desperdício de alimentos e conseguir um preço justo. 

O sócio, Jefferson Wilson (Jeffa) tem 11 anos de cozinha é muito amor em forma de comida.

Dentre os pastéis mais pedidos, rolam: Carne de lata com geleia de jabuticaba, Rabada com maionese de agrião, Frango com quiabo, Ragu de linguiça com bechamel de canastra e Pudim de leite condensado.

Ano de fundação: 2019
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742, segundo andar, Mercado Novo – Centro 
Dia e horário de funcionamento: Quarta a sexta de 16:00 as 00:00, Sábado de 12:00 as 00:00, Domingo de 12:00 as 17:00
Precisa fazer reserva: não 
Preço médio por pessoa: $$$
Delivery: Sim
Contato: 319911294382

Manda K Nega : @mandaknega
“cumida, bibida i u qui + pricizá!”

Stanley Albano nasceu em João Monlevade e mora em Belo Horizonte desde 2014. Como jovem negro LGBTQIA+, viu que precisaria conquistar sua liberdade. Aos 9 anos começou trabalhando na capina e, desde então, já trabalhou em açougue, loja, telemarketing, padaria e restaurante…  Há dois anos decidiu empreender e transformou o quintal da sua casa na MandakNega, espaço gastronômico e de resistência, que oferece experiências através da culinária, performances e eventos culturais.

Ano de fundação: 2019
Endereço: Apenas pela DM do instagram | Região da cidade: Leste
Dia e horário de funcionamento: Sexta, sábado e domingo
Precisa fazer reserva: sim, via instagram e whatsapp
Preço médio por pessoa: $$
Contato: (31) 99310-9402
Descrição do negócio: Quintal de casa na região leste pra você se sentir em casa. Com petiscos, drinks, cerveja, muitas plantas, arte e música boa!

Delivery, Chefs e Prestação de Serviço em A&B:

Cervejaria Lokira: @cervejarialokira e @flavinhared
Cervejaria de BH criada no final de 2019, produzida, criada e comandada por mulheres que produzem o famoso líquido mágico das deusas. Criaram uma mitologia propia pra falar e tratar de várias questões dentro do mercado cervejeiro.

Mineira, Ana Flávia, gastrônoma, sommelier de cervejas de 24 anos é a mais nova empresária no ramo de bebidas em Belo Horizonte e atualmente é empreendedora no ramo cervejeiro junto com sua sócia Flaviana. Seu amor pelo ramo cervejeiro e a vontade de mudar o mundo deram início a Lokira, uma cervejaria criada e composta por mulheres, que criaram o líquido magico das deusas.

Para a Ana é mais que uma cervejaria, “A Lokira vem trazendo conhecimentos no e para meio cervejeiro. “ Não é só sobre vender cerveja mas sim sobre o empreendedorismo feminino, sobre conquistas, e sobre uma cultura.

Ano de fundação: 2019
Tem restaurante físico? Não. Somos uma cervejaria de produção cigana e estamos em vários bares de BH. Para acompanhar basta seguir o Instagram que por lá, são divulgados os pontos de vendas.
Delivery canais: Instagram de cervejaria, ifood e goomer. 
Contato: (31) 99639-7973

Empório Basílico: @emporiobasilicobh 
Chefs: @ellengastro84 e @dusreis 
Criado por Ellen Cristine e Igor Gabriel. “Compartilhamos a vida a dois, a casa e uma grande paixão: a Gastronomia. Da nossa cozinha para a sua, levamos amor em forma de comida, combinando técnica, simplicidade e ingredientes de qualidade para deixar a nossa personalidade impressa no sabor de cada produto. Ingredientes selecionados, ervas aromáticas direto da nossa horta, respeito ao produto . Tudo isso você encontra aqui e o resultado não poderia ser diferente, pães artesanais, antepastos perfeitos, massas frescas todos os dias. Vem com a gente desvendar todos os sabores do Basílico 🖤”

Ano de fundação: junho de 2020 
Região da cidade: nordeste bairro São Gabriel 
Horário de funcionamento: Encomendas de segunda a quinta-feira.  Entregas sempre às sextas-feiras. 
Precisa fazer reserva: trabalhamos por encomenda e delivery próprio. 
Preço médio; $$ $$$
Delivery canais; goomer, entrega própria .
Contato: (31) 99767-2684

Compartilhar:

contributor