Abril promete com muita coisa boa por aí, e no Sesc Palladium não será diferente! A Mostra Corpos Elétricos abre a programação de cinema do espaço em abril. Serão exibidos os filmes Corpo Elétrico, dirigido por Marcelo Caetano; Divinas Divas, de Leandra Leal; Tangerine, de Sean S. Baker; e Uma mulher fantástica, de Sebastián Lelio, obras que abordam a transformação dos corpos e a ressignificação dos sujeitos. Atravessadas pela passagem do tempo, pelas dificuldades nas relações interpessoais e da própria construção subjetiva, as personagens lidam com a rigidez no campo do trabalho, as expectativas amorosas e o reconhecimento social.
As exibições ocorrem no Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro) e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão. O espaço é sujeito a lotação.
Veja as datas, horários e sinopses dos filmes da Mostra Corpos Elétricos:
Dias 13 de abril | 20h
Corpo Elétrico – BRA – 2016
Direção: Marcelo Caetano
Duração: 94 min.
Classificação: 16 anos
Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
Dia 14 de abril | 18h
Divinas Divas – BRA – 2016
Direção: Leandra Leal
Duração: 110 min.
Classificação: 14 anos
Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
Dia 12 de abril | 20h
Uma mulher fantástica – CHI/ALE/ESP/EUA – 2017
Direção: Sebastián Lelio
Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos
Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
BEM-VINDO AO REFUGISTÃO
Ainda dentro da programação de cinema de abril, o Cine Sesc Palladium recebe, no dia 11, a jornalista francesa Anne Poiret, para a exibição de seu documentário Bienvenue au Réfugistan (Bem-vindo ao Refugistão), sobre como se organizam os principais campos de refugiados do mundo.
O filme, legendado, será exibido às 20h, seguido de um debate com a diretora. A classificação é 16 anos.
A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. O espaço é sujeito a lotação. O evento é uma parceria da Aliança Francesa Belo Horizonte com o Sesc Palladium.
Vencedora do Prix Albert Londres, o principal prêmio do jornalismo francês, em 2007 por Muttur: um crime contra o humanitário (França 5), a escritora e jornalista francesa Anne Poiret produz documentários há 15 anos: Meu País Fabrica Armas (France 5), Síria: Missão Impossível (ARTE), Sudão do Sul: fábrica de um Estado (ARTE), Namíbia: O Genocídio do Segundo Reich (França 5). Anne Poiret também colabora com diferentes publicações. No Oriente Médio, África ou Ásia, ela está particularmente interessada nas áreas cinzentas do período do pós-guerra. Reconstruir Mossul, gravado ao longo do ano de 2018, será transmitido em breve pelo canal ARTE.
CULTURAS POPULARES
Este mês, o Cine Sesc Palladium também se rende às culturas populares e traz uma mostra de filmes que apresentam várias expressões culturais brasileiras, tanto em suas dimensões mais tradicionais como nos tensionamentos e deslocamentos propostos atualmente. Tudo isso na Mostra Culturas Populares, que tem entrada gratuita e ficará em cartaz de 16 a 27 de abril. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes das sessões e o espaço é sujeito a lotação.
O resgate e a inovação sob o olhar de cineastas de diversas gerações, agrupados em três eixos temáticos: Religiosidade, Território e cultura e Estéticas Populares. Além de uma tarde de sábado voltada para as crianças com uma seleção de alguns dos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros de animação produzida entre 2007 e 2009.
A mostra integra a programação do Eixo Culturas Populares, que norteia a programação do Sesc Palladium no primeiro semestre de 2019.
Abaixo, as datas, horários e sinopses dos filmes da Mostra Culturas Populares:
Religiosidade I
Dias 16, 20 e 24 de abril | 20h
A Ordem dos Penitentes
documentário – 16 minutos
O curta, de Petrus Cariry, registra a permanência no Nordeste brasileiro de antigas práticas religiosas, que incluem a autoflagelação.
Os imaginários
documentário – 9 minutos
O curta documenta o trabalho dos artesãos santeiros de Juazeiro do Norte/CE, entre os quais o conhecido Mestre Noza e o gravador popular Walderedo Gonçalves. O filme mostra a técnica utilizada pelo gravador na talha de uma matriz de sua série de xilogravuras dedicadas ao Apocalipse, e discute a adaptação do artista tradicional às exigências do mercado de turistas e a dissociação entre sua consciência e o significado real da obra a que se dedica.
Vitalino/Lampião
documentário – 9 minutos
Dentre os artesãos do bairro do Nordeste, o mais famoso, sem dúvida, foi Mestre Vitalino. Sua herança artística foi transmitida para toda a família. O filme se fixa na arte do mestre, pelas mãos de seu filho, desde o instante em que pega o baro até quando o transforma em uma imagem detalhada de Lampião, o rei do Cangaço, com todos os ícones de sua história.
Visão de Juazeiro
documentário – 19 minutos
Em 1969, a cidade de Juazeiro do Norte/CE, inaugurava uma grande estátua de concreto para homenagear seu morador mais conhecido e adorado: o Padre Cícero Romão Batista. No feriado de Finados daquele mesmo ano, o diretor filmaria a romaria e a devoção, o comércio e a política em torno da figura e da imagem do Padre Cícero.
