Home Oportunidades PBH abre cadastro para propostas artísticas nos espaços culturais públicos

PBH abre cadastro para propostas artísticas nos espaços culturais públicos

by Paloma Morais

Foto: Performance Ana Beatriz Baêta

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, abriu inscrições para o cadastro de propostas artístico-culturais que integrarão a programação dos Centros Culturais Municipais, Bibliotecas Públicas Municipais e do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. O cadastramento está disponível até 28 de março e deve ser realizado por meio da plataforma Mapa Cultural BH: mapaculturalbh.pbh.gov.br.

Quem pode participar?

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana. As propostas devem abranger áreas como música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, leitura e escrita, culturas populares e tradicionais, culturas urbanas, multilinguagens e atividades para o público infantil.

Categorias de inscrição

As propostas podem ser submetidas nas seguintes categorias: oficinas, palestras, espetáculos, cenas curtas, leitura dramática de roteiro, performances, ensaios abertos, pintura mural, graffiti, exposições, projeções, exibição de filmes autorais, projeção mapeada, vídeo-instalação, vídeo-performance, saraus, slam, narração de histórias, intervenções, trabalhos artesanais, cortejos, dança, DJ, MCs, cultura hip-hop, skate, parkour, funk, videoclipes, palhaçaria e outras manifestações artísticas.

Seleção das propostas

A seleção será realizada por uma comissão composta por membros da sociedade civil e do poder público. As propostas escolhidas integrarão três projetos principais:

  • Territórios Criativos: incentivo ao protagonismo de artistas locais;
  • Promoção da Leitura: atividades voltadas à leitura, escrita e literatura;
  • Cultura Popular e Tradicional: valorização da memória e dos saberes de mestres e mestras da cultura popular.

Não serão aceitas propostas de cunho político-partidário, apologia ao crime ou que promovam qualquer forma de preconceito. As propostas selecionadas receberão um cachê de R$ 700,00. Para mestres e mestras da cultura popular reconhecidos pelo município, o valor será de R$ 1.000,00.

Cada proponente pode inscrever múltiplas propostas, desde que distintas entre si e alinhadas às diretrizes dos projetos. O cadastramento não garante seleção automática.

Espaços culturais envolvidos

Os Centros Culturais Municipais, administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, promovem formação, fomento, difusão cultural e valorização do patrimônio e memória local. Muitos desses centros surgiram por demanda da comunidade via Orçamento Participativo e atendem também à Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A rede de Bibliotecas Públicas Municipais, coordenada pela Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE-FMC), conta com 22 unidades e promove a formação de multiplicadores da leitura. As bibliotecas estão localizadas nos Centros Culturais, no Museu da Moda, Cine Santa Tereza, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, Escola Livre de Artes Arena da Cultura e Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado atua no registro e promoção da cultura popular e tradicional. O espaço conta com biblioteca, oficinas, exposições e espetáculos, funcionando de terça a sábado, das 9h às 17h, e no primeiro domingo de cada mês, no mesmo horário.

Serviço Cadastro de propostas artístico-culturais

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.