Informações de Contato


BELO HORIZONTE, MG

Estamos disponíveis Ligue agora.

Foto: Fachada Casa Fiat de Cultura _Credito: Studio Cerri


Casa Fiat de Cultura é um dos principais espaços de cultura de Belo Horizonte e sempre apresenta uma programação que incentiva o público a interagir com diversos movimentos artísticos e linguagens, desde a arte clássica até a digital e contemporânea. Já são 13 anos de programação diversificada, com música, palestras, residência artística e o Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 2,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 400 mil participaram de suas atividades educativas.

Entre 2006 e 2020, a Casa Fiat de Cultura apresentou 60 exposições, onde exibiu mais de 2 mil obras de arte, além de nove itinerantes, que contemplaram cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires.

Não conhece ainda o espaço? Fique por dentro da programação do mês de março:

Exposições

SAGOMA
até 15/mar | virtual
Paisagens naturais e artificiais são retratadas e ressignificadas em obras pictóricas e instalações que prezam pela representação dos contornos das inspirações. A escolha do título da exposição “SAGOMA”, de Henrique Detomi, reflete o significado da palavra italiana “silhueta”, que, para o artista, reproduz de forma subjetiva e conceitual os lugares onde sua contemplação e sua observação inspiraram as peças produzidas. As obras revelam a sua visão sobre a interação entre o homem e a natureza e a forma como ele ocupa os espaços, com foco no desenho natural da vegetação e do relevo. Serão oferecidas visitas virtuais mediadas (videoconferência) às quintas-feiras, com inscrições pela Sympla. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail [email protected]


INsignificâncias
23/mar a 9/mai | virtual
Cones de trânsito, postes de luz, emaranhados de fios. Elementos presentes no dia a dia das cidades muitas vezes são despercebidos e se tornam invisíveis para as pessoas. Se de um lado eles podem ser considerados coadjuvantes, ao mesmo tempo eles são carregados de uma potência e uma importância para a construção da identidade urbana. O trabalho da artista plástica Carol Peso resgata esses elementos, que ganham destaque em suas obras com recortes únicos e cores fortes, em uma construção subjetiva de imagens fotográficas. Na exposição virtual “INsignificâncias”, o público encontrará uma seleção de 16 pinturas em tinta acrílica sobre tela, que convidam à atribuição de novos significados e olhares para esses cenários urbanos.
Bate-papos ao vivo

Inauguração | INsignificâncias
23/mar | 19h | videoconferência
O bate-papo com a artista plástica Carol Peso marca a abertura da exposição “INsignificâncias” na Piccola Galleria, que poderá ser visitada virtualmente. Serão apresentadas as obras que fazem parte da mostra, e a artista revelará sua pesquisa estética, que aborda a relação entre memória e espacialidade. Dentro do processo criativo de Carol, destaque para as fotografias de referência que ela utiliza para criar suas pinturas. A artista ressalta que as fotos atuam como uma ferramenta de trabalho — não foram capturadas como fim em si mesmas — e muitas trazem a precariedade dessa condição. São reveladoras dessa relação entre espacialidade, memória e identidade, que guia a sua pesquisa. Para saber mais detalhes e curiosidades da exposição, participe do bate-papo. Inscrições gratuitas pela Sympla. 

Encontros com o Patrimônio | Mulheres Artistas: uma reflexão sobre a autoria feminina na História da Arte
28/mar | das 11h às 12h30 | videoconferência
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Encontros com o Patrimônio refletirá sobre a presença de mulheres artistas na Europa, entre os séculos XVII e XIX, como Artemísia Gentileschi e Berthe Morisot, que traduzem a luta das mulheres para exercerem a profissão de artistas e se inserirem no sistema de arte, até então dominado pelos homens. A professora Rita Lages Rodrigues (EBA/UFMG), convidada desta edição, apresentará um panorama sobre a expressiva participação feminina nas artes visuais no Brasil, a partir do século XX, pontuando nomes como Tarsila do Amaral e Lygia Clark. Inscrições gratuitas pela Sympla.Retrato de Tarsila do Amaral, 1925
Minicursos e Ateliês

Minicurso Teórico | Introdução à Arte Contemporânea: história, conceitos e artistas
11, 18, 25/mar | YouTube
O objetivo do minicurso é apresentar a trajetória da arte contemporânea, abordando os principais artistas e movimentos do início do séc. XX até os dias atuais, com ênfase no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os conceitos ready-made, reprodutibilidade, efemeridade da obra de arte, arte e mercado, happening, instalação, performance e engajamento serão discutidos a partir de grandes obras, como “A Fonte”, de Marcel Duchamp (1917), “Latas de Sopa Campbell”, de Andy Warhol (1962), “Movimento Fluxus 4’33’’”, de John Cage (1952) e o “Livro de Carne”, de Artur Barrio (1978-1979). O curso será dividido em três vídeos que apresentarão respectivamente: a história, os conceitos básicos e os artistas e obras. Acompanhe no YouTube.Imagem: Latas de Sopa Campbell, Andy Warhol (1962) 

Ateliê Aberto | Inspirações de Minas – Arraiolo, da tradição à arte
19/mar | stories
A tapeçaria arraiola faz o caminho comum a muitas tradições de Minas Gerais: chega com imigrantes e se incorpora de tal forma que passa a ser parte da cultura e identidade do estado. Nascida na região do Alentejo em Portugal, em Arraiolos, chega ao Brasil pelas mãos dos portugueses no séc. XVII e, em algumas regiões, como Diamantina e Campo das Vertentes, se torna fonte de renda de famílias. O conhecimento dessa técnica é transmitido de geração em geração. Em comemoração aos 300 anos do estado, convidamos o público a produzir composições livres para criar uma peça artística de inspiração contemporânea com o ponto arraiolo, ressaltando a valorização dessa tradição da tapeçaria que se tornou também mineira. Acompanhe nos stories do Instagram e do Facebook.
Materiais para download gratuito

Caderno Educativo | Arte Contemporânea: uma introdução para a sala de aula
16/mar | site
O Espaço da Professora e do Professor da Casa Fiat de Cultura ganha um novo material didático: o caderno sobre Arte Contemporânea. Será apresentada uma introdução histórica e conceitual da Arte Contemporânea com diferentes referências de grandes nomes e obras ícones. O material traz propostas de atividades e vivências a serem desenvolvidas nas salas de aula, presencial ou virtualmente, como reprodução/releitura de práticas e obras, realização de performances e construções coletivas de instalações. Dessa forma, o tema poderá ser apresentado para alunos de diferentes idades e formações. Download gratuito no site. Imagem: Roda de Bicicleta, Marcel Duchamp (1913)

Compartilhar:

Paloma Morais

administrator