Home ExposiçõesExposição sobre a história da capoeira em Belo Horizonte é inaugurada

Exposição sobre a história da capoeira em Belo Horizonte é inaugurada

by Paloma Morais

Foto: Orlando e Robson em pé, César na ponte e Paulo Castanha no au batido, usando abadá branco.

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, inaugura no dia 10 de maio, sábado, a exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte – Anos 60, 70, 80”. A mostra acontece no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e apresenta um panorama da trajetória da capoeira na capital mineira, com foco nas décadas de 1960 a 1980. A entrada é gratuita e o público pode visitar a mostra de terça a sábado, das 9h às 18h.

A exposição reúne documentos históricos, fotografias, vídeos, áudios, objetos e vestimentas relacionados à prática da capoeira, reconhecida como expressão da cultura afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial. A curadoria é assinada pela pesquisadora Josemeire Alves Pereira, em colaboração com os mestres capoeiristas Mestre 90 (Rudiney Ribeiro Carias), Mestre Boca (Walter Ernesto Ude Marques) e Mestre Pelota (Carlos Alberto de Souza).

Dividida em três núcleos, a exposição propõe uma leitura histórica da capoeira em Belo Horizonte. O primeiro, “Ancestralidades Africanas em Curral Del Rei/Belo Horizonte”, apresenta mapas, registros e documentos que destacam a presença africana na antiga região do Curral Del Rei, atual capital mineira. O conteúdo evidencia a contribuição das populações afrodescendentes na formação da cidade.

O segundo núcleo, “Primórdios da Capoeira em Belo Horizonte: anos 1960, 1970 e 1980”, exibe itens do acervo pessoal de mestres da capoeira, como fotografias, instrumentos musicais, reportagens e indumentárias. Há também objetos cedidos por Mestre 90, reconhecido por seu trabalho de preservação de materiais históricos relacionados à prática.

O terceiro e último núcleo, “Futuros Ancestrais da Capoeira em Belo Horizonte”, exibe um documentário com depoimentos de mestres e mestras sobre a trajetória da capoeira na cidade. O espaço também destaca a Lei Capoeira nas Escolas (Lei nº 11.750/2024), que estabelece a prática como conteúdo pedagógico obrigatório na rede municipal de ensino, abordando a história e a cultura afro-brasileira na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

A exposição aborda o contexto histórico da criminalização da capoeira no Brasil, desde o século XIX, e sua posterior valorização como prática cultural. Segundo registros, até 1890 a capoeira era considerada crime pelo Código Penal, com penas que variavam de prisão a castigos físicos. A legalização só ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas, após articulações de mestres capoeiristas.

A mostra também relembra o processo de ocupação do espaço urbano por praticantes da capoeira em Belo Horizonte nas décadas de 1970 e 1980, com rodas nas praças públicas e a fundação das primeiras escolas de capoeira na cidade.

Reconhecida em 2008 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e, em 2014, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a capoeira é hoje considerada uma ferramenta pedagógica e símbolo da resistência cultural afro-brasileira. Os mestres envolvidos na exposição destacam a importância da vivência e da experiência prática para a compreensão desse saber ancestral.

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Criado em 2014, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado é um espaço público voltado à valorização da cultura popular e tradicional. A unidade integra a política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte e oferece biblioteca, oficinas, espetáculos e exposições. Funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e no primeiro domingo do mês, das 9h às 17h.

SERVIÇO
A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar inaugura a exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte – Anos 60,70,80”
Início: 10 de maio, sábado
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h 
Centro de Referência de Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP – Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Mais informações: https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/.

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.