Foto: Pablo Bernardo
A cantora, compositora e instrumentista Irene Bertachini realiza duas apresentações gratuitas do musical “Caracol” em Belo Horizonte. O espetáculo cênico-musical terá sessões no dia 26 de abril, na Funarte MG, e em 17 de maio, no Parque Lagoa do Nado. A artista divide a cena com Sidarta Riani, Jéssica Pierina, Cici Floresta e André Oliveira.
O musical, com direção de Eugênio Tadeu e cenário de Raí Bento, foi criado de forma colaborativa e tem como inspiração o universo infantil. A narrativa apresenta as aventuras de um caracol em busca de sua casa, combinando poesia, música infantil, teatro, e brincadeiras. A trilha sonora original transita entre referências afro-brasileiras e latinas.
Como parte do projeto de circulação, apoiado pela Funarte MG, patrocinado pela MGS e realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o musical será acompanhado por uma série de lançamentos musicais nas plataformas Spotify, YouTube e Apple Music.
Álbum “Caracol” será lançado em formato digital
O EP “Caracol” chega às plataformas de música ainda no primeiro semestre. O álbum traz seis faixas autorais, entremeadas por falas do espetáculo, com participações especiais de Júlia Tizumba, Lilian Amaral, Lenna Bahule, Rapha Salles e Edimilson Pereira. As músicas também ganharão videoclipes e visualizers, com direção de Jackson Abacatu e ilustrações da artista Amma, vencedora do Prêmio Jabuti.
As faixas foram gravadas no estúdio do Cabelin, com produção musical de André Oliveira. O lançamento inclui os singles “Olha essa casinha” (20 de abril), “Flep Flep” (2 de maio) e “Corredeira do Tempo” (10 de maio).
Detalhes das canções do EP
- “Olha essa casinha”: Com arranjos de Aline Gonçalves, a música apresenta um olhar lúdico sobre objetos cotidianos que se transformam em possíveis casas para o caracol. A faixa conta com vocais de Jessica Pierina, Sidarta Riani e Lilian Amaral.
- “Flep Flep”: Composição de Lenna Bahule, Irene Bertachini e Lilian Amaral, com arranjos eletrônicos e percussivos. A música retrata um momento do caracol dentro de uma mochila, explorando novos objetos e situações.
- “Corredeira do Tempo”: Com a participação de Júlia Tizumba, a faixa aborda a busca interior do caracol, com arranjos que utilizam instrumentos como viola, caixa de folia e patangome.
Sobre o espetáculo “Caracol”
Voltado ao público infantil e famílias, o espetáculo propõe uma experiência interativa e sensorial, abordando temas como identidade, proteção e pertencimento por meio da metáfora do caracol. A dramaturgia foi construída coletivamente por Irene Bertachini, Sidarta Riani, Lilian Amaral e Eugênio Tadeu, com textos do poeta Edimilson Pereira, autor de livros como “Reizinho do Congo” e “Poemas para ler com as mãos”.
A trilha sonora inclui composições de artistas brasileiros e latino-americanos, como Luis Pescetti, Marta Gomez e integrantes do grupo Canticuénticos, além de canções autorais criadas para o espetáculo.
A produção conta ainda com colaboração da atriz circense Adriana Morales, iluminação de Flávia Mafra, figurinos de Manuela Rebouças e cenário de Raí Bento (Grupo Giramundo).
Sobre Irene Bertachini
Irene Bertachini é cantora, flautista e compositora de Belo Horizonte. Atua também como educadora musical e possui trajetória com foco em cultura popular, música para crianças e produções autorais. Já se apresentou em diversos estados brasileiros e em países como México, França, Alemanha e Portugal. É integrante do grupo Urucum na Cara e idealizadora do projeto A.N.A.. Tem em seu repertório álbuns como “Irene preta, Irene boa”, “Revoada” e “Lili canta o mundo”.
SERVIÇO:
Apresentações presenciais gratuitas do musical “Caracol”
- Data: 26 de abril (sábado), às 16h
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro – BH
Ingresso: gratuito, com retirada antecipada pelo Sympla - Data: 17 de maio (sábado), às 16h
Local: Tenda do Casarão – Parque Lagoa do Nado
Endereço: Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã – BH
Ingresso: gratuito, livre para todos os públicos
Duração do espetáculo: 50 minutos
Lançamentos de singles nas plataformas digitais
- 20 de abril (domingo) – “Olha essa casinha”
- 2 de maio (sexta-feira) – “Flep Flep”
- 10 de maio (sábado) – “Corredeira do Tempo”
- +info: @irenebertachini | @ireneparacriancas