Foto: Reprodução/Facebook CURA
CURA – Circuito Urbano de Arte é o primeiro festival de empenas de Belo Horizonte. Propondo a realização de pinturas em grande formato nas empenas de seis edifícios da região central de BH, o festival acontece entre os dias 26 de julho a 06 de agosto de 2017. Cobrindo de cores a linha do horizonte, vem transformar a paisagem da cidade. As laterais cegas dos edifícios serão pintadas por artistas locais, artistas de outros estados e artistas internacionais. A feitura dos trabalhos poderá ser acompanhada ao vivo pelo público em um mirante ao ar livre situado na rua Sapucaí.
O Festival Circuito Urbano de Arte (CURA), vai criar o primeiro mirante de arte a céu aberto de Belo Horizonte e começa nesta quarta-feira, 26 de julho, a partir de 15h, com intervenções nas laterais cegas de quatro prédios que chegam a 50 metros de altura e 37 metros de largura. Para o projeto foram convidados os belo-horizontinos, Thiago Mazza e Priscila Amoni, a dupla Acidum Project, de Fortaleza, formada pelos Tereza Dequinta e Robézio Marqs e a artista espanhola, Marina Capdevilla.
Nesta quinta-feira, 27 de julho, a partir de 19h, na Benfeitoria, no bairro Floresta, acontecerá uma roda de conversa sobre a história do graffiti na capital. Os convidados para o bate-papo são Roger Dee, Deborah Pennachin , Alan Pires e DMS, com mediação do artista Binho Barreto. Ao longo do dia também será realizado o Spray & Agulha, um flashtattoo especial com tatuadores grafiteiros: Hyper, Bruna Olira, Tereza Dequinta e Maizena.
Na sexta-feira, 28 de julho, Criola é a convidada do Festival Circuito Urbano de Arte (CURA). A artista, que faz parte da nova geração do graffiti brasileiro, representa na sua arte a autoestima e o empoderamento da mulher negra. Seu trabalho poderá ser conferido a partir de 13h, no muro externo da Benfeitoria, no bairro Floresta. Para agitar ainda mais o CURA, a partir de 18h, o DJ Guto Borges, traz um set especial dançante com destaque para nova cena mineira.
Exposição Onesto – Paralelo as intervenções na rua Sapucaí e nos edifícios do Centro, acontece na Real Vandal, no Edifício Maleta, às 19h, abertura da Exposição “Pequenos Delitos” , do pintor, escultor e artista multimídia, Alex Hornest. O artista, que em seus graffitis é conhecido por ONESTO, apresenta nesta mostra pequenos desenhos realizados com canetas esferográficas, no qual o tema são ações nada corriqueiras em meio ao cotidiano das grandes cidades.
No sábado, 29 de julho, às 16h, na Benfeitoria, tem roda de conversa, “Graffiti no feminino” e para debater o tema foram convidadas as principais artistas de arte urbana de Minas Gerais, Raquel “Bolinho”, as integrantes da crew Minas de Minas e Clara Valente. As artistas junto com a pesquisadora Luiza Academia e a produtora cultural, Janaína Macruz, vão discutir o lugar da mulher na cena da streetart no mundo e como essas questões refletem sobre as dificuldades enfrentadas no graffiti
Após o bate-papo, a DJ Luisa Lóes, apresenta em seus sets misturas de funk com rap, pão com durex, bpm alto com bpm baixo e combinação de ritmos diversos. A partir de 21h, acontece o “Queimão fotográfico”, do Erro 99, que tem como objetivo discutir a efervescente fotografia brasileira, para isso, as fotos inscritas no evento são leiloadas. Além disso, as que não forem vendidas são queimadas e o comprador pode escolher se quer queimar a foto.
Todas as atividades tem entrada gratuita.
Veja a programação completa:
☛ 26/07 (quarta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 19h às 20h30h – Cine garagem
Graffitti: Nos muros recortados, de Aloysio Raulino (1994). 15’’
Style Wars, de Tony Silver (1983). 1’09’’
– 20h30 às 22h – Roda de conversa com Ewerton Belico/Vasto Mundo e Thiago Monge/Família de Rua
☛ 27/07 (quinta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 13h às 00h – Spray & Agulha: Flashtattoo especial tatuadores grafiteiros: Hyper // Bruna Olira // Tereza Dequinta // Maizena
– 19h às 21 – Roda de conversa: A história do graffiti em BH
Com Roger Dee, Debora Penacchin, Alan Pires e Davi De Melo Santos – DMS.
Mediação: Binho Barreto
☛ 28/07 (sexta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 13h às 19h – Pintura ao vivo com Criola
– 18h às 00h – Hora feliz com Dj Guto Borges
>> Real Vandal (Edifício Maleta)
– 19h – Abertura Exposição “Pequenos Delitos” de Alex Hornest (SP)
☛ 29/07 (sábado)
>> Rua Sapucai
– 12h às 22h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 16h às 18h – Roda de conversa: Graffiti no feminino. Com Maria Raquel Bolinho, Luiza Viana, Minas de Minas e Clara Valente. Mediação: Janaína Macruz
– 18h às 21 – DJ Loes
– 21h às 23h – Duelo de Rimagens Erro99
☛ 30/07 (domingo)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
☛ 31/07 (segunda-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
☛ 01/08 (terça-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
☛ 02/08 (quarta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 19h às 20h30 – Muralismo: da tradição latino americana aos dias de hoje, com Manu Grossi
– 20h30 às 23h – Dj Fael
☛ 03/08 (quinta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 19h às 21h – Roda de conversa: Cidade e arte urbana, múltiplos olhares. Com João Goma , Alex Hornest (SP) e Michele Arroyo (IEPHA)
Mediação: Joanna A. Ladeira (A real da rua)
– 21h às 00h – Bicimanas Sounds
☛ 04/08 (sexta-feira)
>> Rua Sapucaí
– 15h às 19h – Mirante CURA
>> Benfeitoria
– 20h às 00h – Hora feliz com projeção do Vj Homem Gaiola + Dj Jones
☛ 05/08 (sábado)
>> Rua Sapucaí
– 9h às 17h – Pintura ao vivo com Minas de Minas Crew no muro do metrô
– 12h às 22h – Mirante CURA
– 14h às 17h – Pedalada Circuito Urbano de Arte do Centro de BH
>> Benfeitoria
– 13h às 20h – FLUXO – Galeria Urbana
☛ 06/08 (domingo)
>> Rua Sapucaí
– 13h às 22h – Festa de encerramento do CURA
– Confronto Urbano/ Duelo de TAG’S
– Spin Force Crew
– DJ Pat Manoeseese
– Dj Roger Dee
– Palomita DJ
>> Benfeitoria
– 13h às 20h – FLUXO Galeria Urbana