Frei Damião: trombetas dos aflitos, martelo dos hereges
documentário – 20 minutos
Paraíba, 1969. O frade franciscano Frei Damião chega à cidade de Taperoá para uma de suas costumeiras missões sertanejas. Analisando o comportamento do povo, a literatura oral sobre os milagres, as pessoas que julgam ter alcançado curas e comparando e discutindo essas impressões como o próprio frade, o filme apresenta um caráter antropológico ao documentar uma interessante faceta do Nordeste místico.
Religiosidade II
Dias 17 e 25 de abril | 20h
O caldeirão de Santa Cruz do Deserto
documentário – 75 minutos
No longa-metragem, o cineasta Rosemberg Cariry resgata a história do movimento religioso liberado pelo beato José Lourenço, destruído, em 1936, por tropas de soldados e bombardeio aéreo, deixando o saldo de mais de mil camponeses mortos. Consciente de que a memória dos vencidos é feita de fragmentos, o realizador junta as poucas imagens existentes do acontecimento a depoimentos de sobreviventes e manifestações da cultura popular da religião, para aceitar a dimensão política, além de religiosa, dessa experiência de socialismo católico primitivo.
Território e cultura I
Dias 21 e 26 de abril | domingo, às 18h; e sexta-feira, às 20h
Samba da Quadra
Mesmo não ostentando mais a vitalidade dos velhos tempos, o samba caipira paulista sobrevive na cidade de Quadra, a 154Km de São Paulo, na casa de João do Ditão, líder de um dos únicos grupos remanescentes no estado.
A Marvada Carne
ficção – 80 minutos
Nhô Quim (Adilson Barros) perambula com seu cachorro pelo interior paulista sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula (Fernanda Torres), que mora numa aldeia e reza todos os dias para Santo Antônio pedindo um marido. Para fisgar Quim ela o engana dizendo que seu pai, Nhô Totó (Dionísio Azevedo), possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas. O filme é uma homenagem ao universo cultural caipira, vista aqui num embate com a cultura da cidade. Adaptação de uma peça teatral de Alfredo Soffredini, o filme também recorre à mitologia brasileira ao colocar em cena figuras como o Saci e o Curupira. Com nove Kikitos no festival de Gramado, em 1984, é uma das comédias mais divertidas do moderno cinema brasileiro.
Território e cultura II
Dias 23 e 27 de abril | 20h
Floreados do repique
documentário – 21 minutos
Os territórios sonoros do Rio de Janeiro durante o Carnaval. A mistura do samba com o hip-hop. Filmado em Super 8 e vídeo digital.
Saga do Guerreiro Aluminoso
ficção – 79 minutos
Em Aroeiras, pequena cidade do interior do Nordeste, vive Genésio, um velho viúvo e sem filhos, que preenche sua solidão com goles de cachaça. No local, o povo vive oprimido por seus líderes: latifundiários ligados às lideranças políticas e religiosas. Enquanto a maioria enxerga a liberdade através da conscientização política, Genésio coloca suas apostas em uma figura mítica do cangaço.
Estéticas Populares
Dia 18 de abril | 20h
Hermeto Campeão
documentário – 35 minutos
Hermeto Pascoal é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e o seu testemunho sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Hermeto toca com os sapos e compõe com as abelhas. Os componentes do conjunto falam sobre a experiência de trabalhar com Hermeto.
Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século
documentário – 48 minutos
Retrato estético do cantor e compositor Tom Zé.
Irmão Aniceto – no rastro do camaleão
documentário – 21 minutos
Procurando revelar a magia com que criam e executam sua arte, o documentário segue o rastro dos irmãos Aniceto, artistas-agricultores do Crato/CE, e adentra seu universo poético e sonoro de camaleões que mimetizam a natureza, o cotidiano e a própria chegada do cinema a suas vidas.
Culturas Populares – Animações para Crianças
Dia 27 de abril | 17h
Entre contos de fadas brasileiros, histórias divertidas de heróis do sertão, fábulas engraçadas e delicadas aventuras nas cidades, as crianças podem viajar pela diversidade estética, poética e musical de nosso país. Torna-se irresistível para qualquer um mergulhar nessas histórias curtas, repletas de brasilidade inspiração para os pequenos.
Calango Lengo – morte e vida sem vê água
Dayane e Zé Firo
Josué e o pé de macaxeira
Um lugar comum
Maco Jack
Ornithophonia
Josenildo
Mestre Vitalino e Nós no barro
A princesa e o Violinista
De ovos e guarda-chuvas
SERVIÇO
Mostra Corpos Elétricos
Data: 4 a 14 de abril de 2019 (conforme programação)
Horário: conforme programação
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões. Espaço sujeito a lotação.
Classificação: conforme programação
Bem-vindo ao Refugistão | documentário seguido de debate com a diretora e jornalista Anne Poiret
Data: 11 de abril de 2019
Horário: a partir das 20h
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. Espaço sujeito a lotação
Classificação: 16 anos
Mostra Culturas Populares
Data: 16 a 27 de abril de 2019
Horário: conforme programação
Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão. Espaço sujeito a lotação
Classificação: conforme programação