Home ExposiçõesGRATUITO – Exposição: Rito do Amor Selvagem [situação; acidente]

GRATUITO – Exposição: Rito do Amor Selvagem [situação; acidente]

by Paloma Morais

Foto: GAL

A exposição individual “Rito do Amor Selvagem”, do artista Ricardo Burgarelli está disponível para visitação no Museu Mineiro. Com curadoria e texto crítico de Maria Angélica Melendi, a mostra apresenta obras produzidas nos últimos cinco anos, incluindo desenhos, impressões, objetos e vídeos. A proposta combina esses elementos em uma montagem de caráter instalativo.

O espaço expositivo será transformado em um ambiente que remete a um relato fragmentado e polifônico, inspirado na tese de doutorado de Ricardo Burgarelli, defendida em 2022, intitulada Rito do Amor Selvagem: Uma Polifonia Dialética Desarmônica. A pesquisa acadêmica e as obras da mostra exploram as relações entre “situação” e “acidente”, elementos que funcionam como catalisadores estéticos e narrativos. Essas dinâmicas evocam memórias políticas e sociais, articulando improviso e agenciamento em um diálogo visual e sensorial.

A influência do artista José Agrippino de Paula (1937-2007) está presente na exposição, especialmente no entendimento do conceito de “rito de trabalho” que orienta as criações de Burgarelli. A mostra convida o público a refletir sobre as tensões entre ordem e improviso, memória e contemporaneidade.


Sobre Ricardo Burgarelli

Ricardo Burgarelli é artista e pesquisador residente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Doutor em Artes pelo PPGArtes da UFMG (2022), com Mestrado em Artes e Tecnologia da Imagem (2016) e Graduação em Artes Visuais pela mesma instituição (2012), Burgarelli é professor substituto de Gravura na Escola de Belas Artes da UFMG. Sua prática artística transita por diferentes mídias, como desenho, escrita, impressão, objetos, videografia, fotografia e sonoplastia, integrando esses elementos em instalações que propõem relatos fragmentários e dialéticos.

Suas exposições individuais e coletivas incluem instituições como o Centro Cultural São Paulo (SP), Palácio das Artes (BH), Paço das Artes (SP), Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (DF) e Museu Memorial Minas Gerais (BH). Entre as residências artísticas que participou estão a Bolsa Pampulha (2013/2014), J.A.C.A (2014) e o projeto Circunvizinhança no ESPAI (2019).

Burgarelli recebeu prêmios importantes, como o Honra ao Mérito Arte e Patrimônio (2013) pelo Iphan, o Prêmio Aquisição no Situações Brasília (2012) e o Prêmio Camelo de Artes Visuais (2013). Suas obras estão em acervos institucionais, incluindo o Museu de Arte da Pampulha, Museu Nacional de Brasília, Museu Victor Meirelles e Coleção de Livros de Artista da UFMG. Em 2021, foi premiado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais por meio da Lei Aldir Blanc.


SERVIÇO:

  • Exposição: “Rito do Amor Selvagem”
  • Artista: Ricardo Burgarelli
  • Visitação: até 26 de janeiro de 2025
  • Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Centro
  • Obras: Desenhos, impressões, objetos e vídeos
  • Entrada: Gratuita

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.