Foto: divulgação
No dia 20 de julho, sábado, o Instituto Hahaha abre a exposição “A Arte do Encontro”, que traz duas mostras inspiradas na trajetória do grupo: uma fotográfica, sob o olhar da fotógrafa Carol Reis, e outra de artes plásticas, composta por 10 obras artísticas, e realiza o lançamento do Livro “Viva – Minha História Virou Arte”, resultado do projeto homônimo, que propõe o registro de 32 histórias do processo criativo do espetáculo Viva!, escrito pelos quatro artistas Daniela Rosa, Francis Severino, Daniela Perucci e Juliene Lelis que atuaram na montagem e pelo dramaturgo Nereu Afonso da Silva (SP) e direção de Raquel de Castro. O evento faz parte da programação em comemoração aos 12 anos do Instituto Hahaha.
Com mais de 20 anos de experiência na fotografia, a artista Carol Reis acompanha o trabalho do Instituto Hahaha de perto, desde a fundação, em 2012. A proposta é revisitar a trajetória do grupo a partir de uma seleção de 30 imagens inéditas que representam momentos poéticos da atuação dos palhaços nos hospitais. Composta por 10 trabalhos realizados pelos artistas plásticos mineiros e residentes em Minas Gerais, Ângela Andrade, Anna Bheatriz, Gustavo Martins, Isabella Proença, Maíra Paiva, Mateus Moreira, Rebeca Amaral, Tamires da Mata, Washington da Selva, Yanaki Herrera, a exposição apresenta obras artísticas que celebram o potencial de transformação da arte da palhaçaria nos hospitais. Aquarela, Guache, Nanquim, Acrílica sobre papel, bordado em tecido, colagem e muitas outras técnicas revelam momentos marcantes na trajetória do Hahaha.
O público poderá visitar a exposição às terças e sextas-feiras, das 13h às 17h, até o dia 28 de setembro, sem a necessidade de agendamento prévio. A mostra também está aberta a alunos das escolas da Rede Pública de Ensino, por meio de visitas agendadas pelo link: https://forms.gle/qMJ484oJbXyGakmKA
Livro “Viva – Minha História Virou Arte”
Resultado do projeto homônimo, a obra propõe o registro do processo criativo da peça Viva!, escrita pelos artistas que atuaram na montagem e pelo dramaturgo Nereu Afonso da Silva (SP), com direção de Raquel de Castro. Entre o documental e a fantasia circense, “Viva!” aborda, em cena, os desafios do envelhecimento a partir de relatos reais de três palhaças e um palhaço do Instituto Hahaha (Francis Severino, Daniela Perucci, Daniela Rosa e Juliene Lellis) sobre suas vivências junto a moradores e moradoras de Instituições de Longa Permanência para Idosos de BH.
Outras ações do aniversário de 12 anos
As comemorações dos 12 anos do Instituto Hahaha seguem até o mês de novembro, com programação multilinguagens, inspirada na trajetória do grupo em sua sede. Entre as atividades, está a abertura da Clínica Hahaha, em que pessoas de todas as idades terão a oportunidade de entrar em contato com os recursos artísticos utilizados pelos palhaços durante os atendimentos aos hospitais. Os encontros serão coletivos, com cerca de três horas de duração, e os visitantes terão acesso a jogos cênicos, jogos de palhaçaria, brincadeiras, músicas, trabalho corporal, dança, meditação e conversas. As visitas à Clínica Hahaha acontecerão 1 vez por mês, com entrada franca, mediante agendamento pelo link https://forms.gle/TYMa1sPnq2GQmPTQ8.
O Cine Santa Tereza receberá, no dia 18.08, domingo, às 16h30, a estreia e exibição do documentário “Rir é resistir”, dirigido por Nathália Perdigão e Alex Queiroz, que traz a trajetória de atuação do Hahaha nos hospitais e ambientes em que a arte da palhaçaria se faz necessária. “Escutar os depoimentos de cada paciente, desde as crianças às pessoas idosas e seus acompanhantes, com suas histórias de vida e o marco desse encontro transformador com o Hahaha, marca a memória da Organização e comprova, que mesmo com todos os desafios para manter a continuidade das ações e a busca por ampliar a arte e cultura para mais pessoas privadas desse direito de acesso, vale a pena. Afinal, Rir é Resistir!”, comenta Gyuliana Duarte.
No dia 23.8, sexta, às 20h, acontecerá o Cabaré Hahaha. Os palhaços e palhaças do Instituto Hahaha elaboraram pequenos números que serão apresentados ao público. A partir de suas poéticas, bobagens e inadequações, os artistas vão entregar a plateia um cardápio de atrações composto por shows musicais, receitas de bolo, garçons e garçonetes atrapalhados, mestre de cerimônias e a menor banda do mundo.
SERVIÇO
Instituto Hahaha celebra 12 anos
Programação de agosto a novembro de 2024 – GRATUITA
Sede do Instituto Hahaha (Rua Estrela do Sul, 126 – Santa Tereza)
Exposição A Arte do Encontro (julho a setembro)
Mostra Fotográfica de Carol Reis + Mostra de obras plásticas e visuais (Ângela Andrade, Anna Bheatriz, Gustavo Martins, Isabella Proença, Maíra Paiva, Mateus Moreira, Rebeca Amaral, Tamires da Mata, Washington da Selva, Yanaki Herrera)
Abertura 20/07, sábado – 19h
Horário de visitação: 20/07 a 28/09 – terças e sexta-feiras – 13h às 17h
Visitas agendadas à Casa do Palhaço com escolas da Rede Pública de Ensino devem fazer o cadastro no link: https://forms.gle/qMJ484oJbXyGakmKA
Lançamento do livro “Viva – Minha história virou arte”
20/07, sábado, 19h
Clínica Hahaha (agosto a novembro)
10/08, sábado, – 10h às 12h – oficina para crianças e adolescentes e seus cuidadores/familiares. 12/09, quinta – 15h às 17h – oficina voltada para pessoas idosas (café, corpo e palhaçaria)
8/10, terça – 19h às 22h. oficina voltada para adultos – brincadeiras de crianças.
12/11, terça – 19h às 22h – oficina voltada para mulheres pretas.
Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/TYMa1sPnq2GQmPTQ8
Documentário
Estreia e exibição no Cine Santa Tereza
18.08, domingo – 16h30 (sujeito à lotação)
23/08 – Cabaré
sábado, às 20h