Home EventosGRATUITO – Festival “Mulheres Encenadoras em rede”

GRATUITO – Festival “Mulheres Encenadoras em rede”

by Paloma Morais

Foto: Isto também passará – Casa Frida por Thaís Mallon

Com o objetivo de dar protagonismo às mulheres no campo da encenação e questionar sua invisibilidade ao longo da história das artes cênicas brasileiras, o “Festival Mulheres Encenadoras em Rede” traz, em sua segunda edição, uma programação composta por espetáculos nacionais e locais, residência artística, oficinas e rodas de conversa, que ocupam cinco espaços da capital mineira.

Nesta edição, ampliada para o formato de festival, o público tem acesso a quatro espetáculos, residência artística com a atriz e encenadora Grace Passô, rodas de conversa, duas oficinas – sendo uma voltada para encenadoras mães  -, e atividades para crianças também no sentido de possibilitar rede de apoio às participantes. A programação é totalmente gratuita e acontece na Casa de Candongas (Cachoeirinha), no Galpão Cine Horto (Horto), no Espaço Aberto Pierrot Lunar, na ZAP 18 (Nova Serrano), e no Centro Cultural Venda Nova

Veja a programação:

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
30 de maio a 02 de junho, quinta a domingo
“Residência Artística com Grace Passô – Partilha de Pensamentos sobre o teatro de hoje”
10h às 13h
Local: Casa de Candongas – Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte
Total de vagas: 25 vagas
Inscrições gratuitas até o dia 23/05 com resultado no dia 27/05 divulgado no instagram @mulheresencenadoras.

OFICINAS
10, 17 e 18 de agosto, sábados e domingo, 9h às 13h
“Incubadora de Projetos de encenação para mães diretoras”
Coordenada pelas diretoras Raquel Castro e Kelly Crifer, a oficina pretende possibilitar a participação de diretoras e artistas interessadas na condução de processos criativos, principalmente mães, em uma ação de pesquisa e compartilhamento de ideias e conceitos de encenação. A partir dos projetos apresentados pelas participantes na oficina, serão realizados experimentos de cena e mini palestras performativas.

Local: Centro Cultural Venda Nova | Total de vagas: 25 | Inscrições gratuitas até o dia 26/05 com resultado no dia 28/05 divulgado no instagram @mulheresencenadoras.

“Infâncias: teatralidades no quintal”
Com o objetivo de facilitar a participação de mulheres mães no festival e possibilitar a integração das crianças nas ações do evento, o eixo “Infâncias: teatralidades no quintal” propõe a realização de uma oficina de teatro para as infâncias, com três encontros simultâneos aos encontros da oficina “Incubadora de Projetos para Mães Diretoras – 2ª edição”; além da presença de brincantes em todas as ações do eixo Diálogos Transversais (entrevista e rodas de conversa) buscando valorizar a cultura do brincar.

RODAS DE CONVERSA
01 de junho, sábado – Abertura
“Mulheres Encenadoras entrevistam Grace Passô”

Um bate-papo descontraído e performativo ao estilo “Roda Viva” entre as artistas do Coletivo Mulheres Encenadoras e a atriz, diretora, dramaturga e roteirista Grace Passô. Serão abordados assuntos como a trajetória da artista, suas produções no teatro e no cinema com foco na direção, além reflexões sobre a potência e os desafios da criação artística nos dias atuais.
Local: Casa de Candongas –  Av. Cachoeirinha, 2221 – Santa Cruz, Belo Horizonte
Horário: 16h
Entrada Gratuita mediante lotação do espaço.

13 de junho, quinta
“Diálogos sobre encenação: mulheres na condução de processos criativos”
Convidadas: Maria Clara Ferrer, Márcia Regina, Eli Nunes
Mediação: Júlia Camargos
Horário: 17h
Local: Gruta! – R. Pitangui, 3613c – Horto

16 de junho, domingo
Conversa de Boteco: Vida e Teatro, realidades e imaginários.
Convidada: Amora Tito [email protected]
Mediação: Michelle Sá
Horário: 17h
Local: Zap 18 – R. João Donada, 18 – Santa Terezinha

MOSTRA DE ESPETÁCULOS

12/06 e 13/06, quarta e quinta-feira – 19h30 – Galpão Cine Horto
ISTO TAMBÉM PASSARÁ, ANTES QUE EU MORRA (BRASÍLIA)
*Após o espetáculo será exibido mini DOC do processo com duração de vinte minutos
“Isto também passará, antes que eu morra” traz à cena quatro mulheres, seus conflitos, memórias, e a pluralidade do feminino que se remonta na troca com os espaços habitados pelo espetáculo e pela projeção de outras mulheres. Com dramaturgia expandida de linguagem contemporânea, o trabalho rompe as fronteiras entre o teatro, o cinema e a dança, apresentando histórias distintas que se encontram, se misturam e se refratam. Cria-se uma experiência única, um documentário de memórias e afetos do universo feminino construído a partir das vivências mais íntimas das atrizes em relação às suas mães projetadas em um varal de roupas. 90min | classificação indicativa 16 anos

Ficha Técnica
Direção Geral: Marcia Regina
Direção de Produção: Cristhian Cantarino
Elenco: Aila Beatriz, Déborah Alessandra, Luciana Matias, Luênia Guedes
Iluminação: Ana Quintas
Videomapping: Rebeca Benchouchan
Assistente de arte: Camila Torres
Duração: 1h30
Classificação Indicativa: 16 anos

14/06, sexta feira, às 20h – Espaço Aberto Pierrot Lunar
ESPETÁCULO POR VISÕES (MG)
Tomando Cassandra como metáfora, o espetáculo explora o formato e a dinâmica de enunciação de uma palestra composta de três experimentos. Apoiando-se na capacidade de elaboração e demonstração do pensamento pela fala e conduzindo os participantes a pensarem ao vivo, as atrizes/palestrantes tratam do valor da palavra nos dias atuais, da possibilidade de se dar crédito e/ou de se questionar o significado de confiar, discutindo as existências ameaçadas do amor; das diferenças; dos silêncios e pausas; da sensibilidade; do viver como terceira via entre matar e morrer, e a onipresença da guerra. Tecendo canto e fala, tramando movimento e projeção de imagens, a performance traz à tona a materialidade das palavras e desafia a relação presente com o espectador.
Duração: 55 minutos. Classificação: 14 anos.
*com intérprete de libras

15/06, sábado, às 20h – ZAP 18
ESPETÁCULO MEMORADA (MG)
Dentre os muitos fios de tempo que se entrelaçam para tecer histórias sobre esse chão, uma voz profetiza a febre da Terra que despertará memórias enterradas vivas. Até então apagadas, escondidas e abafadas, essas memórias ressurgem para conviver com as pessoas viventes do agora. Como de praxe, as forças contrárias tentam acuar e sufocar tudo aquilo que evoca outras dimensões de quem nós fomos, somos e seremos.
*com intérprete de libras

16/06 , domingo, às 19h  – ZAP 18
ESPETÁCULO ABISMO (MG)
Encontro em uma encruzilhada todas que EU sou, todas que EU fui, todas que EU serei. Quem sou EU agora?
*com intérprete de libras

You may also like

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.