Home Exposições Exposição sobre a história da capoeira em Belo Horizonte é inaugurada

Exposição sobre a história da capoeira em Belo Horizonte é inaugurada

by Paloma Morais

Foto: Orlando e Robson em pé, César na ponte e Paulo Castanha no au batido, usando abadá branco.

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, inaugura no dia 10 de maio, sábado, a exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte – Anos 60, 70, 80”. A mostra acontece no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e apresenta um panorama da trajetória da capoeira na capital mineira, com foco nas décadas de 1960 a 1980. A entrada é gratuita e o público pode visitar a mostra de terça a sábado, das 9h às 18h.

A exposição reúne documentos históricos, fotografias, vídeos, áudios, objetos e vestimentas relacionados à prática da capoeira, reconhecida como expressão da cultura afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial. A curadoria é assinada pela pesquisadora Josemeire Alves Pereira, em colaboração com os mestres capoeiristas Mestre 90 (Rudiney Ribeiro Carias), Mestre Boca (Walter Ernesto Ude Marques) e Mestre Pelota (Carlos Alberto de Souza).

Dividida em três núcleos, a exposição propõe uma leitura histórica da capoeira em Belo Horizonte. O primeiro, “Ancestralidades Africanas em Curral Del Rei/Belo Horizonte”, apresenta mapas, registros e documentos que destacam a presença africana na antiga região do Curral Del Rei, atual capital mineira. O conteúdo evidencia a contribuição das populações afrodescendentes na formação da cidade.

O segundo núcleo, “Primórdios da Capoeira em Belo Horizonte: anos 1960, 1970 e 1980”, exibe itens do acervo pessoal de mestres da capoeira, como fotografias, instrumentos musicais, reportagens e indumentárias. Há também objetos cedidos por Mestre 90, reconhecido por seu trabalho de preservação de materiais históricos relacionados à prática.

O terceiro e último núcleo, “Futuros Ancestrais da Capoeira em Belo Horizonte”, exibe um documentário com depoimentos de mestres e mestras sobre a trajetória da capoeira na cidade. O espaço também destaca a Lei Capoeira nas Escolas (Lei nº 11.750/2024), que estabelece a prática como conteúdo pedagógico obrigatório na rede municipal de ensino, abordando a história e a cultura afro-brasileira na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

A exposição aborda o contexto histórico da criminalização da capoeira no Brasil, desde o século XIX, e sua posterior valorização como prática cultural. Segundo registros, até 1890 a capoeira era considerada crime pelo Código Penal, com penas que variavam de prisão a castigos físicos. A legalização só ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas, após articulações de mestres capoeiristas.

A mostra também relembra o processo de ocupação do espaço urbano por praticantes da capoeira em Belo Horizonte nas décadas de 1970 e 1980, com rodas nas praças públicas e a fundação das primeiras escolas de capoeira na cidade.

Reconhecida em 2008 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e, em 2014, como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a capoeira é hoje considerada uma ferramenta pedagógica e símbolo da resistência cultural afro-brasileira. Os mestres envolvidos na exposição destacam a importância da vivência e da experiência prática para a compreensão desse saber ancestral.

Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado

Criado em 2014, o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado é um espaço público voltado à valorização da cultura popular e tradicional. A unidade integra a política cultural da Prefeitura de Belo Horizonte e oferece biblioteca, oficinas, espetáculos e exposições. Funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e no primeiro domingo do mês, das 9h às 17h.

SERVIÇO
A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar inaugura a exposição “O Jogo da Liberdade: a capoeira em Belo Horizonte – Anos 60,70,80”
Início: 10 de maio, sábado
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 18h 
Centro de Referência de Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado – CRCP – Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã
Mais informações: https://mapaculturalbh.pbh.gov.br/.

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.